Letramento estatístico: compreensão gráfica por meio de sequências didáticas interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Maia, Emivan da Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1159217187041302, https://orcid.org/0000-0003-3072-9321
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8160
Resumo: Em tempos contemporâneos, presencia-se a divulgação de grande quantidade de informações através de diversos meios de comunicação em massa, como, por exemplo: jornais, revistas, livros, rádio, televisão, cinema e internet. Deste modo, se faz relevante trabalhar, nas instituições educacionais, o desenvolvimento de habilidades como leitura, escrita e interpretação das informações dessas mídias, a ponto de ser feitas críticas e inferências sobre elas. Para o desenvolvimento dessas habilidades, é necessário que educadores proporcionem aulas mais atrativas que demonstre a importância do estudo com saberes matemáticos e estatísticos, objetivando um olhar mais crítico de seus alunos e a superação de um processo de ensino e aprendizagem mecânico e memorístico. Diante disso, objetivou-se compreender os níveis de letramento estatístico a partir da mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos solicitados em sequências didáticas interdisciplinares. Para isto, utilizou-se, como referencias teórico e metodológico, a Teoria das Situações Didáticas proposta por Guy Brousseau, a Engenharia Didática descrita por Michelè Artigue, os níveis de leitura gráfica baseados nas concepções de Curcio e o conceito de letramento estatístico proposto por Iddo Gal. Realizou-se três encontros por Webconferência utilizando o Google Meet com os quais desenvolveu-se uma sequência de atividades contemplando pesquisas, leituras e interpretações gráficas. A produção de dados ocorreu por meio de gravações de áudios de diálogos do pesquisador com os participantes no decorrer dos encontros. Os participantes foram alunos e professores egressos do curso de Letras, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Com o desenvolvimento da pesquisa, observou-se a mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos a partir da experimentação de fases adidáticas, análise de estratégias e erros; identificação de níveis de leitura gráfica; e competências e habilidades de letramento estatístico. Notou-se, também, a importância do letramento estatístico, mostrando-se uma ferramenta para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, promovendo uma educação crítica, qualificada e significativa, podendo conduzir metodologias que tenha o processo de ensino e aprendizagem fundamentado em ambientes científicos de investigação. Por consequência, os participantes se sentiram motivados a buscarem informações, adquirirem novas habilidades, mudarem comportamentos, experimentarem novas perspectivas, construírem conhecimentos de forma prazerosa por meio da interação, cooperação, criatividade e autonomia.
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Para o desenvolvimento dessas habilidades, é necessário que educadores proporcionem aulas mais atrativas que demonstre a importância do estudo com saberes matemáticos e estatísticos, objetivando um olhar mais crítico de seus alunos e a superação de um processo de ensino e aprendizagem mecânico e memorístico. Diante disso, objetivou-se compreender os níveis de letramento estatístico a partir da mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos solicitados em sequências didáticas interdisciplinares. Para isto, utilizou-se, como referencias teórico e metodológico, a Teoria das Situações Didáticas proposta por Guy Brousseau, a Engenharia Didática descrita por Michelè Artigue, os níveis de leitura gráfica baseados nas concepções de Curcio e o conceito de letramento estatístico proposto por Iddo Gal. Realizou-se três encontros por Webconferência utilizando o Google Meet com os quais desenvolveu-se uma sequência de atividades contemplando pesquisas, leituras e interpretações gráficas. A produção de dados ocorreu por meio de gravações de áudios de diálogos do pesquisador com os participantes no decorrer dos encontros. Os participantes foram alunos e professores egressos do curso de Letras, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Com o desenvolvimento da pesquisa, observou-se a mobilização de conhecimentos matemáticos e estatísticos a partir da experimentação de fases adidáticas, análise de estratégias e erros; identificação de níveis de leitura gráfica; e competências e habilidades de letramento estatístico. Notou-se, também, a importância do letramento estatístico, mostrando-se uma ferramenta para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, promovendo uma educação crítica, qualificada e significativa, podendo conduzir metodologias que tenha o processo de ensino e aprendizagem fundamentado em ambientes científicos de investigação. Por consequência, os participantes se sentiram motivados a buscarem informações, adquirirem novas habilidades, mudarem comportamentos, experimentarem novas perspectivas, construírem conhecimentos de forma prazerosa por meio da interação, cooperação, criatividade e autonomia.In contemporary times, we have witnessed the dissemination of a large amount of information through media, such as: newspapers, magazines, books, radio, television, cinema and the internet. Thus, it is relevant to work, in educational institutions, the development of skills such as reading, writing and interpreting information from these media, to the point that criticisms and inferences about them are made. For the development of these skills, it is necessary for educators to provide more attractive classes that demonstrate the importance of studying with mathematical and statistical knowledge, aiming at a more critical view of their students and overcoming a mechanical and memorable teaching and learning process. The aim of this study was to understand the levels of statistical literacy from the mobilization of mathematical and statistical knowledge requested in interdisciplinary didactic sequences. For this, the theoretical and methodological references used were the Theory of Didactic Situations proposed by Guy Brousseau, Didactic Engineering described by Michelè Artigue, the levels of graphic reading based on Curcio’s conceptions and the concept of statistical literacy proposed by Iddo Gal. Three web conferences were held using Google Meet with which a sequence of activities was developed, including research, readings and graphic interpretations. Data collection occurered through audio recordings of the researcher’s dialogues with the participants during the meetings. The participants were students and professors from the Language course, from the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA), from the Federal University of Amazonas (UFAM). With the development of the research, it was observed the mobilization of mathematical and statistical knowledge from the experimentation of adidactic phases, analysis of strategies and errors; identification of graphic reading levels; and statistical literacy skills and abilities. It was also noted the importance of statistical literacy, showing itself to be a tool for the development of interdisciplinarity, promoting a critical, qualified and meaningful education, being able to conduct methodologies that have the teaching and learning process based on scientific research environments. Consequently, the participants felt motivated to seek information, acquire new skills, change behaviors, experience new perspectives, build knowledge in a pleasant way through interaction, cooperation, creativity and autonomy.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesVaz, Marcos André Brazhttp://lattes.cnpq.br/4734503770986416Fajardo, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063Lima, Renato Abreuhttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865Maia, Emivan da Costahttp://lattes.cnpq.br/1159217187041302https://orcid.org/0000-0003-3072-93212021-03-12T01:35:36Z2021-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Emivan da Costa. Letramento estatístico: compreensão gráfica por meio de sequências didáticas interdisciplinares. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8160porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-12T05:04:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-12T05:04:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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