Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Maria do Rosário de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5840364227740725
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (1996,2008) como referencial teórico e a Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) como referencial metodológico, a investigação tem abordagem qualitativa e demanda pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram desta pesquisa 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio. As atividades com estes alunos foram desenvolvidas em encontros mediantes a situações problemas envolvendo os conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Foram realizados entrevistas e questionários abertos para a validação da Teoria das Situações Didáticas por meio da Engenharia Didática. Observou-se que foi possível, para alguns grupos de alunos, mobilizar o letramento estatístico nos níveis científico cultural e científico funcional. Desta forma, podemos dizer que o uso das sequências didáticas foi positivo para a mobilização do letramento estatístico no cálculo e determinação das medidas descritivas de média, mediana e moda contextualizadas ao tema tecnologia.
id UFAM_a453f4723320fc10c9911c9de3df35bd
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7849
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str
spelling Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do AmazonasEstatística educacionalEstatística - Estudo e ensino (Ensino médio)CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOSEducação estatísticaLiteracia estatísticaTeoria das Situações DidáticasMedidas de tendência centralEnsinoEste trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (1996,2008) como referencial teórico e a Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) como referencial metodológico, a investigação tem abordagem qualitativa e demanda pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram desta pesquisa 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio. As atividades com estes alunos foram desenvolvidas em encontros mediantes a situações problemas envolvendo os conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Foram realizados entrevistas e questionários abertos para a validação da Teoria das Situações Didáticas por meio da Engenharia Didática. Observou-se que foi possível, para alguns grupos de alunos, mobilizar o letramento estatístico nos níveis científico cultural e científico funcional. Desta forma, podemos dizer que o uso das sequências didáticas foi positivo para a mobilização do letramento estatístico no cálculo e determinação das medidas descritivas de média, mediana e moda contextualizadas ao tema tecnologia.This work aimed to understand how the didactic sequences mobilize the Statistical Literacy of high school students from public schools in the city of Humaitá, Amazonas, Brazil. In order to achieve the aim of this research, we adopted the Theory of Didactic Situations proposed by Brousseau (1996, 2008) as a theoretical framework and Didactic Engineering described by Artigue (1996) as a methodological framework. The investigation has a qualitative approach and demands bibliographic research and field. Participated in this research, 29 students from the 2nd grade of high school. The activities with these students were developed in meetings through problem situations involving the statistical concepts of average, median and mode. Interviews and open questionnaires were carried out to validate the Theory of Didactic Situations through Didactic Engineering. It was observed that it was possible, for some groups of students, to mobilize statistical literacy at the cultural and functional scientific levels. Thus, we can say that the use of didactic sequences was positive for the mobilization of statistical literacy in the calculation and determination of descriptive measures of average, median and mode contextualized to the theme of technology.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesVaz, Marcos André Brazhttp://lattes.cnpq.br/4734503770986416Dullius, Ângela Isabelhttp://lattes.cnpq.br/9045765842523860Lima, Renato Abreuhttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865Souza, Maria do Rosário dehttp://lattes.cnpq.br/58403642277407252020-07-24T14:09:14Z2020-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Maria do Rosário de. Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-07-25T05:04:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-07-25T05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
spellingShingle Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
Souza, Maria do Rosário de
Estatística educacional
Estatística - Estudo e ensino (Ensino médio)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS
Educação estatística
Literacia estatística
Teoria das Situações Didáticas
Medidas de tendência central
Ensino
title_short Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_full Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_fullStr Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_full_unstemmed Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
title_sort Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas
author Souza, Maria do Rosário de
author_facet Souza, Maria do Rosário de
http://lattes.cnpq.br/5840364227740725
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5840364227740725
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Marcos André Braz
http://lattes.cnpq.br/4734503770986416
Dullius, Ângela Isabel
http://lattes.cnpq.br/9045765842523860
Lima, Renato Abreu
http://lattes.cnpq.br/5164284305900865
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria do Rosário de
http://lattes.cnpq.br/5840364227740725
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística educacional
Estatística - Estudo e ensino (Ensino médio)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS
Educação estatística
Literacia estatística
Teoria das Situações Didáticas
Medidas de tendência central
Ensino
topic Estatística educacional
Estatística - Estudo e ensino (Ensino médio)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS
Educação estatística
Literacia estatística
Teoria das Situações Didáticas
Medidas de tendência central
Ensino
description Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma as sequências didáticas mobilizam o Letramento Estatístico de alunos do ensino médio das escolas estaduais do município de Humaitá-AM. Com o intuito de atingir o objetivo desta pesquisa, adotamos a Teoria das Situações Didáticas proposta por Brousseau (1996,2008) como referencial teórico e a Engenharia Didática descrita por Artigue (1996) como referencial metodológico, a investigação tem abordagem qualitativa e demanda pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram desta pesquisa 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio. As atividades com estes alunos foram desenvolvidas em encontros mediantes a situações problemas envolvendo os conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Foram realizados entrevistas e questionários abertos para a validação da Teoria das Situações Didáticas por meio da Engenharia Didática. Observou-se que foi possível, para alguns grupos de alunos, mobilizar o letramento estatístico nos níveis científico cultural e científico funcional. Desta forma, podemos dizer que o uso das sequências didáticas foi positivo para a mobilização do letramento estatístico no cálculo e determinação das medidas descritivas de média, mediana e moda contextualizadas ao tema tecnologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24T14:09:14Z
2020-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria do Rosário de. Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849
identifier_str_mv SOUZA, Maria do Rosário de. Letramento estatístico por meio de sequências didáticas no Ensino Médio em uma escola pública no sul do Amazonas. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809740103219675136