Do campo à sala de aula: temas ambientais como estratégia do ensino introdutório à Topografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Caetano, Bárbara Dani Marques Machado
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3079505192929388
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Centro de Ciências do Ambiente
Brasil
UFAM
Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8121
Resumo: Este projeto foi desenvolvido a partir da detecção das lacunas encontradas nos conhecimentos dos discentes do 1o ano do ensino médio do curso Técnico em Agropecuária no que tange a geometria e trigonometria aplicadas aos estudos topográficos, a partir das constatações de dificuldades básicas de conceitos e aplicações de ângulos e distâncias localizados no plano vertical e/ou horizontal. Diante destes fatos o objetivo geral deste projeto foi correlacionar o estudo da geometria e trigonometria aplicadas aos temas ambientais no contexto da Topografia no âmbito de microbacias hidrográficas na cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Com o intuito de cumprir o objetivo geral foi proposto como objetivos específicos; aplicar os princípios da trigonometria na mensuração da declividade de um ponto de uma microbacia hidrográfica; quantificar e correlacionar com a legislação a presença de Área de Preservação Permanente (APP) em um ponto de uma microbacia hidrográfica a partir dos conhecimentos geométricos e trigonométricos; produzir um material didático pedagógico que possibilite compreender e relacionar a geometria e trigonometria na sala de aula no âmbito de microbacias hidrográficas no ensino da Topografia. A abordagem metodológica trabalhada foi a pesquisa-ação que consistiu em realizar aulas expositivas, oficinas de construção de materiais alternativos para o trabalho no campo, visualização de imagens no Google Earth Pró e saídas de campo. Todas as atividades desenvolvidas foram avaliadas qualitativamente por meio de mapas mentais e mapas conceituais, e através dos resultados obtidos pode-se através destes instrumentos avaliar a significância e a internalização dos conhecimentos compartilhados, onde com o auxílio destes pode-se perceber nos detalhes o reflexo da aprendizagem adquirida pelos discentes. Todas estas atividades geraram um produto educacional sendo este um website denominado Matemáticas Ambientais, neste há uma composição de tutoriais de atividades práticas que envolvem cálculos contextualizados nas ciências ambientais.
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Com o intuito de cumprir o objetivo geral foi proposto como objetivos específicos; aplicar os princípios da trigonometria na mensuração da declividade de um ponto de uma microbacia hidrográfica; quantificar e correlacionar com a legislação a presença de Área de Preservação Permanente (APP) em um ponto de uma microbacia hidrográfica a partir dos conhecimentos geométricos e trigonométricos; produzir um material didático pedagógico que possibilite compreender e relacionar a geometria e trigonometria na sala de aula no âmbito de microbacias hidrográficas no ensino da Topografia. A abordagem metodológica trabalhada foi a pesquisa-ação que consistiu em realizar aulas expositivas, oficinas de construção de materiais alternativos para o trabalho no campo, visualização de imagens no Google Earth Pró e saídas de campo. Todas as atividades desenvolvidas foram avaliadas qualitativamente por meio de mapas mentais e mapas conceituais, e através dos resultados obtidos pode-se através destes instrumentos avaliar a significância e a internalização dos conhecimentos compartilhados, onde com o auxílio destes pode-se perceber nos detalhes o reflexo da aprendizagem adquirida pelos discentes. Todas estas atividades geraram um produto educacional sendo este um website denominado Matemáticas Ambientais, neste há uma composição de tutoriais de atividades práticas que envolvem cálculos contextualizados nas ciências ambientais.This project was developed from the detection of the gaps found in the knowledge of the students of the 1st year of high school of the Technical course in Agriculture with regard to geometry and trigonometry applied to topographic studies, from the findings of basic difficulties of concepts and applications of angles and distances located in the vertical and / or horizontal plane. In view of these facts, the general objective of this project was to correlate the study of geometry and trigonometry applied to environmental themes in the context of Topography in the context of hydrographic microbasins in the city of São Gabriel da Cachoeira - AM. In order to fulfill the general objective, it was proposed as specific objectives; apply the principles of trigonometry to measure the slope of a point in a watershed; quantify and correlate with the legislation the presence of a Permanent Preservation Area (APP) in a point of a watershed based on geometric and trigonometric knowledge; produce pedagogical didactic material that makes it possible to understand and relate geometry and trigonometry in the classroom within the scope of hydrographic micro basins in the teaching of Topography. The methodological approach worked was action research, which consisted of conducting expository classes, workshops on building alternative materials for work in the field, visualization of images on Google Earth Pro and field trips. All the activities developed were evaluated qualitatively by means of mind maps and concept maps, and through the results obtained it is possible through these instruments to assess the significance and internalization of the shared knowledge, where with the help of these it is possible to perceive in the details the reflection of the learning acquired by the students. All these activities generated an educational product and this is a website called Environmental Mathematics, in which there is a composition of tutorials of practical activities that involve calculations contextualized in the environmental sciences.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasCentro de Ciências do AmbienteBrasilUFAMRede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisSchropfer, Edivânia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323Mendonça, Marco Antônio de Freitashttp://lattes.cnpq.br/0232751689521573Malheiros, Tadeu Fabriciohttp://lattes.cnpq.br/4422237568128846Caetano, Bárbara Dani Marques Machadohttp://lattes.cnpq.br/30795051929293882021-02-15T18:31:14Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAETANO, Bárbara Dani Marques Machado. Do campo à sala de aula: temas ambientais como estratégia do ensino introdutório à Topografia. 2020. 63 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cacheira (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8121porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-02-16T05:04:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-02-16T05:04:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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