Racionalidade e trabalho em shopping centers de Manaus, Amazonas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Reis, Cícero Thiago Monteiro Dantas dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0678917278374441
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4111
Resumo: Um dos locais comumente usados para lazer e compras é o Shopping Center. Este conglomerado de lojas de diversos setores proporciona comodidade ao público que o frequenta, no sentido de encontrar no mesmo ambiente uma gama de ofertas. A fim de entender o funcionamento do trabalho dos vendedores desse ambiente, esta dissertação procura compreender a racionalidade do trabalho dos vendedores de Shopping Centers na cidade de Manaus. Para tanto, busca contextualizar esse ramo econômico que ainda é objeto de indecisão conceitual dado a gama de serviços que oferecem. Apresentaremos o desenvolvimento dos Shopping Centers no mundo, no Brasil e em Manaus, para assim demonstrar como o trabalho dos vendedores é influenciado por mecanismos de gestão taylorista e toyotista responsáveis pela precarização de sua atividade. Avaliaremos também o ambiente da loja que, determina o decoro profissional e a maneira de agir do vendedor, que, amparado por uma fachada, trabalha como um ator na tentativa de seduzir seu cliente para a compra. Concluímos que essa forma de trabalho assume um caráter temporário dado o alto nível de desgaste físico e mental, oriundo da exaustiva carga de cobrança, usurpadora do tempo de lazer desses vendedores. O presente trabalho acadêmico está estruturado em três capítulos e tem como base teórica para o estudo da racionalidade do trabalho em Shopping Center, autores clássicos da Sociologia do Trabalho, da Geografia, da Administração, da Economia e outras áreas pertinentes, como; Bourdieu (1977), Durkheim (1995), Marx (2011, 2008, 2002, 1996, 1948), Engels (2002, 1996), Weber (2004, 2001), Goffman (2009) e Friedmann e Naville (1973), bem como outros autores, a saber: Kon (1999), Giddens (2000), Harvey (1992), Ohno (1997), Pochmann (2004), Sorj (2000) e Santos (2000, 2006).
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Apresentaremos o desenvolvimento dos Shopping Centers no mundo, no Brasil e em Manaus, para assim demonstrar como o trabalho dos vendedores é influenciado por mecanismos de gestão taylorista e toyotista responsáveis pela precarização de sua atividade. Avaliaremos também o ambiente da loja que, determina o decoro profissional e a maneira de agir do vendedor, que, amparado por uma fachada, trabalha como um ator na tentativa de seduzir seu cliente para a compra. Concluímos que essa forma de trabalho assume um caráter temporário dado o alto nível de desgaste físico e mental, oriundo da exaustiva carga de cobrança, usurpadora do tempo de lazer desses vendedores. O presente trabalho acadêmico está estruturado em três capítulos e tem como base teórica para o estudo da racionalidade do trabalho em Shopping Center, autores clássicos da Sociologia do Trabalho, da Geografia, da Administração, da Economia e outras áreas pertinentes, como; Bourdieu (1977), Durkheim (1995), Marx (2011, 2008, 2002, 1996, 1948), Engels (2002, 1996), Weber (2004, 2001), Goffman (2009) e Friedmann e Naville (1973), bem como outros autores, a saber: Kon (1999), Giddens (2000), Harvey (1992), Ohno (1997), Pochmann (2004), Sorj (2000) e Santos (2000, 2006).One of the places commonly used for leisure and shopping is the Shopping Mall. This store conglomerate of various sectors provides convenience to the public that attends, to find in the same environment a range of offers. In order to better understand the operation of a Shopping Mall this dissertation seeks to understand the rationality of the work of Shopping Malls vendors in the city of Manaus. Therefore, it seeks to contextualize the economic branch that work which is still conceptual indecision fruit given the range of services they offer. Describing the development of Shopping Malls in the world, in Brazil and in Manaus, so as to demonstrate how the work of is influenced by Taylorist management mechanisms and Toyotist responsible for the precariousness of their activity, as well as the store environment that determine the propriety, the way of the seller all the time working as an actor in an attempt to entice your customer to purchase supported by a facade. We conclude that this type of work takes on a temporary basis given the high level of physical and mental strain, derived from the comprehensive cargo collection, leisure time usurping these sellers. This academic study is divided into three chapters and as a theoretical basis for the study of rationality and work, classical authors of sociology of work, geography, administration, economy and other relevant areas, as Bourdieu (1977), Durkeheim (1995), Marx (2011, 2008 2002 1996 1948), Engels (2002, 1996), Weber (2004, 2001), Goffman (2009) and Friedmann and Naville (1973) are studied as well as other authors, namely: Kon (1999), Giddens (2000), Harvey (1992), Ohno (1997) Pochmann (2004), Sorj (2000) and Santos (2000, 2006)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaNoronha, Nelson Matos dehttp://lattes.cnpq.br/6356531305834444Reis, Cícero Thiago Monteiro Dantas doshttp://lattes.cnpq.br/06789172783744412015-06-17T15:13:19Z2015-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Cícero Thiago Monteiro Dantas dos. Racionalidade e trabalho em shopping centers de Manaus, Amazonas. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-04-27T14:54:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-04-27T14:54:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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