Estudo utilizando o Portal da Transparência como meio de consubstanciar as informações para modelo de implantação do pilar manutenção planejada em uma frota de veículos militares
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5764 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de manutenção para a frota de viaturas de um batalhão do Exército Brasileiro, visando atingir padrões de manutenção classe mundial, baseado no “pilar” Manutenção Planejada da TPM, tendo o Portal da Transparência como fonte de informações, de forma a evidenciar os sistemas e peças que mais apresentam falhas. Um dos objetivos específicos foi o de elaborar um panorama dos sistemas automotivos e peças adquiridas para a frota de viaturas, criando sistemas de priorização, de modo a destacar aqueles mais importantes para a efetividade da manutenção. Já o outro objetivo específico foi o de levantar metas de produtividade dos indicadores-chave de desempenho, baseados em índices de manutenção classe mundial, da frota administrativa, operacional e global, e simulação para fins de otimização. O método de pesquisa utilizado, quanto aos fins, foi de natureza aplicada e exploratória com uma análise quantitativa e qualitativa das informações, tendo como objeto do estudo a busca de um novo modelo de gestão da manutenção. Na metodologia, quanto aos meios, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a pesquisa bibliográfica foram estudadas as obras de autores consagrados na literatura TPM como Nakajima e Suzuki e outros na área de manutenção e qualidade. Já para a pesquisa documental foi utilizado o site Portal da Transparência, referente ao período de janeiro de 2010 a dezembro de 2015, onde foi possível uma análise quantitativa, evidenciando as peças mais onerosas e demandadas, para posterior foco da manutenção. Para a análise qualitativa foi utilizado informações coletadas através da pesquisa de campo, sendo empregado o método de observação participante direta, realizado após o fato e de forma assistemática, relativo ao período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014, período em que o autor foi encarregado de manutenção do Batalhão. Nesta pesquisa de campo foram observadas e sistematizadas em um diagrama 6M, as principais variáveis que diminuíram a disponibilidade da frota no período. A adoção desta proposta de um novo modelo de gestão da manutenção traria como resultados: a melhoria dos indicadores de desempenho da frota, diminuição das falhas e defeitos, racionalização dos recursos materiais e financeiros e aumento da qualidade na prestação dos serviços. A relevância deste estudo se mostra no impacto que uma frota deficiente teria, no contexto local, em uma diminuição da presença do Estado Brasileiro na região, já que o batalhão apóia outros órgãos públicos em áreas de difícil acesso. Já em situação ampla, há a necessidade de cumprir a estratégia de defesa nacional, onde há muitos desafios devido à nossa vasta faixa de fronteira, pouco material, reduzido efetivo e orçamento contingenciado. |
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Estudo utilizando o Portal da Transparência como meio de consubstanciar as informações para modelo de implantação do pilar manutenção planejada em uma frota de veículos militaresGestão da ManutençãoManutenção Produtiva TotalViaturas MilitaresENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOO objetivo geral deste estudo foi o desenvolvimento de um modelo de gestão de manutenção para a frota de viaturas de um batalhão do Exército Brasileiro, visando atingir padrões de manutenção classe mundial, baseado no “pilar” Manutenção Planejada da TPM, tendo o Portal da Transparência como fonte de informações, de forma a evidenciar os sistemas e peças que mais apresentam falhas. Um dos objetivos específicos foi o de elaborar um panorama dos sistemas automotivos e peças adquiridas para a frota de viaturas, criando sistemas de priorização, de modo a destacar aqueles mais importantes para a efetividade da manutenção. Já o outro objetivo específico foi o de levantar metas de produtividade dos indicadores-chave de desempenho, baseados em índices de manutenção classe mundial, da frota administrativa, operacional e global, e simulação para fins de otimização. O método de pesquisa utilizado, quanto aos fins, foi de natureza aplicada e exploratória com uma análise quantitativa e qualitativa das informações, tendo como objeto do estudo a busca de um novo modelo de gestão da manutenção. Na metodologia, quanto aos meios, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a pesquisa bibliográfica foram estudadas as obras de autores consagrados na literatura TPM como Nakajima e Suzuki e outros na área de manutenção e qualidade. Já para a pesquisa documental foi utilizado o site Portal da Transparência, referente ao período de janeiro de 2010 a dezembro de 2015, onde foi possível uma análise quantitativa, evidenciando as peças mais onerosas e demandadas, para posterior foco da manutenção. Para a análise qualitativa foi utilizado informações coletadas através da pesquisa de campo, sendo empregado o método de observação participante direta, realizado após o fato e de forma assistemática, relativo ao período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014, período em que o autor foi encarregado de manutenção do Batalhão. Nesta pesquisa de campo foram observadas e sistematizadas em um diagrama 6M, as principais variáveis que diminuíram a disponibilidade da frota no período. A adoção desta proposta de um novo modelo de gestão da manutenção traria como resultados: a melhoria dos indicadores de desempenho da frota, diminuição das falhas e defeitos, racionalização dos recursos materiais e financeiros e aumento da qualidade na prestação dos serviços. A relevância deste estudo se mostra no impacto que uma frota deficiente teria, no contexto local, em uma diminuição da presença do Estado Brasileiro na região, já que o batalhão apóia outros órgãos públicos em áreas de difícil acesso. Já em situação ampla, há a necessidade de cumprir a estratégia de defesa nacional, onde há muitos desafios devido à nossa vasta faixa de fronteira, pouco material, reduzido efetivo e orçamento contingenciado.The general objective of this study was the development of a maintenance management model for the fleet of vehicles of a Brazilian Army battalion, aiming to achieve world-class maintenance standards, based on the "Pillar" TPM Maintenance Plan, with the Transparency Portal As a source of information, in order to highlight the systems and parts that have the most failures. One of the specific objectives was to elaborate an overview of the automotive systems and parts purchased for the vehicle fleet, creating prioritization systems, in order to highlight those most important to the maintenance effectiveness. The other specific objective was to raise productivity targets of key performance indicators, based on world-class maintenance indexes, administrative, operational and global fleets, and simulation for optimization purposes. The research method used, in terms of the purposes, was of an applied and exploratory nature with a quantitative and qualitative analysis of the information, with the object of searching for a new maintenance management model. In the methodology, in the means, the bibliographical, documentary and field research was used. For the bibliographic research the works of authors consecrated in the TPM literature like Nakajima and Suzuki and others in the area of maintenance and quality were studied. For the documentary research, the website Portal da Transparência was used for the period from January 2010 to December 2015, where a quantitative analysis was possible, evidencing the most costly and demanded parts, for further maintenance focus. For the qualitative analysis, we used information obtained through field research, using the method of direct participant observation, performed after the fact and in an unsystematic manner, for the period from January 2012 to January 2014, during which time the Author was in charge of maintaining the Battalion. In this field survey, the main variables that reduced fleet availability in the period were observed and systematized in a 6M diagram. The adoption of this proposal for a new model of maintenance management would have as results: improvement of the fleet performance indicators, reduction of flaws and defects, rationalization of resources and increase in the quality of service rendering. The relevance of this study is shown by the impact that a poor fleet would have, in the local context, in a decrease of the presence of the Brazilian State in the region, since the battalion supports other public agencies in areas of difficult access. Already in a broad situation, there is a need to comply with the national defense strategy, where there are many challenges due to our vast border area, little material, reduced effective and contingent budget.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoCastro, Daniel Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/6171009772728593Alvarez, Efren Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/07751381586204162017-08-15T15:47:18Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVAREZ, Efren Rodrigues. Estudo utilizando o Portal da Transparência como meio de consubstanciar as informações para modelo de implantação do pilar manutenção planejada em uma frota de veículos militares. 2016. 293 f. 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