Vivência da epistemologia do educar na aula de música
Ano de defesa: | 2013 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Educação
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15574 |
Resumo: | Este estudo visou investigar novas possibilidades de abordar a formação humana no espaço escolar tradicional, através de pesquisa empírica fundamentada na teoria intitulada “Epistemologia do Educar” desenvolvida por Dante Galeffi. Esta teoria, de base transcomplexa, também contém elementos fundantes, como autoconhecimento, além de conceitos como deixar o outro ser o caminho de sua vida, caminho óctuplo, dialogia, polilógica e atitude filosófica, os quais, juntamente com a obra “Fenomenologia da percepção” de Merleau-Ponty, fundamentam outra abordagem para o corpo em seu processo de construção e formação do ser humano. Estas teorias e conceitos nortearam tanto a práxis quanto a metodologia em Educação Musical ao criar dispositivos articuladores entre teoria e práxis para uma vivência de conteúdos, como por exemplo, propriedade do som (altura, timbre, dinâmica e duração) durante o experimento. Para isso foi utilizado o corpo, música instrumental, canção (letra e música), o diálogo, a reflexão e expressão do acontecimento vivido como dispositivos metodológicos para nortear a vivência destes conceitos teóricos, revelar e registrar os fenômenos. Esta pesquisa qualitativa evidenciou uma possibilidade de abordagem condizente com o cenário atual de formação e educação humana, de base transcomplexa e fenomenológica, no qual a experiência, reflexão e tempo se revelaram como categorias importantes neste processo de ensino-aprendizagem na busca da compreensão e vivências de fenômenos complexos. Destarte, trouxe uma oportunidade de reflexão sobre o modelo de plano de aula vigente, outro paradigma para a função da Música no espaço escolar regular, uma abordagem diferente para o corpo na apreciação musical e reflexões acerca do objeto canção como catalisador de intenções artístico pedagógicas. |
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Santana, Alexandre Rebouças deSantana, Alexandre Rebouças deGaleffi, Dante AugustoSá, Maria Roseli Gomes Brito deSantiago, Diana Santiago da2014-08-12T15:12:22Z2014-08-12T15:12:22Z2014-08-122013-08-28Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15574Este estudo visou investigar novas possibilidades de abordar a formação humana no espaço escolar tradicional, através de pesquisa empírica fundamentada na teoria intitulada “Epistemologia do Educar” desenvolvida por Dante Galeffi. Esta teoria, de base transcomplexa, também contém elementos fundantes, como autoconhecimento, além de conceitos como deixar o outro ser o caminho de sua vida, caminho óctuplo, dialogia, polilógica e atitude filosófica, os quais, juntamente com a obra “Fenomenologia da percepção” de Merleau-Ponty, fundamentam outra abordagem para o corpo em seu processo de construção e formação do ser humano. Estas teorias e conceitos nortearam tanto a práxis quanto a metodologia em Educação Musical ao criar dispositivos articuladores entre teoria e práxis para uma vivência de conteúdos, como por exemplo, propriedade do som (altura, timbre, dinâmica e duração) durante o experimento. Para isso foi utilizado o corpo, música instrumental, canção (letra e música), o diálogo, a reflexão e expressão do acontecimento vivido como dispositivos metodológicos para nortear a vivência destes conceitos teóricos, revelar e registrar os fenômenos. Esta pesquisa qualitativa evidenciou uma possibilidade de abordagem condizente com o cenário atual de formação e educação humana, de base transcomplexa e fenomenológica, no qual a experiência, reflexão e tempo se revelaram como categorias importantes neste processo de ensino-aprendizagem na busca da compreensão e vivências de fenômenos complexos. Destarte, trouxe uma oportunidade de reflexão sobre o modelo de plano de aula vigente, outro paradigma para a função da Música no espaço escolar regular, uma abordagem diferente para o corpo na apreciação musical e reflexões acerca do objeto canção como catalisador de intenções artístico pedagógicas.ABSTRACT This study aimed to investigate new possibilities of addressing the human formation within traditional school, through empirical research grounded in theory entitled "Epistemology of Educating" developed by Dante Galeffi. This theory, basic transcomplexa, also contai ns in its body, founding elements, such as self - knowledge, in addition to concepts such as leave the other be the path of his life, path octal, dialogism, poly logic and philosophical attitude, which, along with the work “ P henomenology of perception ” by Me rleau - Ponty , sought to justify another approach for the body in its process of construction and formation of human beings. These theories and concepts guided both the praxis as the methodology in Musical Education to create devices articulators between the ory and praxis for an experience of content, such as for exa mple, ownership of sound (pitch , timbre, dynamics and duration) during the experiment. For this reason it was used the body, instrumental music, song (music and lyrics) dialog, reflection and expr ession of the event lived as methodological devices to guide the experience of these theoretical concepts, reveal and record the phenomena. This qualitative research showed a possibility of approach consistent with the current scenario of training and educ ation, basic human trans complex and phenomenological, in which the experience, reflection and Time proved how important categories within this teaching - learning process in search of understanding and experiences of complex phenomena. Thus , contributed to reflect on the lesson plan template prevailing, another paradigm for the role of Music in regular school space, a different approach to the body in assessing musical and reflections about the object song as catalyst for artistic - pedagogical intentions.Submitted by Alexandre Alexandre (aleviola@terra.com.br) on 2014-08-09T16:25:14Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ALEXANDRE_REBOUÇAS final.pdf: 2505746 bytes, checksum: 509fe7ee88515032a3d25a055d929d5b (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2014-08-12T15:12:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ALEXANDRE_REBOUÇAS final.pdf: 2505746 bytes, checksum: 509fe7ee88515032a3d25a055d929d5b (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-12T15:12:22Z (GMT). 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Este estudo visou investigar novas possibilidades de abordar a formação humana no espaço escolar tradicional, através de pesquisa empírica fundamentada na teoria intitulada “Epistemologia do Educar” desenvolvida por Dante Galeffi. Esta teoria, de base transcomplexa, também contém elementos fundantes, como autoconhecimento, além de conceitos como deixar o outro ser o caminho de sua vida, caminho óctuplo, dialogia, polilógica e atitude filosófica, os quais, juntamente com a obra “Fenomenologia da percepção” de Merleau-Ponty, fundamentam outra abordagem para o corpo em seu processo de construção e formação do ser humano. Estas teorias e conceitos nortearam tanto a práxis quanto a metodologia em Educação Musical ao criar dispositivos articuladores entre teoria e práxis para uma vivência de conteúdos, como por exemplo, propriedade do som (altura, timbre, dinâmica e duração) durante o experimento. Para isso foi utilizado o corpo, música instrumental, canção (letra e música), o diálogo, a reflexão e expressão do acontecimento vivido como dispositivos metodológicos para nortear a vivência destes conceitos teóricos, revelar e registrar os fenômenos. Esta pesquisa qualitativa evidenciou uma possibilidade de abordagem condizente com o cenário atual de formação e educação humana, de base transcomplexa e fenomenológica, no qual a experiência, reflexão e tempo se revelaram como categorias importantes neste processo de ensino-aprendizagem na busca da compreensão e vivências de fenômenos complexos. Destarte, trouxe uma oportunidade de reflexão sobre o modelo de plano de aula vigente, outro paradigma para a função da Música no espaço escolar regular, uma abordagem diferente para o corpo na apreciação musical e reflexões acerca do objeto canção como catalisador de intenções artístico pedagógicas. |
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