Desenvolvimento da carreira de influenciadores digitais: uma análise multifacetada sobre experiências, oportunidades e limitações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Almeida, Andressa Oliveira da Silva lattes
Orientador(a): Barros, Leonardo de Oliveira lattes
Banca de defesa: Barros, Leonardo de Oliveira lattes, Janissek, Janice Aparecida lattes, Oliveira, Manoela Ziebell de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Departamento: Instituto de Psicologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39460
Resumo: Mediante as mudanças acometidas no mundo do trabalho, as concepções de carreira e a forma de construí-la está se modificando. Dentre as novas ocupações e formas de pensar carreira se encontram os influenciadores digitais. Tal fenômeno recente e pouco conhecido, está causando impactos na forma como as pessoas constroem suas vidas. Diante disso tornou-se pertinente analisar como ocorre o processo de construção de carreira dos influenciadores digitais, utilizando a Teoria de Construção de Carreira (TCC) para analisar essa nova carreira. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa tem caráter misto, dividindo-se em dois estudos. No estudo I, de caráter exploratório, foi realizada uma scoping review. Objetivou-se com esse estudo investigar como a noção de carreira e trabalho do influenciador digital são compreendidos na literatura especializada na área. Foram selecionados 208 trabalhos nas plataformas Google Acadêmico, CAPES e SCOPUS, no qual foram analisados 15 estudos que respeitaram os critérios estabelecidos por essa pesquisa. Tal estudo pode identificar a transição da atividade de influenciador digital do início como um hobby para uma atividade profissional, no entanto, esses profissionais enfrentam desafios como a definição de horários e a justa remuneração nessa atividade. No que tange ao estudo II, de caráter qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 influenciadores digitais, sendo a maioria do gênero feminino, do estado da Bahia, com de idade de M = 29,15 (DP = 5,97) e com média de 42,106 seguidores (DP=54.287). Objetiva-se com a entrevista identificar os elementos que são envolvidos no processo anterior a escolha da ocupação, as características necessárias para essa atuação e manutenção nessa carreira. Identificou-se neste estudo elementos que estão relacionados à atividade do influenciador digital, no entanto, ainda são necessários mais estudos para compreender a complexidade existente nessa nova ocupação. Posto isto, a existência de novas perspectivas de atividade de trabalho no meio digital está relacionada a uma nova forma de carreira, sendo assim, a identificação do perfil desses profissionais pode auxiliar na compreensão da sua formação.
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Foram selecionados 208 trabalhos nas plataformas Google Acadêmico, CAPES e SCOPUS, no qual foram analisados 15 estudos que respeitaram os critérios estabelecidos por essa pesquisa. Tal estudo pode identificar a transição da atividade de influenciador digital do início como um hobby para uma atividade profissional, no entanto, esses profissionais enfrentam desafios como a definição de horários e a justa remuneração nessa atividade. No que tange ao estudo II, de caráter qualitativo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 influenciadores digitais, sendo a maioria do gênero feminino, do estado da Bahia, com de idade de M = 29,15 (DP = 5,97) e com média de 42,106 seguidores (DP=54.287). Objetiva-se com a entrevista identificar os elementos que são envolvidos no processo anterior a escolha da ocupação, as características necessárias para essa atuação e manutenção nessa carreira. Identificou-se neste estudo elementos que estão relacionados à atividade do influenciador digital, no entanto, ainda são necessários mais estudos para compreender a complexidade existente nessa nova ocupação. Posto isto, a existência de novas perspectivas de atividade de trabalho no meio digital está relacionada a uma nova forma de carreira, sendo assim, a identificação do perfil desses profissionais pode auxiliar na compreensão da sua formação.In light of the changes occurring in the world of work, the concepts of career and how it is constructed are undergoing a transformation. Among the new occupations and ways of thinking about careers are digital influencers. This recent and relatively unknown phenomenon is impacting how people shape their lives. Therefore, it has become relevant to examine how the career-building process unfolds for digital influencers. In this regard, the Career Construction Theory (CCT) is employed to analyze this novel career. To achieve the stated objective, the research is of a mixed nature, consisting of two studies. In Study I, an exploratory scoping review was conducted. The aim of this study was to investigate how the notion of career and the work of digital influencers are understood in specialized literature. This study revealed the transition of digital influencer activity from initially being a hobby to becoming a professional endeavor. However, these professionals face challenges such as defining schedules and ensuring fair compensation for their work. Regarding Study II, a qualitative approach was taken, involving semi-structured interviews with 13 digital influencers. The objective of the interviews was to identify the elements involved in the process leading up to the choice of occupation, the necessary characteristics for this role, and the maintenance of this career. Elements related to the digital influencer's activity were identified in this study; however, further research is needed to understand the complexity inherent in this new occupation. With that said, the emergence of new perspectives on digital work activity is connected to a new form of career. Therefore, identifying the profile of these professionals can contribute to understanding their formation.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) UFBABrasilInstituto de PsicologiaAcesso Restrito/Embargadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCareerDigital influencersCreativityInstagramCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACarreiraInfluenciadores digitaisCriatividadeInstagramDesenvolvimento da carreira de influenciadores digitais: uma análise multifacetada sobre experiências, oportunidades e limitaçõesMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBarros, Leonardo de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-8406-0515http://lattes.cnpq.br/7457375734259080Barros, Leonardo de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-8406-0515http://lattes.cnpq.br/7457375734259080Janissek, Janice Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/2116622388148606Oliveira, Manoela Ziebell dehttp://lattes.cnpq.br/9584107783216465https://orcid.org/0000-0002-5579-2215http://lattes.cnpq.br/3571901657041610Almeida, Andressa Oliveira da Silvareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação - FINAL - DEPOSITO.pdfDissertação - FINAL - DEPOSITO.pdfapplication/pdf1196615https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39460/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20FINAL%20-%20DEPOSITO.pdf3d7c997dbadebb541c26d43658a3b117MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39460/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/394602024-07-03 09:55:15.978open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestrepositorio@ufba.bropendoar:19322024-07-03T12:55:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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