A Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG: uma proposta para o ensino da performance musical instrumental em Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Luciano Jr., ANOR lattes
Orientador(a): Luís da Silva Barbosa, Joel lattes
Banca de defesa: Moreira, Marcos dos Santos lattes, Lage, Marcos Botelho lattes, Brandão, José Maurício Valle lattes, Mendes, Wellington Mendes da Silva Filho lattes, Barbosa, Joel Luís da Silva lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Departamento: Escola de Música
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37102
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência didática e de performance musical instrumental aplicada na Banda Sinfônica da UFMG. Formada por alunos, monitores e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão do Curso de Extensão chamado Projeto Bandas, cujo trabalho iniciou-se no ano de 1998 na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte/MG. O projeto passou por quatro etapas, pelas quais fui responsável pela concepção, coordenação pedagógico-artística e regente das três bandas nos seus três níveis: iniciação, intermediário e avançado. A fundamentação teórica praticada no projeto bandas coincide com as teorias selecionadas para este estudo, a saber: a Praxial, de autoria do filósofo e Educador Musical David J. Elliott (1995) e a teoria de O Ritmo: origens, funções e acentuações, de autoria de Mathis Lussy (1874) – esta última, inserida no quarto capítulo do seu L´Traitè de L´Expression Musicale. Trata-se de uma pesquisa-ação – quando o autor se insere com o grupo desde a sua gênese – e de observação participante – “quando o pesquisador em educação estaria em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (LAKATOS, 1991, p. 194). Ficou evidenciado ao longo desta experiência, uma prática educacional coerente com as filosofias educacionais preconizadas por Elliott e Lussy.
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spelling 2023-05-31T15:09:44Z2023-05-31T15:09:44Z2019-02-15LUCIANO JUNIOR, Anor. A BANDA SINFÔNICA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG: Uma proposta para o ensino da performance musical instrumental em Minas Gerais. 2019. Tese de doutorado defendida na Universidade Federal da Bahia, 2019https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37102Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência didática e de performance musical instrumental aplicada na Banda Sinfônica da UFMG. Formada por alunos, monitores e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão do Curso de Extensão chamado Projeto Bandas, cujo trabalho iniciou-se no ano de 1998 na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte/MG. O projeto passou por quatro etapas, pelas quais fui responsável pela concepção, coordenação pedagógico-artística e regente das três bandas nos seus três níveis: iniciação, intermediário e avançado. A fundamentação teórica praticada no projeto bandas coincide com as teorias selecionadas para este estudo, a saber: a Praxial, de autoria do filósofo e Educador Musical David J. Elliott (1995) e a teoria de O Ritmo: origens, funções e acentuações, de autoria de Mathis Lussy (1874) – esta última, inserida no quarto capítulo do seu L´Traitè de L´Expression Musicale. Trata-se de uma pesquisa-ação – quando o autor se insere com o grupo desde a sua gênese – e de observação participante – “quando o pesquisador em educação estaria em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (LAKATOS, 1991, p. 194). Ficou evidenciado ao longo desta experiência, uma prática educacional coerente com as filosofias educacionais preconizadas por Elliott e Lussy.This research aims to describe the pedagogical-musical and instrumental performance approach applied in the Bands Project of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The Band is composed by students of elective classes and teacher assistants of the Bands Project which has started in 1998 at Music Hall School of UFMG in city of Belo Horizonte (MG). The project went thought four stages in which professor Anor Luciano was responsible for conceiving, coordination and conducting the three levels of the course: beginner, intermediate and advanced. The theoretical foundation practiced in the project agrees with the theories and methodologies selected for this study, videlicet: Praxial, authorship of the philosopher and musical educator Dr. David J. Elliott (1995); and Rhythm: function and accentuation, authored by Mathis Lussy (1874), inserted in the fourth chapter of his L'Traitè de L'Expression Musicale. Basically, it is an action research – when the author inserts himself into the group from its genesis – and a “Participant Observation: when the education researcher would be able to produce information and knowledge of a more effective use, including at the pedagogical level" (LAKATOS, 1991, 194). Throughout this experience It was evidenced an educational method consistent with the educational philosophies advocated by Elliott and Lussy.Submitted by Anor Luciano Júnior (lucianojr.anor738@yahoo.com.br) on 2023-05-28T22:06:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE PDF -MSIO23.pdf: 4739101 bytes, checksum: 18c023e3aad474c4ad2fb795db250656 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2023-05-31T15:09:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE PDF -MSIO23.pdf: 4739101 bytes, checksum: 18c023e3aad474c4ad2fb795db250656 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T15:09:44Z (GMT). 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Praxial Music Education
Mathis Lussy
description Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência didática e de performance musical instrumental aplicada na Banda Sinfônica da UFMG. Formada por alunos, monitores e bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão do Curso de Extensão chamado Projeto Bandas, cujo trabalho iniciou-se no ano de 1998 na Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte/MG. O projeto passou por quatro etapas, pelas quais fui responsável pela concepção, coordenação pedagógico-artística e regente das três bandas nos seus três níveis: iniciação, intermediário e avançado. A fundamentação teórica praticada no projeto bandas coincide com as teorias selecionadas para este estudo, a saber: a Praxial, de autoria do filósofo e Educador Musical David J. Elliott (1995) e a teoria de O Ritmo: origens, funções e acentuações, de autoria de Mathis Lussy (1874) – esta última, inserida no quarto capítulo do seu L´Traitè de L´Expression Musicale. Trata-se de uma pesquisa-ação – quando o autor se insere com o grupo desde a sua gênese – e de observação participante – “quando o pesquisador em educação estaria em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico” (LAKATOS, 1991, p. 194). Ficou evidenciado ao longo desta experiência, uma prática educacional coerente com as filosofias educacionais preconizadas por Elliott e Lussy.
publishDate 2019
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