Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199 |
Resumo: | Orientadora: Professora Doutora Virgínia Cardia Cardoso. |
id |
UFBC_264f1f3726455b884908086a1e7a91de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122199 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamentalLETRAMENTO MATEMÁTICOSABERES DOS PROFESSORESPRÁTICAS PEDAGÓGICASBASE NACIONAL COMUM CURRICULARPROPOSTA CURRICULARMATHEMATICAL LITERACYTEACHERS KNOWLEDGEPEDAGOGICAL PRACTICESCOMMON NATIONAL CURRICULUM BASEOFFICIAL SYLLABUSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Professora Doutora Virgínia Cardia Cardoso.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2020.Este estudo tem como principal objetivo analisar os saberes e práticas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o letramento matemático, bem como a abordagem deste nos documentos curriculares vigentes. A partir do referencial teórico apresentado, conceituamos o letramento matemático como uma perspectiva que envolve o ensino e a aprendizagem da matemática a partir das práticas sociais do cotidiano dos alunos, e que busca aprimorar as habilidades em lidar com a linguagem matemática de forma crítica nas diversas situações vivenciadas, dentro e fora da escola. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal em São Bernardo do Campo/SP, com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos da abordagem do letramento matemático na Proposta Curricular vigente, que apesar de não contemplar o conceito, traz algumas características convergentes a ele. Analisamos também a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), que traz o conceito e o destaca como necessário no trabalho com a matemática, mas que, no entanto, indica poucas habilidades que deixam explícita a abordagem desta perspectiva. A proposta metodológica envolveu trabalho de campo, a partir da observação participante. Os dados foram examinados por meio de análise textual discursiva. Foi possível constatar, a partir do material analisado, que a maioria dos professores participantes da pesquisa, apresenta conhecimentos a respeito do letramento matemático que consideram a relação do ensino da matemática e as práticas sociais do cotidiano dos alunos, assim como o uso de diferentes linguagens neste ensino. Já a dimensão crítica do letramento matemático, que possibilita a leitura de mundo e um posicionamento crítico, foi pouco observado. Concluímos que são necessárias ações formativas envolvendo um aprofundamento teórico sobre o letramento matemático, juntamente com a socialização de ideias e práticas, de maneira que os conhecimentos dos professores possam ser compartilhados e aprofundados, possibilitando assim maior frequência neste trabalho e conhecimentos que favoreçam práticas pedagógicas mais frequentes, condizentes com a dimensão sociocultural e crítica do letramento matemático.The overall aim of this study is to analyze Elementary school teachers' pedagogical practices and knowledge on mathematical literacy, as well as the approach to this concept in current official syllabuses. Based on the theoretical framework, we conceptualize mathematical literacy as a perspective which involves both teaching and learning mathematics from students' daily social practices, and which seeks to improve students' skills in dealing critically with mathematical language in diverse situations experienced by them, inside and outside school. We have carried out the research at a municipal school in São Bernardo do Campo. The participants are Elementary school teachers. Although the city official syllabus does not address the concept of mathematical literacy, we started the investigation with this approach. In this document, some characteristics are converging to the notion of mathematical literacy. We have also analyzed the National Curricular Common Base [Base Nacional Comum Curricular, in Portuguese] (BRASIL, 2017), which addresses and highlights the concept of mathematical literacy as necessary to the teaching-learning of mathematics. However, we understand that this document indicates a few skills that explicit this approach. For this study, we used participant observation. We have analyzed data through textual discourse analysis. It was possible to verify that the participants have mostly knowledges about mathematical literacy that consider the relationship between students' daily social practices and the teaching of mathematics, as well as the use of different languages, in this teaching. The critical dimension of mathematical literacy, which leads to the reading of the world and to the taking of a critical stance, was rarely observed. We conclude that there is a need for teachers' professional development programs, aiming at the theoretical study of mathematical literacy, and at the socialization of teaching practices. Consequently, teachers' knowledge can be shared and deepened, enabling an increasing frequency of this work and pedagogical practices more consistent with the critical and socio-cultural dimension of mathematical literacy.Cardoso, Virgínia CardiaFonseca, Maria da Conceição Ferreira ReisGomes, Vivilí Maria SilvaParuta, Anie Masquete2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf152 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79399http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79400Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122199porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T11:39:30Zoai:BDTD:122199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-17T11:39:30Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental Paruta, Anie Masquete LETRAMENTO MATEMÁTICO SABERES DOS PROFESSORES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PROPOSTA CURRICULAR MATHEMATICAL LITERACY TEACHERS KNOWLEDGE PEDAGOGICAL PRACTICES COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE OFFICIAL SYLLABUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Paruta, Anie Masquete |
author_facet |
Paruta, Anie Masquete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Virgínia Cardia Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis Gomes, Vivilí Maria Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paruta, Anie Masquete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LETRAMENTO MATEMÁTICO SABERES DOS PROFESSORES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PROPOSTA CURRICULAR MATHEMATICAL LITERACY TEACHERS KNOWLEDGE PEDAGOGICAL PRACTICES COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE OFFICIAL SYLLABUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
LETRAMENTO MATEMÁTICO SABERES DOS PROFESSORES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PROPOSTA CURRICULAR MATHEMATICAL LITERACY TEACHERS KNOWLEDGE PEDAGOGICAL PRACTICES COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE OFFICIAL SYLLABUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Professora Doutora Virgínia Cardia Cardoso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79399 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79400 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 152 f. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502165163835392 |