Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Paruta, Anie Masquete
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199
Resumo: Orientadora: Professora Doutora Virgínia Cardia Cardoso.
id UFBC_264f1f3726455b884908086a1e7a91de
oai_identifier_str oai:BDTD:122199
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamentalLETRAMENTO MATEMÁTICOSABERES DOS PROFESSORESPRÁTICAS PEDAGÓGICASBASE NACIONAL COMUM CURRICULARPROPOSTA CURRICULARMATHEMATICAL LITERACYTEACHERS KNOWLEDGEPEDAGOGICAL PRACTICESCOMMON NATIONAL CURRICULUM BASEOFFICIAL SYLLABUSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Professora Doutora Virgínia Cardia Cardoso.Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Santo André, 2020.Este estudo tem como principal objetivo analisar os saberes e práticas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o letramento matemático, bem como a abordagem deste nos documentos curriculares vigentes. A partir do referencial teórico apresentado, conceituamos o letramento matemático como uma perspectiva que envolve o ensino e a aprendizagem da matemática a partir das práticas sociais do cotidiano dos alunos, e que busca aprimorar as habilidades em lidar com a linguagem matemática de forma crítica nas diversas situações vivenciadas, dentro e fora da escola. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal em São Bernardo do Campo/SP, com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos da abordagem do letramento matemático na Proposta Curricular vigente, que apesar de não contemplar o conceito, traz algumas características convergentes a ele. Analisamos também a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), que traz o conceito e o destaca como necessário no trabalho com a matemática, mas que, no entanto, indica poucas habilidades que deixam explícita a abordagem desta perspectiva. A proposta metodológica envolveu trabalho de campo, a partir da observação participante. Os dados foram examinados por meio de análise textual discursiva. Foi possível constatar, a partir do material analisado, que a maioria dos professores participantes da pesquisa, apresenta conhecimentos a respeito do letramento matemático que consideram a relação do ensino da matemática e as práticas sociais do cotidiano dos alunos, assim como o uso de diferentes linguagens neste ensino. Já a dimensão crítica do letramento matemático, que possibilita a leitura de mundo e um posicionamento crítico, foi pouco observado. Concluímos que são necessárias ações formativas envolvendo um aprofundamento teórico sobre o letramento matemático, juntamente com a socialização de ideias e práticas, de maneira que os conhecimentos dos professores possam ser compartilhados e aprofundados, possibilitando assim maior frequência neste trabalho e conhecimentos que favoreçam práticas pedagógicas mais frequentes, condizentes com a dimensão sociocultural e crítica do letramento matemático.The overall aim of this study is to analyze Elementary school teachers' pedagogical practices and knowledge on mathematical literacy, as well as the approach to this concept in current official syllabuses. Based on the theoretical framework, we conceptualize mathematical literacy as a perspective which involves both teaching and learning mathematics from students' daily social practices, and which seeks to improve students' skills in dealing critically with mathematical language in diverse situations experienced by them, inside and outside school. We have carried out the research at a municipal school in São Bernardo do Campo. The participants are Elementary school teachers. Although the city official syllabus does not address the concept of mathematical literacy, we started the investigation with this approach. In this document, some characteristics are converging to the notion of mathematical literacy. We have also analyzed the National Curricular Common Base [Base Nacional Comum Curricular, in Portuguese] (BRASIL, 2017), which addresses and highlights the concept of mathematical literacy as necessary to the teaching-learning of mathematics. However, we understand that this document indicates a few skills that explicit this approach. For this study, we used participant observation. We have analyzed data through textual discourse analysis. It was possible to verify that the participants have mostly knowledges about mathematical literacy that consider the relationship between students' daily social practices and the teaching of mathematics, as well as the use of different languages, in this teaching. The critical dimension of mathematical literacy, which leads to the reading of the world and to the taking of a critical stance, was rarely observed. We conclude that there is a need for teachers' professional development programs, aiming at the theoretical study of mathematical literacy, and at the socialization of teaching practices. Consequently, teachers' knowledge can be shared and deepened, enabling an increasing frequency of this work and pedagogical practices more consistent with the critical and socio-cultural dimension of mathematical literacy.Cardoso, Virgínia CardiaFonseca, Maria da Conceição Ferreira ReisGomes, Vivilí Maria SilvaParuta, Anie Masquete2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf152 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79399http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79400Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122199porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T11:39:30Zoai:BDTD:122199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-17T11:39:30Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
title Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
Paruta, Anie Masquete
LETRAMENTO MATEMÁTICO
SABERES DOS PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PROPOSTA CURRICULAR
MATHEMATICAL LITERACY
TEACHERS KNOWLEDGE
PEDAGOGICAL PRACTICES
COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE
OFFICIAL SYLLABUS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Letramento Matemático : dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
author Paruta, Anie Masquete
author_facet Paruta, Anie Masquete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Virgínia Cardia
Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis
Gomes, Vivilí Maria Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Paruta, Anie Masquete
dc.subject.por.fl_str_mv LETRAMENTO MATEMÁTICO
SABERES DOS PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PROPOSTA CURRICULAR
MATHEMATICAL LITERACY
TEACHERS KNOWLEDGE
PEDAGOGICAL PRACTICES
COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE
OFFICIAL SYLLABUS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic LETRAMENTO MATEMÁTICO
SABERES DOS PROFESSORES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PROPOSTA CURRICULAR
MATHEMATICAL LITERACY
TEACHERS KNOWLEDGE
PEDAGOGICAL PRACTICES
COMMON NATIONAL CURRICULUM BASE
OFFICIAL SYLLABUS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Professora Doutora Virgínia Cardia Cardoso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79399
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122199&midiaext=79400
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
152 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502165163835392