Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Mariana Moga De Moura E
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125478
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Patricia Maria Vanzella
id UFBC_a4d52b9ed99ee1fcbd92d3f55fb63b18
oai_identifier_str oai:BDTD:125478
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagéticaNEUROCIÊNCIA COGNITIVAINTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORAMODELOS INTERNOSACURÁCIA NO CANTOIMAGÉTICACOGNITIVE NEUROSCIENCESSENSORY-MOTOR INTEGRATIONINTERNAL MODELSSINGING ACCURACYIMAGERYPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃOOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Patricia Maria VanzellaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Neurociência E Cognição. São Bernardo do Campo, 2022O canto é uma atividade de alta complexidade que envolve diversos processos cognitivos, dentre os quais destaca-se a integração sensório-motora. Além disso, requer a constante atualização dos modelos internos – modelos não-estáticos que representam as interações do corpo com o meio externo e que sofrem constantes recalibrações durante a vida do indivíduo conforme as experiências e o aprendizado. O Modelo de Associação de Imagética Multimodal propõe que a imagética auditiva atua como priming da imagética motora e vice-versa, de forma que a habilidade de criar imagens mentais do material a ser entoado seria essencial para a acurácia na imitação vocal. Este trabalho pretende verificar se a imagética auditiva (avaliada por meio de medidas subjetivas de controle e nitidez) se relaciona a um melhor desempenho em tarefas de imitação vocal (avaliada por meio da acurácia na afinação em termos de desvios da frequência fundamental – F0), e se há associações entre essas medidas e índices de musicalidade. Para isso, foram elaborados dois experimentos. No Experimento 1, realizado no Laboratório de Cognição Humana da Universidade Federal do ABC, 27 participantes ouviram e vocalizaram 20 melodias de diferentes contextos musicais (tonal e atonal) em duas condições: após intervalo de quatro segundos de silêncio para mentalizar a melodia escutada e após tarefa distratora. Observou-se que a acurácia na tarefa de imitação vocal foi maior após a tarefa distratora, com menores desvios de F0 (p = 0.027), e que o nível de musicalidade é um dos fatores associados a maior nitidez na imagética. No Experimento 2, realizado por meio de plataforma online, os participantes executaram uma tarefa de imitação vocal de 30 melodias (em contextos maior, menor e atonal) em duas condições: após intervalo de quatro segundos de silêncio para mentalizar a melodia escutada (como no Experimento 1) e com vocalização imediatamente após a escuta. Participaram 132 voluntários não-cantores, cantores amadores e cantores profissionais. Observou-se que o desempenho geral na tarefa de imitação vocal foi melhor nos três grupos, com menores desvios de Fo, na condição sem tempo de mentalização (Z = 1032.0, p<0.001). Houve diferença significativa entre os contextos tonal e atonal (Q = 11.58, p = 0.003) com análise post-hoc indicando diferenças significativas entre os contextos maior e menor (p = 0.002) e entre os contextos maior e atonal (p = 0.042). Observou-se também uma correlação moderada entre habilidade de imagética e acurácia na afinação (menores desvios de F0; ?= - 0.368), além de correlações significativas entre habilidades perceptuais e subsescala de controle da imagética (? = 0.562). Entendemos que a exposição à música e a experimentação vocal, ainda que não-formal, contribui para atualizar os modelos internos facilitando a integração sensório-motora e consequente habilidade em imitar melodias e que o treinamento de mentalizações nítidas deve estar acompanhado de bons modelos para poder ser efetivo.Singing is a highly complex activity that involves several cognitive processes, among which sensorimotor integration stands out. In addition, it requires the constant updating of internal models – non-static models that represent the body's interactions with the external environment and that undergo constant recalibration during the individual's life according to experiences and learning. The Multimodal Imagery Association Model proposes that auditory imagery acts as priming for motor imagery, and vice versa, so that the ability to create mental images of the material to be sung would be essential for accuracy in vocal imitation. This study aims to verify whether auditory imagery (assessed through subjective measures of control and vividness) is related to better performance in vocal imitation tasks (assessed through accuracy in pitch in terms of fundamental frequency – F0 deviations), and whether there are associations between these measures and musicality indices. For these purposes, two experiments were carried out. In Experiment 1, conducted at the Human Cognition Laboratory of the Universidade Federal do ABC, 27 participants listened to and vocalized 20 melodies from different musical contexts (tonal and atonal) in two conditions: after a short silence time interval (4 seconds) – in which participant should mentalize the heard melody – and after a distractor task. It was observed that the accuracy in the vocal imitation task was higher after the distractor task, with smaller F0 deviations (p=0.027), and that the level of musicality is one of the factors associated with greater vividness in imagery. In Experiment 2, carried out through an online platform, participants performed a task of vocal imitation of 30 melodies (in major, minor, and atonal contexts) in two conditions: after a short silence time interval (4 seconds) to mentalize the heard melody (as in Experiment 1) and immediately after listening to the melody. 132 volunteers (non-singers, amateur singers, and professional singers) participated in this experiment. Our findings indicate that the performance in the vocal imitation task was better in the three groups, with smaller F0 deviations, in the condition without mentalization time (Z = 1032.0, p < 0.001). There was a significant difference between tonal and atonal contexts (Q = 11.58, p = 0.003) post-hoc analysis indicating significant differences between major and minor contexts (p = 0.002) and between major and atonal contexts (p = 0.042). There was also a moderate correlation between imagery skills and accuracy in tuning (smaller F0 deviations; ? = -0.368). We also found significant correlations between perceptual abilities and imagery control (? = 0.562). We conclude that exposure to music and vocal experimentation, even in non-formal contexts, contributes to the updating of internal models, facilitating sensorimotor integration and the consequent ability to imitate melodies, and that the training of clear mentalization must be accompanied by good internal models to be able to be effective.Vanzella, Patrícia MariaSato, João RicardoAmorim, Glaucia Lais SalomaoJanzen, Thenille BraunUniversidade Federal do ABCSilva, Mariana Moga De Moura E2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125478http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125478&midiaext=81046Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=125478porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T09:36:16Zoai:BDTD:125478Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T09:36:16Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
title Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
spellingShingle Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
Silva, Mariana Moga De Moura E
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA
INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA
MODELOS INTERNOS
ACURÁCIA NO CANTO
IMAGÉTICA
COGNITIVE NEUROSCIENCES
SENSORY-MOTOR INTEGRATION
INTERNAL MODELS
SINGING ACCURACY
IMAGERY
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO
title_short Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
title_full Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
title_fullStr Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
title_full_unstemmed Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
title_sort Acurácia na afinação do canto : um estudo sobre modelos internos e imagética
author Silva, Mariana Moga De Moura E
author_facet Silva, Mariana Moga De Moura E
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vanzella, Patrícia Maria
Sato, João Ricardo
Amorim, Glaucia Lais Salomao
Janzen, Thenille Braun
Universidade Federal do ABC
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Moga De Moura E
dc.subject.por.fl_str_mv NEUROCIÊNCIA COGNITIVA
INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA
MODELOS INTERNOS
ACURÁCIA NO CANTO
IMAGÉTICA
COGNITIVE NEUROSCIENCES
SENSORY-MOTOR INTEGRATION
INTERNAL MODELS
SINGING ACCURACY
IMAGERY
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO
topic NEUROCIÊNCIA COGNITIVA
INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA
MODELOS INTERNOS
ACURÁCIA NO CANTO
IMAGÉTICA
COGNITIVE NEUROSCIENCES
SENSORY-MOTOR INTEGRATION
INTERNAL MODELS
SINGING ACCURACY
IMAGERY
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO
description Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Patricia Maria Vanzella
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125478
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125478&midiaext=81046
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=125478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117 f : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994605280100352