Dialética da experiência : fruição e cotidianidade em luta na ocupação cambridge

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cardoso, Adriano Parra
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118286
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Silvia Helena Facciolla Passarelli
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spelling Dialética da experiência : fruição e cotidianidade em luta na ocupação cambridgeCULTURAEXPERIÊNCIACOTIDIANOOCUPAÇÕES POR MORADIADIALÉTICACULTUREEXPERIENCEHOUSINGDIALECTICPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Silvia Helena Facciolla PassarelliCoorientador: Prof. Dr. Francisco de Assis ComarúDissertação (Mestrado) . Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território, São Bernardo do Campo, 2019.Como parte integrante da problemática da cultura contemporânea em seus desdobramentos urbanos, a questão da moradia revela-nos os limites de organização da vida cotidiana. Sob a égide do capital monopolista-financeiro e suas condições de acumulação flexível no Brasil, essa questão tem assumido relevância política a partir do fenômeno das ocupações de edifícios abandonados nos grandes centros urbanos. Tal fenômeno expressa a disputa entre os interesses econômicos e especulativos do mercado imobiliário e as demandas habitacionais de certas franjas das classes trabalhadoras em situação de precariedade social. No bojo dessa querela, surge a Ocupação Cambridge no Centro da cidade de São Paulo, cuja singularidade não se encontra apenas em sua importância política para os temas do habitat e da luta urbana dos movimentos sociais, mas também pela efervescência cultural que tem apresentado nos últimos anos. Sob a coordenação do MSTC (Movimento dos Sem-Teto do Centro), essa ocupação tem sido palco de inúmeras atividades culturais e recreativas promovidas pela cooperação entre o movimento e diversos agentes da sociedade civil. Local da rodagem do filme Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, suas dependências têm promovido o contato direto entre os moradores da ocupação e seus visitantes, estabelecendo assim um diálogo possível. Sob tais circunstâncias, esta investigação procura compreender em que medida tais condições propiciadas pela ocupação interferem no desenvolvimento das práticas artístico-culturais e recreativas de seus moradores. O objetivo não é a busca por um inventário detalhado sobre as práticas por eles realizadas, mas, a partir delas e em interação com a urbanidade do Centro de São Paulo, compreender os processos que permitem sua efetivação. Para isso, recorremos ao pensamento dialético marxiano e sua metodologia, a fim de nos revelar as mediações que levam os moradores à concretização do ato de fruição. Nesse sentido, propomos como percurso investigativo três níveis de análise capazes de inserir a vivência cotidiana dos moradores ao contexto social no qual é engendrada. Partindo das tendências universais próprias da problemática da cultura e suas condições gerais de materialização no cotidiano paulistano e sua centralidade, chegamos ao contexto particular das dinâmicas culturais da Ocupação Cambridge e sua cotidianidade em luta. Sendo assim, tal investigação nos mostra que o ato de fruição dos moradores não se resume à vivência ao edifício, mas abarca ainda um último nível de concreção: as experiências anteriormente adquiridas que motivam, enfim, sua própria fruição.As an integral part of the problem of contemporary culture in its urban developments, the housing question reveals the limits of the organization of everyday life. Under the aegis of monopoly-financial capital and its conditions of flexible accumulation in Brazil, this issue has assumed political relevance from the phenomenon of occupations of abandoned buildings in large urban centers. Such phenomenon expresses the dispute between the economic and speculative interests of the real estate market and the housing demands of certain fringes of the working classes in a situation of social precariousness. At the heart of this quarrel is the Ocupação Cambridge in the Center of São Paulo, whose uniqueness lies not only in its political importance for the themes of habitat and urban struggle of social movements, but also for the cultural effervescence it has presented in recent years. Under the coordination of the MSTC, the occupation has been the scene of numerous artistic cultural and recreational activities promoted by the cooperation between the movement and various agents of civil society. Filming location of the movie Era o Hotel Cambridge, by Eliane Caffé, its premises have promoted the direct contact between the inhabitants of the occupation and its visitors, thus establishing a possible dialogue. Under such circumstances, this research seeks to understand to what extent such conditions propitiated by the occupation interfere in the development of the cultural and recreational practices of its residents. The objective is not to search for a detailed inventory of the practices they carry out, but, from them and in interaction with the urbanity of the Center of São Paulo, to understand the processes that allow their accomplishment. In order to do this, we have recourse to marxian dialectical thinking and its methodology in order to reveal the mediations that lead the inhabitants to the realization of the act of fruition. In this sense, we propose as an investigative course three levels of analysis capable of inserting the daily experience of the residents to the social context in which it is generated. Starting from the universal tendencies of the problematic of culture and its general conditions of materialization in the São Paulo daily life and its centrality, we come to the particular context of the cultural dynamics of the Ocupação Cambridge and its daily struggle. Thus, such investigation shows us that the act of fruition of the residents is not limited to the experience of the building, but also includes a last level of concreteness: the experiences previously acquired that ultimately motivate their own enjoyment.Passarelli, Silvia Helena FacciollaComarú, Franscisco de AssisSilva, Gerardo AlbertoRizek, Cibele SalibaCardoso, Adriano Parra2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf345 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118286http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118286&midiaext=77469http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=118286&midiaext=77468Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=118286porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-30T21:05:38Zoai:BDTD:118286Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2019-10-30T21:05:38Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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