Representações do caldeirão do Beato José Lourenço na Literatura de Cordel: leituras comparativas
Ano de defesa: | 2012 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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www.teses.ufc.br
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Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo cotejar as representações do Caldeirão do beato José Lourenço na literatura de cordel através de um corpus constituído para esta pesquisa. Dos dezesseis folhetos catalogados, oito foram analisados e são distribuídos cronologicamente entre os anos de 1935 e 1992. No decorrer desse período se insinuaram três décadas de silêncio da poética popular sobre o fenômeno. Destarte, conjecturações acerca das narrativas foram tecidas sem juízos de valor ou buscas pelas verdades, e sim estabelecendo entre elas relações de verossimilhança e “efeito de real”, conforme apontado por Roland Barthes e Antoine Compagnon (1999). A apreciação se deu pela forma através da qual o poeta cordelista (re)criou sua história sobre o Caldeirão, de modo a compará-la à luz dos aspectos considerados por ele determinantes, como por exemplo: a religião, a política, a sociedade, a história, a cultura, o misticismo ou outros textos. Constatamos ainda que a época escolhe suas verdades e o poeta as desenvolve, confirmando a sentença balizada por Antonio Candido (2006), na qual texto e contexto são indissociáveis. De modo que temos relatos pautados em aspectos determinados, prevalecendo entre as representações o modelo de “benfeitorias” experimentado por José Lourenço e sua comunidade no início do século XX. Diante disso, a história do Caldeirão vem sendo elaborada, fundamentada, por vezes refutada, e não concluída, visto que está em construção também, por uma geração de cordelistas que “inventa” o seu Caldeirão, seguindo a perspectiva de presente em relação ao passado, em acordo com Durval Muniz (1999) |
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Representações do caldeirão do Beato José Lourenço na Literatura de Cordel: leituras comparativasReprésentations du Caldeirão du Beato José Lourenço dans la littérature de cordel:lectures comparativesLittérature de cordel. Caldeirão. Beato José Lourenço. ReprésentationsLiteratura de cordel brasileira – Cariri (CE)Silva, José Lourenço Gomes da, 1870-1946 – História e críticaMessianismo – Cariri (CE)A presente dissertação tem como objetivo cotejar as representações do Caldeirão do beato José Lourenço na literatura de cordel através de um corpus constituído para esta pesquisa. Dos dezesseis folhetos catalogados, oito foram analisados e são distribuídos cronologicamente entre os anos de 1935 e 1992. No decorrer desse período se insinuaram três décadas de silêncio da poética popular sobre o fenômeno. Destarte, conjecturações acerca das narrativas foram tecidas sem juízos de valor ou buscas pelas verdades, e sim estabelecendo entre elas relações de verossimilhança e “efeito de real”, conforme apontado por Roland Barthes e Antoine Compagnon (1999). A apreciação se deu pela forma através da qual o poeta cordelista (re)criou sua história sobre o Caldeirão, de modo a compará-la à luz dos aspectos considerados por ele determinantes, como por exemplo: a religião, a política, a sociedade, a história, a cultura, o misticismo ou outros textos. Constatamos ainda que a época escolhe suas verdades e o poeta as desenvolve, confirmando a sentença balizada por Antonio Candido (2006), na qual texto e contexto são indissociáveis. De modo que temos relatos pautados em aspectos determinados, prevalecendo entre as representações o modelo de “benfeitorias” experimentado por José Lourenço e sua comunidade no início do século XX. Diante disso, a história do Caldeirão vem sendo elaborada, fundamentada, por vezes refutada, e não concluída, visto que está em construção também, por uma geração de cordelistas que “inventa” o seu Caldeirão, seguindo a perspectiva de presente em relação ao passado, em acordo com Durval Muniz (1999)Cette dissertation a comme objectif l’étude comparative des représentations du Caldeirão du Beato José Lourenço dans la littérature de cordel, à partir d’un corpus constitué à cette fin. Des seize titres répertoriés, huit ont été analysés. Leurs dates de publication suivent une chronologie qui s’étend de 1935 à 1992. Au cours de cette période, il s’est écoulé trois décennies pendant lesquelles la poétique populaire a fait silence sur le phénomène en question.Soulignons que les hypothèses que nous avons élaborées sur les récits narratifs se tiennent à l’écart des jugements de valeur ou des quêtes de vérités, cherchant plutôt à établir entre les textes des relations de vraisemblance et d’“effet de réel”, tel que le conçoivent Roland Barthes et Antoine Compagnon (1999). Notre appréciation porte essentiellement sur la forme choisie par le poète de cordel pour recréer son histoire du Caldeirão et vise à mettre en lumière les éléments que celui-ci a considérés déterminants pour l’élaboration de son oeuvre: la religion, la politique, la société, l’histoire, la culture, le mysticisme entre autres. Nous avons constaté que chaque époque élit ses vérités et que le poète les développe, confirmant ainsi la sentence formulée par Antonio Candido (2006), selon laquelle texte et contexte sont indissociables. De cette façon, nous sommes en présence de rapports fondés sur des aspects déterminés de l’expérience menée par José Lourenço et sa communauté au début du xxème siècle, parmi lesquels prévaut le modèle des oeuvres réalisées au bénéfice de cette dernière. Finalement, nous pouvons affirmer que l’histoire de Caldeirão est encore en élaboration, argumentée, réfutée et non achevée, étant donné qu’elle est en construction dans l’oeuvre d’une génération de cordelistas qui invente son Caldeirão, selon la perspective du présent en relation avec le passé, en accord avec Durval Muniz (1999).www.teses.ufc.brKunz, Martine SuzanneSantos, Ana Cláudia Veras2014-05-20T13:26:02Z2014-05-20T13:26:02Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Ana Cláudia Veras. Representações do caldeirão do Beato José Lourenço na Literatura de Cordel: leituras comparativas. 2012. 173f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8110porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-15T19:20:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/8110Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:52.035221Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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A presente dissertação tem como objetivo cotejar as representações do Caldeirão do beato José Lourenço na literatura de cordel através de um corpus constituído para esta pesquisa. Dos dezesseis folhetos catalogados, oito foram analisados e são distribuídos cronologicamente entre os anos de 1935 e 1992. No decorrer desse período se insinuaram três décadas de silêncio da poética popular sobre o fenômeno. Destarte, conjecturações acerca das narrativas foram tecidas sem juízos de valor ou buscas pelas verdades, e sim estabelecendo entre elas relações de verossimilhança e “efeito de real”, conforme apontado por Roland Barthes e Antoine Compagnon (1999). A apreciação se deu pela forma através da qual o poeta cordelista (re)criou sua história sobre o Caldeirão, de modo a compará-la à luz dos aspectos considerados por ele determinantes, como por exemplo: a religião, a política, a sociedade, a história, a cultura, o misticismo ou outros textos. Constatamos ainda que a época escolhe suas verdades e o poeta as desenvolve, confirmando a sentença balizada por Antonio Candido (2006), na qual texto e contexto são indissociáveis. De modo que temos relatos pautados em aspectos determinados, prevalecendo entre as representações o modelo de “benfeitorias” experimentado por José Lourenço e sua comunidade no início do século XX. Diante disso, a história do Caldeirão vem sendo elaborada, fundamentada, por vezes refutada, e não concluída, visto que está em construção também, por uma geração de cordelistas que “inventa” o seu Caldeirão, seguindo a perspectiva de presente em relação ao passado, em acordo com Durval Muniz (1999) |
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