Escola, gênero e masculinidades – é possível fazer uma escola que debata as diferenças?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Janiê Lidia Maia Cunha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69636
Resumo: Studies on masculinities still do not constitute a large number of articles and debate groups on the subject, although we witnessed the emergence of great researchers in the late 1980s on the subject, we observed that the mistake persists of relating Gender Studies only as studies of gender. women, given that gender is a relational concept; and this mistake generates research in a single sphere of the genre. This research goes beyond the traditional sphere of gender and seeks to analyze, conceptualize and relate about masculinities, specifically how masculinities are debated at school. The objective of this work is a sociological attempt to understand the symbolic, cultural and institutional mechanisms of analyzing masculine perceptions in society and how they are perpetuated in the school environment. The research methodology was the questionnaires applied by the students of the school institution EEEP MARLY FERREIRA MARTINS for each professionalizing course offered by that institution, the literary sources on the imaginary and history of masculinity, scientific articles, student testimonials and information derived from the observations in the school. This research is structured in three parts: the first part is about a brief genesis on gender; the second part presents the school, gender and masculinities – the locus of research; the third part is led by interventions and results. This study resulted in a product to be used in Sociology classes - a lesson plan produced for high school Sociology teachers - respecting the characteristics of Sociology teaching, such as denaturalization, debate and the sociological perspective. From this result, we can conclude that it is more than necessary for studies on men (masculinities) to be structured within the school, through textbooks, classroom debate, BNCC and the political pedagogical project of each school system
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The objective of this work is a sociological attempt to understand the symbolic, cultural and institutional mechanisms of analyzing masculine perceptions in society and how they are perpetuated in the school environment. The research methodology was the questionnaires applied by the students of the school institution EEEP MARLY FERREIRA MARTINS for each professionalizing course offered by that institution, the literary sources on the imaginary and history of masculinity, scientific articles, student testimonials and information derived from the observations in the school. This research is structured in three parts: the first part is about a brief genesis on gender; the second part presents the school, gender and masculinities – the locus of research; the third part is led by interventions and results. This study resulted in a product to be used in Sociology classes - a lesson plan produced for high school Sociology teachers - respecting the characteristics of Sociology teaching, such as denaturalization, debate and the sociological perspective. From this result, we can conclude that it is more than necessary for studies on men (masculinities) to be structured within the school, through textbooks, classroom debate, BNCC and the political pedagogical project of each school systemOs estudos sobre masculinidades ainda não constituem uma grande leva de artigos e grupos de debates sobre, apesar de presenciarmos o surgimento de grandes pesquisadores no fim da década de 1980 acerca do tema, observamos que persiste o engano de relacionar Estudos de Gênero somente como estudos de mulheres, sendo que gênero é um conceito relacional; e esse engano gera pesquisas em uma única esfera do gênero. Esta pesquisa vai além da esfera tradicional de gênero e buscar analisar, conceituar e relacionar sobre as masculinidades, especificamente como as masculinidades são debatidas na escola. O objetivo deste trabalho é uma tentativa sociológica de se entender os mecanismos simbólicos, culturais e institucionais de analisar as percepções masculinas na sociedade e como elas se perpetuam no ambiente escolar. A metodologia da pesquisa foram os questionários aplicados pelos os alunos da instituição escolar EEEP MARLY FERREIRA MARTINS para cada curso profissionalizante ofertada pela referida instituição, as fontes literárias sobre o imaginário e história da masculinidade, artigos científicos, depoimentos dos alunos e informações derivadas das observações na escola. Esta pesquisa está estruturada em três partes: a primeira parte constitui sobre uma breve gênese sobre gênero; a segunda parte apresento a escola, gênero e as masculinidades – o locus da pesquisa; a terceira parte é capitaneada pelas intervenções e resultados. Este estudo obteve como resultado um produto para ser utilizado nas aulas de Sociologia – um plano de aula produzido para os professores da disciplina de Sociologia do ensino médio – respeitando as características do ensino de Sociologia, tais como a desnaturalização, o debate e o olhar sociológico. A partir deste resultado podemos concluir que é mais do que necessário que os estudos sobre homens (masculinidades) sejam estruturados dentro da escola, através dos livros didáticos, do debate em sala de aula, da BNCC e do projeto político pedagógico de cada rede de ensino.Lopes, Monalisa SoaresSantos, Janiê Lidia Maia Cunha2022-12-05T18:21:36Z2022-12-05T18:21:36Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Janiê Lidia Maia Cunha. Escola, gênero e masculinidades – é possível fazer uma escola que debata as diferenças? Orientadora: Monalisa Soares Lopes. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federaldo Ceará, Fortaleza, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69636porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-05T18:35:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/69636Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:25.205566Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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