Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gomes, Maria Socorro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: www.teses.ufc.br
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6012
Resumo: GOMES, Maria Socorro. Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno. 2013. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013
id UFC-7_ca46eca8869e9e8256334c23844aeb49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/6012
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. AdornoMimesis, education and teaching practice in Theodor W. AdornoReflexão (Filosofia)Prática de EnsinoMimeseAdorno,Theodor W.,1903-1969 - Crítica e interpretaçãoAdorno,Theodor W.,1903-1969 - Contribuições em educaçãoEducação - FilosofiaGOMES, Maria Socorro. Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno. 2013. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013The difficulties of education in fulfilling its tasks have been intensified day by day. We venture to say that it happens not for taking into consideration the hypothesis that individuals are suffering from some degree of irrationality, i.e. they do not always act according to reason, and that, as Adorno emphasizes, they do not escape from their authoritarian moment, when an individual acts in accordance with his interests, managing to forget other people’s rights. In view of this, the central focus of the dissertation is to examine the relationship between mimesis, education and teaching practice in Theodor W. Adorno. That is, the goal is to explain how the phenomenon of mimesis can act on teaching practice and how it can influence education, developing abusive behavior both in students and in teachers. This is a literature search, since it is designed according to published materials, consisting mainly of books and articles. It is based on critical theory under a dialectical-negative approach. At first the paper discusses the interrelationship of the concepts of mimesis and Clarification relying on the book Dialética do Esclarecimento. In the second stage of the work, the purpose is to address the relevance of mimesis in the educational process with support in the concepts of semi-erudition (Halbbildung) and cultural industry (Kulturindustrie). In the third stage of the research is shown how the relationship between mimesis and teaching practice and its philosophical implications in the educational-training process are made. Although the philosopher does not offer a position that fully meets the practical requirements because he said education is immersed in ambiguities that hinder closed positioning, the results of the research indicate the need to rethink education in its subjective aspects. They also indicated that teachers’ actions can be presented as mimetic behavior as they disseminate the practices of the dominant ideology favoring the maintenance of an education faced almost exclusively to the work force, requiring a posture of defiance and resistance on the part of both students and teachers and that therefore the policy initiative should be part of the routine practice of every teacher who needs the unconditional support of those who dream up the educational reforms so that they walk the wrong way to the ideological and political forms of domination and configurations of economic and political-cultural unfamiliarity and social alienation.A cada dia se intensificam as dificuldades da educação em cumprir sua tarefa. Arriscamo-nos em dizer que isto acontece por não ser levada em consideração a hipótese de que os indivíduos são portadores de certo grau de irracionalidade, ou seja, nem sempre agem segundo a razão, e esta, como acentua Adorno, não escapa de seu momento autoritário, quando um indivíduo age conforme interesses particulares, esquecendo-se dos direitos dos outros. Em vista disso, o foco central destadissertação consiste em analisara articulação entre a mímesis, a educação e a prática docente em Theodor W. Adorno. Ou seja, o objetivo é explanarcomo o fenômeno da mímesis pode atuar na prática docente ecomo podeinfluenciar na educação,desenvolvendo comportamentos abusivos tanto nos alunos como nos professores.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois é elaborada com baseem materiais publicados, constituindo-se principalmente de livros e artigos.Ampara-se na teoria crítica sob uma abordagem dialético-negativa. No primeiro momento do trabalho discute-se a inter-relação dos conceitos de Esclarecimento e mímesis apoiando-se na obra Dialética do Esclarecimento. No segundo momento do trabalho a finalidade é abordar a relevância da mímesis no processo educativo com arrimo nos conceitos de semiformação (Halbbildung) e indústria cultural(Kulturindustrie). No terceiro momento do trabalho vê-se comose dá a relação entre a mímesis e a prática docentee suas implicações filosófico-educacionais no processo formativo.Embora o filósofo não ofereça uma posição que satisfaça inteiramente as exigências práticas, pois segundo ele a educação está imersa em ambigüidades que dificultam um posicionamento fechado, os resultados da pesquisa indicaram a necessidade de repensar a educação em seus aspectos subjetivos. Indicaram também que a iniciativa política deve fazer parte da prática cotidiana de cada professor, que necessita do auxílio incondicional dos que pensam as reformas educativas para que estas caminhem à contrapelo das formas ideológicas e políticas de dominação e das configurações econômicas e político-culturais de estranhamento e de reificação social.www.teses.ufc.brRech, Hildemar LuizGomes, Maria Socorro2013-10-03T17:22:36Z2013-10-03T17:22:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, M. S.; Rech, H. L. (2013)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6012porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-21T14:18:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/6012Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:03.117718Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
Mimesis, education and teaching practice in Theodor W. Adorno
title Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
spellingShingle Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
Gomes, Maria Socorro
Reflexão (Filosofia)
Prática de Ensino
Mimese
Adorno,Theodor W.,1903-1969 - Crítica e interpretação
Adorno,Theodor W.,1903-1969 - Contribuições em educação
Educação - Filosofia
title_short Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
title_full Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
title_fullStr Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
title_full_unstemmed Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
title_sort Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno
author Gomes, Maria Socorro
author_facet Gomes, Maria Socorro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rech, Hildemar Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Socorro
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão (Filosofia)
Prática de Ensino
Mimese
Adorno,Theodor W.,1903-1969 - Crítica e interpretação
Adorno,Theodor W.,1903-1969 - Contribuições em educação
Educação - Filosofia
topic Reflexão (Filosofia)
Prática de Ensino
Mimese
Adorno,Theodor W.,1903-1969 - Crítica e interpretação
Adorno,Theodor W.,1903-1969 - Contribuições em educação
Educação - Filosofia
description GOMES, Maria Socorro. Mímesis, educação e prática docente em Theodor W. Adorno. 2013. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-03T17:22:36Z
2013-10-03T17:22:36Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gomes, M. S.; Rech, H. L. (2013)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6012
identifier_str_mv Gomes, M. S.; Rech, H. L. (2013)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813027799137517568