O processo de mediação pedagógica de leitura de narrativas literárias.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Amanda Paula Silva.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16784
Resumo: Ao estarmos inseridos em uma sociedade grafocêntrica, a leitura de textos, inclusive dos literários, torna-se elemento indispensável para diversos momentos no nosso cotidiano. No entanto, as práticas de leitura desenvolvidas atualmente em salas de aula, por vezes, pouco contribuem para formação de leitores capazes de construir sentido para o lido e de se posicionar frente a ele. Diante desse contexto, discutimos, nesta pesquisa, como a leitura de narrativas literárias e o uso consciente e sistematizado das estratégias de leitura, realizado pelo professor, contribuem para o processo de formação leitora, bem como para a imprescindível relação dialógica entre mediador, leitor e texto. Nesse sentido, buscamos investigar como ocorre o processo de mediação de leitura de narrativas literárias, em turmas do 3º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, focando nossa atenção nas estratégias leitoras das quais os professores lançam mão para formar os alunos-leitores, observando, além disso, a escolha das atividades e a elaboração de planos de aulas, nos quais o trabalho com a leitura é contemplado. Com tal proposta, pretendemos contribuir para ampliar os estudos na direção de conhecer como professores dos anos iniciais promovem a mediação leitora de seus alunos, destacando o fato de que é nessa fase que se forma a base das habilidades leitoras. A pesquisa aqui apresentada utilizou-se do método de investigação qualitativo, a partir de um estudo de caso com caráter descritivo interpretativo. Os instrumentos para coleta dos dados foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental das fontes do agir docente. Fundamentamos nossas reflexões em autores cujo aporte teórico permite uma reflexão a respeito da importância da leitura de narrativas literárias na formação de leitores e da importância da mediação sistematizada nesse processo, bem como da imprescindível relação dialógica entre mediador, leitor e texto. Diante dos dados analisados, é possível apresentarmos duas versões distintas de mediação pedagógica de leitura, as quais resultam de diferentes formas de conceber o sujeito aprendiz e o mundo que o cerca. Os resultados do estudo apontam que P1 apresenta uma ação mediadora mais impositiva, recorre pouco às estratégias de leitura e baseia suas atividades de compreensão em questões superficiais sobre o texto. Já P2 se utiliza de muitas estratégias leitoras durante suas ações pedagógicas, apresentando uma mediação mais problematizadora, mas não consegue avançar em questionamentos que levem à extrapolação do texto ou a construção das ideias globais do lido. Evocamos, desse modo, a necessidade de formação continuada, a partir de vivências locais, nas quais o problema seja objeto de reflexão pelas professoras, com base na relação teoria/prática, para favorecer o redirecionamento de suas ações pedagógicas.
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Nesse sentido, buscamos investigar como ocorre o processo de mediação de leitura de narrativas literárias, em turmas do 3º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, focando nossa atenção nas estratégias leitoras das quais os professores lançam mão para formar os alunos-leitores, observando, além disso, a escolha das atividades e a elaboração de planos de aulas, nos quais o trabalho com a leitura é contemplado. Com tal proposta, pretendemos contribuir para ampliar os estudos na direção de conhecer como professores dos anos iniciais promovem a mediação leitora de seus alunos, destacando o fato de que é nessa fase que se forma a base das habilidades leitoras. A pesquisa aqui apresentada utilizou-se do método de investigação qualitativo, a partir de um estudo de caso com caráter descritivo interpretativo. Os instrumentos para coleta dos dados foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental das fontes do agir docente. Fundamentamos nossas reflexões em autores cujo aporte teórico permite uma reflexão a respeito da importância da leitura de narrativas literárias na formação de leitores e da importância da mediação sistematizada nesse processo, bem como da imprescindível relação dialógica entre mediador, leitor e texto. Diante dos dados analisados, é possível apresentarmos duas versões distintas de mediação pedagógica de leitura, as quais resultam de diferentes formas de conceber o sujeito aprendiz e o mundo que o cerca. Os resultados do estudo apontam que P1 apresenta uma ação mediadora mais impositiva, recorre pouco às estratégias de leitura e baseia suas atividades de compreensão em questões superficiais sobre o texto. Já P2 se utiliza de muitas estratégias leitoras durante suas ações pedagógicas, apresentando uma mediação mais problematizadora, mas não consegue avançar em questionamentos que levem à extrapolação do texto ou a construção das ideias globais do lido. Evocamos, desse modo, a necessidade de formação continuada, a partir de vivências locais, nas quais o problema seja objeto de reflexão pelas professoras, com base na relação teoria/prática, para favorecer o redirecionamento de suas ações pedagógicas.As we are inserted in a graphocentric society, reading texts, including literary ones, becomes an indispensable element for different moments in our daily lives. However, the reading practices currently developed in classrooms sometimes contribute little to the formation of readers able to build meaning for the read and to position themselves in front of it. Given this context, we discuss, in this research, how the reading of literary narratives and the conscious and systematic use of reading strategies, carried out by the teacher, contribute to the process of reading formation, as well as to the essential dialogical relationship between mediator, reader and text. In this sense, we seek to investigate how the process of mediation of reading literary narratives occurs, in classes of the 3rd and 5th year of the initial years of Elementary School, focusing our attention on the reader strategies that teachers use to train student-readers, observing, in addition, the choice of activities and the preparation of lesson plans, in which work with reading is contemplated. With this proposal, we intend to contribute to expand the studies in the direction of getting to know how teachers from the early years promote the reading mediation of their students, highlighting the fact that it is in this phase that the basis of the reading skills is formed. The research presented here used the qualitative research method, based on a case study with a descriptive-interpretative character. The instruments for data collection were participant observation, semi-structured interviews and documentary analysis of the sources of teaching activities. We base our reflections on authors whose theoretical support allows a reflection on the importance of reading literary narratives in the formation of readers and the importance of systematized mediation in this process, as well as the essential dialogical relationship between mediator, reader and text. In view of the analyzed data, it is possible to present two different versions of pedagogical mediation of reading, which result from different ways of conceiving the learning subject and the world around him. The results of the study show that P1 presents a more imposing mediating action, makes little use of reading strategies and bases its comprehension activities on superficial questions about the text. P2, on the other hand, uses many reading strategies during its pedagogical actions, presenting a more problematic mediation, but fails to advance in questions that lead to the extrapolation of the text or the construction of the global ideas of the read. We thus evoke the need for continuing education, based on local experiences, in which the problem is the object of reflection by the teachers, based on the theory / practice relationship, in order to favor the redirection of their pedagogical actions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGRAMOS, Fabiana.RAMOS, F.http://lattes.cnpq.br/3523474491236304ROCHA , Sílvia Roberta da Mota.TAVARES, Márcia.CAVALCANTE, Amanda Paula Silva.2020-07-202020-12-21T17:23:22Z2020-12-212020-12-21T17:23:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16784CAVALCANTE, A. P. S. O processo de mediação pedagógica de leitura de narrativas literárias. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-03T17:03:44Zoai:localhost:riufcg/16784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-03T17:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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