Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: OLIVEIRA FILHO, Tarciso Braz de. lattes
Orientador(a): ANDRADE, Nazareno Ferreira. lattes
Banca de defesa: CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans., FONSECA, Keiko Verônica Ono.
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Departamento: Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330
Resumo: Como resultado do recente e rápido crescimento da população urbana, a mobilidade tem emergido como um dos problemas urbanos mais complexos e de rápida evolução no século XXI. Com o advento da Internet das Coisas, gigabytes de dados são gerados diariamente por Sistemas de Transporte Público ao redor do mundo, incluindo registros de GPS e velocidade dos ônibus, além de registros de embarque de passageiros. A despeito desses dados possuírem o potencial de auxiliar na melhoria da mobilidade, a enorme quantidade, dinamicidade e diversidade de dados produzidos por diferentes sistemas com diferentes objetivos e restrições, impõe dificuldades para a integração e análise do mesmo com o fim de ajudar os usuários, operadores e administradores do sistema. Esse estudo aborda esse problema, mais especificamente o de utilizar dados de programação dos ônibus, dados brutos de GPS e dados de cartão de embarque para reconstruir viagens de ônibus a nível de passageiro. São utilizados dados do sistema de ônibus de Curitiba no Brasil para conceber um processo de análise que combine e estenda heurísticas consolidadas encontradas na literatura. Experimentos demonstram a utilidade da solução proposta em dois cenários de aplicações: a) a estimação de uma Matriz de Origem-Destino para usuários de Transporte Público, que foi validada através de uma comparação com uma Pesquisa Origem-Destino realizada recentemente na cidade; e b) uma análise da (in)eficiência da escolha de itinerário do passageiro, realizada contrastando o itinerário escolhido estimado (extraído da reconstrução da viagem) com o conjunto de itinerários disponíveis e viáveis no momento do embarque.
id UFCG_98960e813c83904b3f734ab4070cd096
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6330
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling ANDRADE, Nazareno Ferreira.ANDRADE, N. F.http://lattes.cnpq.br/2729979018100977CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.FONSECA, Keiko Verônica Ono.http://lattes.cnpq.br/5909411094464161OLIVEIRA FILHO, Tarciso Braz de.Como resultado do recente e rápido crescimento da população urbana, a mobilidade tem emergido como um dos problemas urbanos mais complexos e de rápida evolução no século XXI. Com o advento da Internet das Coisas, gigabytes de dados são gerados diariamente por Sistemas de Transporte Público ao redor do mundo, incluindo registros de GPS e velocidade dos ônibus, além de registros de embarque de passageiros. A despeito desses dados possuírem o potencial de auxiliar na melhoria da mobilidade, a enorme quantidade, dinamicidade e diversidade de dados produzidos por diferentes sistemas com diferentes objetivos e restrições, impõe dificuldades para a integração e análise do mesmo com o fim de ajudar os usuários, operadores e administradores do sistema. Esse estudo aborda esse problema, mais especificamente o de utilizar dados de programação dos ônibus, dados brutos de GPS e dados de cartão de embarque para reconstruir viagens de ônibus a nível de passageiro. São utilizados dados do sistema de ônibus de Curitiba no Brasil para conceber um processo de análise que combine e estenda heurísticas consolidadas encontradas na literatura. Experimentos demonstram a utilidade da solução proposta em dois cenários de aplicações: a) a estimação de uma Matriz de Origem-Destino para usuários de Transporte Público, que foi validada através de uma comparação com uma Pesquisa Origem-Destino realizada recentemente na cidade; e b) uma análise da (in)eficiência da escolha de itinerário do passageiro, realizada contrastando o itinerário escolhido estimado (extraído da reconstrução da viagem) com o conjunto de itinerários disponíveis e viáveis no momento do embarque.As a result of the recent and fast rise in urban population, mobility has emerged as one of the most problematic and fast-evolving urban problems of the 21st century. With the advent of the Internet of Things, gigabytes of data are generated every day by Public Transportation Systems around the world, including bus GPS/speed records, and passenger boarding registries. Although this data has the potential to help improve mobility, the vast amount, dynamicity and diversity of data produced by different systems with different goals and constraints poses difficulties to integrate and analyze it and help the system’s users, operators and administrators. This study addresses this problem, more specifically the one of using bus schedule data, raw GPS and smart card records to reconstruct trips at passenger-level. We use data from the Curitiba bus system in Brazil to devise an analysis pipeline that combines and extends consolidated heuristics found in literature. Experiments demonstrate the utility of the proposed solution in two applications scenarios: a) the estimation of an Origin-Destination Matrix for Public Transport users, which was validated by a comparison to a recent Origin-Destination Survey performed in the city; and b) an analysis of the (in)efficiency of passenger itinerary choice, conducted by contrasting the estimated itinerary choice (extracted from trip reconstruction) to the set of available and feasible itineraries at the time of boarding.Submitted by Maria Medeiros (maria.dilva1@ufcg.edu.br) on 2019-08-29T11:47:04Z No. of bitstreams: 1 TARCISO BRAZ DE OLIVEIRA FILHO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdf: 1872963 bytes, checksum: 87ed3cf8f4914f2822f9c5f2715ad487 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-29T11:47:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TARCISO BRAZ DE OLIVEIRA FILHO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdf: 1872963 bytes, checksum: 87ed3cf8f4914f2822f9c5f2715ad487 (MD5) Previous issue date: 2019-02-27Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEICiência da ComputaçãoIntelligent Transportation SystemsPublic TransportationAutomatic Fare CollectionAutomatic Vehicle LocationOrigin- Destination MatrixTransit Usage Performance EvaluationSistemas de Transporte InteligentesTransporte PúblicoColeta Automática de TarifaLocalização Automática de VeículosGTFSMatriz de Origem-DestinoAvaliação da Performance do Uso do TransporteInferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.Inferindo traços de viagem de ônibus no nível do passageiro dados de programação, posicionamento e emissão de bilhetes: métodos e aplicações.2019-02-272019-08-29T11:47:04Z2019-08-292019-08-29T11:47:04Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330OLIVEIRA FILHO, T. B. de. Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisenginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALTARCISO BRAZ DE OLIVEIRA FILHO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfTARCISO BRAZ DE OLIVEIRA FILHO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfapplication/pdf900416http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6330/3/TARCISO+BRAZ+DE+OLIVEIRA+FILHO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+%28PPGCC%29+2019.pdfca14198cb3de7910ba560326da816f9eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6330/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/63302022-03-30 09:08:43.742oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-30T12:08:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inferindo traços de viagem de ônibus no nível do passageiro dados de programação, posicionamento e emissão de bilhetes: métodos e aplicações.
title Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
spellingShingle Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
OLIVEIRA FILHO, Tarciso Braz de.
Ciência da Computação
Intelligent Transportation Systems
Public Transportation
Automatic Fare Collection
Automatic Vehicle Location
Origin- Destination Matrix
Transit Usage Performance Evaluation
Sistemas de Transporte Inteligentes
Transporte Público
Coleta Automática de Tarifa
Localização Automática de Veículos
GTFS
Matriz de Origem-Destino
Avaliação da Performance do Uso do Transporte
title_short Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
title_full Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
title_fullStr Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
title_full_unstemmed Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
title_sort Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications.
author OLIVEIRA FILHO, Tarciso Braz de.
author_facet OLIVEIRA FILHO, Tarciso Braz de.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDRADE, Nazareno Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv ANDRADE, N. F.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2729979018100977
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FONSECA, Keiko Verônica Ono.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5909411094464161
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA FILHO, Tarciso Braz de.
contributor_str_mv ANDRADE, Nazareno Ferreira.
CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
FONSECA, Keiko Verônica Ono.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciência da Computação
topic Ciência da Computação
Intelligent Transportation Systems
Public Transportation
Automatic Fare Collection
Automatic Vehicle Location
Origin- Destination Matrix
Transit Usage Performance Evaluation
Sistemas de Transporte Inteligentes
Transporte Público
Coleta Automática de Tarifa
Localização Automática de Veículos
GTFS
Matriz de Origem-Destino
Avaliação da Performance do Uso do Transporte
dc.subject.por.fl_str_mv Intelligent Transportation Systems
Public Transportation
Automatic Fare Collection
Automatic Vehicle Location
Origin- Destination Matrix
Transit Usage Performance Evaluation
Sistemas de Transporte Inteligentes
Transporte Público
Coleta Automática de Tarifa
Localização Automática de Veículos
GTFS
Matriz de Origem-Destino
Avaliação da Performance do Uso do Transporte
description Como resultado do recente e rápido crescimento da população urbana, a mobilidade tem emergido como um dos problemas urbanos mais complexos e de rápida evolução no século XXI. Com o advento da Internet das Coisas, gigabytes de dados são gerados diariamente por Sistemas de Transporte Público ao redor do mundo, incluindo registros de GPS e velocidade dos ônibus, além de registros de embarque de passageiros. A despeito desses dados possuírem o potencial de auxiliar na melhoria da mobilidade, a enorme quantidade, dinamicidade e diversidade de dados produzidos por diferentes sistemas com diferentes objetivos e restrições, impõe dificuldades para a integração e análise do mesmo com o fim de ajudar os usuários, operadores e administradores do sistema. Esse estudo aborda esse problema, mais especificamente o de utilizar dados de programação dos ônibus, dados brutos de GPS e dados de cartão de embarque para reconstruir viagens de ônibus a nível de passageiro. São utilizados dados do sistema de ônibus de Curitiba no Brasil para conceber um processo de análise que combine e estenda heurísticas consolidadas encontradas na literatura. Experimentos demonstram a utilidade da solução proposta em dois cenários de aplicações: a) a estimação de uma Matriz de Origem-Destino para usuários de Transporte Público, que foi validada através de uma comparação com uma Pesquisa Origem-Destino realizada recentemente na cidade; e b) uma análise da (in)eficiência da escolha de itinerário do passageiro, realizada contrastando o itinerário escolhido estimado (extraído da reconstrução da viagem) com o conjunto de itinerários disponíveis e viáveis no momento do embarque.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T11:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-29
2019-08-29T11:47:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA FILHO, T. B. de. Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330
identifier_str_mv OLIVEIRA FILHO, T. B. de. Inferring passenger-level bus trip traces from schedule, positioning and ticketing data: methods and applications. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6330
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6330/3/TARCISO+BRAZ+DE+OLIVEIRA+FILHO+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+%28PPGCC%29+2019.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/6330/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca14198cb3de7910ba560326da816f9e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799309450712973312