Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: COSTA, Hadassa Araújo.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797
Resumo: Durante o período conhecido como Primeira República o cenário urbano de Campina Grande esteve sujeito a uma série de mudanças rumo à direção do modelo moderno progressista instigado tanto pelo novo governo como pela iminência do novo século que despontava. Essas mudanças somente seriam efetivadas se houvesse pedagogias que cumprissem com o papel de modificar os comportamentos e feições da antiga cidade arcaica com traços provindos dos tempos imperiais e coloniais. O objetivo deste trabalho foi observar através dos meios de comunicação da época, os jornais veiculados no espaço da cidade em questão, como e por meio de quem manifestavam-se os discursos portadores dessa pedagogia, bem como a sua concretização dos espaços e comportamentos pedagogizados nesses conformes. Diante do trajeto proposto nos utilizamos do conceito de Pedagogia da Cidade para problematizar a expressão dos modelos legitimados pelo discurso científico e intelectual para transformação do espaço urbano, e da análise de discurso para interpretação de fontes periódicas jornalísticas restritas ao período de 1888 até 1930. Nosso aporte teórico é Michel de Certeau, quando este considera o espaço urbano enquanto praticado pelos sujeitos que o povoam.
id UFCG_da0d48e8cf1a694f5bcdca6b85e2259b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6797
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.An urbanity under construction: pedagogies of Campina Grande in the times of the first republic.Pedagogia da CidadeRepublicanismoJornaisIntelectuaisPedagogy of the CityRepublicanismNewspapersIntellectualsHistóriaDurante o período conhecido como Primeira República o cenário urbano de Campina Grande esteve sujeito a uma série de mudanças rumo à direção do modelo moderno progressista instigado tanto pelo novo governo como pela iminência do novo século que despontava. Essas mudanças somente seriam efetivadas se houvesse pedagogias que cumprissem com o papel de modificar os comportamentos e feições da antiga cidade arcaica com traços provindos dos tempos imperiais e coloniais. O objetivo deste trabalho foi observar através dos meios de comunicação da época, os jornais veiculados no espaço da cidade em questão, como e por meio de quem manifestavam-se os discursos portadores dessa pedagogia, bem como a sua concretização dos espaços e comportamentos pedagogizados nesses conformes. Diante do trajeto proposto nos utilizamos do conceito de Pedagogia da Cidade para problematizar a expressão dos modelos legitimados pelo discurso científico e intelectual para transformação do espaço urbano, e da análise de discurso para interpretação de fontes periódicas jornalísticas restritas ao período de 1888 até 1930. Nosso aporte teórico é Michel de Certeau, quando este considera o espaço urbano enquanto praticado pelos sujeitos que o povoam.During the period known as First Republic the urban scenario of Campina Grande was subjected to a series of changes towards the direction of the modern progressive model instigated by both the new government and the imminence of the new century that was emerging. These changes would only take effect if there were “pedagogies” that would fulfill the role of modifying the behavior and features of the ancient archaic town with imperial and colonial aspects. The aim of this work is to observe through the media of that time, the newspapers published in the space of the town in question, how and through whom the discourses bearing this “pedagogy” were manifested, as well as their concretization of the “pedagogized” spaces and behaviors. In view of the proposed path, we use the concept of “City Pedagogy” to question the expression of models legitimized by scientific and intellectual discourse for the transformation of urban space, and discourse analysis for the interpretation of periodic journalistic sources restricted to the period from 1888 to 1930. We use the theoretical approach by Michel de Certeau, considering that the urban space as practiced by the subjects who populate it.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786SILVA, Ramsés Nunes e.SILVA, R. N.http://lattes.cnpq.br/7283288442883348SILVA, Keila Queiroz e.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.ANDRADE, Vivian Galdino de.SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda.COSTA, Hadassa Araújo.2019-07-012019-09-06T17:29:44Z2019-09-062019-09-06T17:29:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797COSTA, H. A. Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-27T21:59:59Zoai:localhost:riufcg/6797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-27T21:59:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
An urbanity under construction: pedagogies of Campina Grande in the times of the first republic.
title Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
spellingShingle Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
COSTA, Hadassa Araújo.
Pedagogia da Cidade
Republicanismo
Jornais
Intelectuais
Pedagogy of the City
Republicanism
Newspapers
Intellectuals
História
title_short Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
title_full Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
title_fullStr Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
title_full_unstemmed Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
title_sort Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.
author COSTA, Hadassa Araújo.
author_facet COSTA, Hadassa Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, I. B.
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
SILVA, Ramsés Nunes e.
SILVA, R. N.
http://lattes.cnpq.br/7283288442883348
SILVA, Keila Queiroz e.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
ANDRADE, Vivian Galdino de.
SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Hadassa Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Cidade
Republicanismo
Jornais
Intelectuais
Pedagogy of the City
Republicanism
Newspapers
Intellectuals
História
topic Pedagogia da Cidade
Republicanismo
Jornais
Intelectuais
Pedagogy of the City
Republicanism
Newspapers
Intellectuals
História
description Durante o período conhecido como Primeira República o cenário urbano de Campina Grande esteve sujeito a uma série de mudanças rumo à direção do modelo moderno progressista instigado tanto pelo novo governo como pela iminência do novo século que despontava. Essas mudanças somente seriam efetivadas se houvesse pedagogias que cumprissem com o papel de modificar os comportamentos e feições da antiga cidade arcaica com traços provindos dos tempos imperiais e coloniais. O objetivo deste trabalho foi observar através dos meios de comunicação da época, os jornais veiculados no espaço da cidade em questão, como e por meio de quem manifestavam-se os discursos portadores dessa pedagogia, bem como a sua concretização dos espaços e comportamentos pedagogizados nesses conformes. Diante do trajeto proposto nos utilizamos do conceito de Pedagogia da Cidade para problematizar a expressão dos modelos legitimados pelo discurso científico e intelectual para transformação do espaço urbano, e da análise de discurso para interpretação de fontes periódicas jornalísticas restritas ao período de 1888 até 1930. Nosso aporte teórico é Michel de Certeau, quando este considera o espaço urbano enquanto praticado pelos sujeitos que o povoam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
2019-09-06T17:29:44Z
2019-09-06
2019-09-06T17:29:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797
COSTA, H. A. Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797
identifier_str_mv COSTA, H. A. Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809746060557418496