Análise estatística das propriedades do concreto autoadensável misturado com resíduo de borracha de pneus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: WERDINE, Demarcus lattes
Orientador(a): MELO, Mirian de Lourdes Noronha Motta lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Itajubá
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Materiais para Engenharia
Departamento: IFQ - Instituto de Física e Química
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2497
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da incorporação de resíduos de borracha de pneus (RBP) em diferentes teores e granulometrias, em substituição parcial a areia, nas propriedades físicas e mecânicas do concreto autoadensável. O mercado da construção civil e as inúmeras inovações tecnológicas da área, têm exigido, cada vez mais, materiais que apresentem características especiais, buscando assim, dentre outros benefícios, a melhoria na durabilidade e no desempenho das estruturas. Desta forma, o concreto, principal material de construção utilizado na atualidade e o segundo mais consumido no mundo, tem sido o alvo de muitas pesquisas e experimentos. É notável que o emprego do concreto autoadensável (CAA), vem sendo descrito por muitos pesquisadores como uma grande revolução ocorrida na tecnologia do concreto devido suas características de fluidez e viscosidade além de proporcionar economia de energia durante sua confecção. As diversas formas de utilizar resíduos de borracha de pneus inservíveis na composição do CAA tem sido um assunto bastante explorado em diversas pesquisas da área, sempre buscando o emprego sustentável do resíduo e os benefícios que ele pode proporcionar ao produto final. Para se obter o traço do CAA, esta pesquisa foi baseada no Método de Gomes, e para o melhor empacotamento dos agregados do concreto, utilizou-se o software EMMA (Elkem Materials Mixture Analyzer). Várias misturas foram preparadas com 10%, 30% e 50% de RBP e com granulometrias de dimensões inferiores a 0,6 mm e granulometrias de dimensões entre 0,6 mm e 4,8 mm. No estado fresco, todas as misturas foram submetidas a ensaios que atenderam aos parâmetros exigidos para um CAA. Com objetivo de avaliar o comportamento mecânico dos concretos, também foram realizados, aos 7 e 28 dias, os ensaios no estado endurecido (resistência à compressão axial, esclerometria, módulo de elasticidade estático, absorção por imersão, frequência e fator de amortecimento), bem como, índice de vazios e massa específica dos concretos. Por fim, utilizando a metodologia DOE (Design of Experiments - Planejamento de Experimentos), realizou-se uma análise e foram observados estatisticamente os vários efeitos que o teor e a granulometria do RBP, e o tempo de cura causaram nos resultados dos experimentos. O tempo de cura foi o principal fator estatisticamente significativo para os resultados da frequência natural e do fator de amortecimento. Com relação a resistência à compressão axial e ao módulo de elasticidade estático, o fator de maior influência estatística foi o teor de borracha utilizados nas misturas.
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spelling 2021-07-272021-08-202021-08-22T13:50:31Z2021-08-22T13:50:31Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2497O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da incorporação de resíduos de borracha de pneus (RBP) em diferentes teores e granulometrias, em substituição parcial a areia, nas propriedades físicas e mecânicas do concreto autoadensável. O mercado da construção civil e as inúmeras inovações tecnológicas da área, têm exigido, cada vez mais, materiais que apresentem características especiais, buscando assim, dentre outros benefícios, a melhoria na durabilidade e no desempenho das estruturas. Desta forma, o concreto, principal material de construção utilizado na atualidade e o segundo mais consumido no mundo, tem sido o alvo de muitas pesquisas e experimentos. É notável que o emprego do concreto autoadensável (CAA), vem sendo descrito por muitos pesquisadores como uma grande revolução ocorrida na tecnologia do concreto devido suas características de fluidez e viscosidade além de proporcionar economia de energia durante sua confecção. As diversas formas de utilizar resíduos de borracha de pneus inservíveis na composição do CAA tem sido um assunto bastante explorado em diversas pesquisas da área, sempre buscando o emprego sustentável do resíduo e os benefícios que ele pode proporcionar ao produto final. Para se obter o traço do CAA, esta pesquisa foi baseada no Método de Gomes, e para o melhor empacotamento dos agregados do concreto, utilizou-se o software EMMA (Elkem Materials Mixture Analyzer). Várias misturas foram preparadas com 10%, 30% e 50% de RBP e com granulometrias de dimensões inferiores a 0,6 mm e granulometrias de dimensões entre 0,6 mm e 4,8 mm. 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Com relação a resistência à compressão axial e ao módulo de elasticidade estático, o fator de maior influência estatística foi o teor de borracha utilizados nas misturas.The present work aims to analyze the influence of the incorporation of rubber waste from scrap tires (RWT) in different contents and granulometries, in partial replacement for sand, in the physical and mechanical properties of self-compacting concrete. The civil construction market and the numerous technological innovations in the area have increasingly demanded materials that have special characteristics, thus seeking, among other benefits, the improvement in the durability and performance of the structures. Thus, concrete, the main construction material used today and the second most used in the world, has been the target of many researches and experiments. It is notable that the use of self-compacting concrete (SCC) has been described by many researchers as a major revolution in concrete technology due to its fluidity and viscosity characteristics, besides providing energy savings during its construction. The different ways of using waste rubber from scrap tires in the composition of the SCC has been a subject that has been extensively explored in several researches in the area, always looking for the sustainable use of waste and the benefits that it can provide to the final product. To obtain the SCC trace, this research was based on the Gomes Method, and for the best packaging of concrete aggregates, the EMMA software (Elkem Materials Mixture Analyzer) was used. Several mixtures were prepared with 10%, 30% and 50% of RWT and with particle sizes smaller than 0.6 mm and particle sizes between 0.6 mm and 4.8 mm. In the fresh state, all mixtures were subjected to tests that met the parameters required for an SCC. In order to evaluate the mechanical behavior of concretes, the tests in the hardened state (resistance to axial compression, sclerometry, static elasticity module, immersion absorption, frequency and damping factor) were also performed at 7 and 28 days, as well as, voids index and specific mass of concretes. Finally, using the DOE methodology (Design of Experiments), an analysis was carried out and the various effects that the content and granulometry of the RWT and the curing time caused on the results of the experiments were statistically observed. Curing time was the main statistically significant factor for the results of natural frequency and damping factor. Regarding the resistance to axial compression and the static elasticity module, the factor with the greatest statistical influence was the rubber content used in the mixtures.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Materiais para EngenhariaUNIFEIBrasilIFQ - Instituto de Física e QuímicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICAConcreto autoadensávelResíduo de borracha de pneuPropriedades mecânicasAnálise estatísticaAnálise estatística das propriedades do concreto autoadensável misturado com resíduo de borracha de pneusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMELO, Mirian de Lourdes Noronha Mottahttp://lattes.cnpq.br/7222063849735570GOMES, Guilherme Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4963257858781799http://lattes.cnpq.br/6080319414713542WERDINE, DemarcusWERDINE, Demarcus. Análise estatística das propriedades do concreto autoadensável misturado com resíduo de borracha de pneus. 2021. 151 f. Tese (Doutorado em Materiais para Engenharia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2497/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALTese_2021040.pdfTese_2021040.pdfapplication/pdf4449836https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2497/1/Tese_2021040.pdfcd54cade0a745a4eee48c3fb89ce563bMD51123456789/24972024-04-03 16:33:42.659oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442024-04-03T19:33:42Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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