Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Melo, Cicero David Pereira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5376
Resumo: A strong tendency demonstrated in the studies of the subject in question is the use of the digital technologies of information and communication (TDICs) as tools of support in the process of teaching and learning. The present work aims to analyze the potential of the use of computational tools (simulations and graphing tools) in the teaching of electrostatics. For this, the educational product was constructed aiming at didactic sequences, based on the theory of Significant Learning of David Ausubel, from the PhET Loads and Fields simulation of the University of Colorado. Also, as part of the Product, the material to support the Physics teacher was developed, aiming at the repetition of the activities developed in this research or the elaboration of new activities. The product was applied in E.E.M. Governor Adauto Bezerra de Iguatu-CE, with high school students. The learning outcomes obtained through the pre-test and post-test analysis suggest the effectiveness of the Educational Product, which may lead to the conclusion that the use of TDICs in line with the use of Conceptual Maps in the teaching of Electrostatics demonstrates considerable potentiality
id UFER_172bb1230f8b77797255b81d0d7e3a6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5376
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionaisEletrostáticaTDICCargasElectrostaticsDICTLoadsCamposFieldsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAA strong tendency demonstrated in the studies of the subject in question is the use of the digital technologies of information and communication (TDICs) as tools of support in the process of teaching and learning. The present work aims to analyze the potential of the use of computational tools (simulations and graphing tools) in the teaching of electrostatics. For this, the educational product was constructed aiming at didactic sequences, based on the theory of Significant Learning of David Ausubel, from the PhET Loads and Fields simulation of the University of Colorado. Also, as part of the Product, the material to support the Physics teacher was developed, aiming at the repetition of the activities developed in this research or the elaboration of new activities. The product was applied in E.E.M. Governor Adauto Bezerra de Iguatu-CE, with high school students. The learning outcomes obtained through the pre-test and post-test analysis suggest the effectiveness of the Educational Product, which may lead to the conclusion that the use of TDICs in line with the use of Conceptual Maps in the teaching of Electrostatics demonstrates considerable potentialityUma forte tendência demonstrada nos estudos do tema em questão é o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho visa analisar a potencialidade da utilização de ferramentas computacionais (simulações e ferramentas de construção de gráficos) no ensino de eletrostática. Para tanto, o produto educacional foi construído visando sequências didáticas, fundamentadas na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a partir da simulação Cargas e Campos do PhET da Universidade do Colorado. Também foi elaborado, como parte do Produto, o material de apoio ao professor de Física, visando a repetição das atividades desenvolvidas nesta pesquisa ou a elaboração de novas atividades. O Produto foi aplicado na E.E.M. Governador Adauto Bezerra de Iguatu-CE, com alunos do ensino médio. Os resultados de aprendizagem, obtidos através da análise do pré-teste e pós-teste, sugerem eficácia do Produto Educacional. Isto pode levar a conclusão de que o uso das TDICs, alinhado com a utilização de Mapas Conceituais no ensino de Eletrostática, demontram considerável potencialidadeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaLima, Alexsandro Pereira00858568438http://lattes.cnpq.br/2452557056611320Nunes, Luciana Angélica da Silva83876820391http://lattes.cnpq.br/7723580492405673Gurgel, Gustavo de Oliveira03574307438http://lattes.cnpq.br/1748071367144485Costa, Jefferson Soares da05722704458http://lattes.cnpq.br/9175100603360900Melo, Cicero David Pereira de2020-08-31T01:45:10Z2019-09-192020-08-31T01:45:10Z2018-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Melo (2018) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5376porMELO, Cicero David Pereira de. Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:34:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5376Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:34:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
title Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
spellingShingle Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
Melo, Cicero David Pereira de
Eletrostática
TDIC
Cargas
Electrostatics
DICT
Loads
Campos
Fields
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
title_full Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
title_fullStr Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
title_sort Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais
author Melo, Cicero David Pereira de
author_facet Melo, Cicero David Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Alexsandro Pereira
00858568438
http://lattes.cnpq.br/2452557056611320
Nunes, Luciana Angélica da Silva
83876820391
http://lattes.cnpq.br/7723580492405673
Gurgel, Gustavo de Oliveira
03574307438
http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
Costa, Jefferson Soares da
05722704458
http://lattes.cnpq.br/9175100603360900
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Cicero David Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Eletrostática
TDIC
Cargas
Electrostatics
DICT
Loads
Campos
Fields
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Eletrostática
TDIC
Cargas
Electrostatics
DICT
Loads
Campos
Fields
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description A strong tendency demonstrated in the studies of the subject in question is the use of the digital technologies of information and communication (TDICs) as tools of support in the process of teaching and learning. The present work aims to analyze the potential of the use of computational tools (simulations and graphing tools) in the teaching of electrostatics. For this, the educational product was constructed aiming at didactic sequences, based on the theory of Significant Learning of David Ausubel, from the PhET Loads and Fields simulation of the University of Colorado. Also, as part of the Product, the material to support the Physics teacher was developed, aiming at the repetition of the activities developed in this research or the elaboration of new activities. The product was applied in E.E.M. Governor Adauto Bezerra de Iguatu-CE, with high school students. The learning outcomes obtained through the pre-test and post-test analysis suggest the effectiveness of the Educational Product, which may lead to the conclusion that the use of TDICs in line with the use of Conceptual Maps in the teaching of Electrostatics demonstrates considerable potentiality
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
2019-09-19
2020-08-31T01:45:10Z
2020-08-31T01:45:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Melo (2018) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5376
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Melo (2018) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MELO, Cicero David Pereira de. Uma proposta de ensino de eletrostática no ensino médio auxiliado por ferramentas computacionais. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747951697788928