Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bernardino, Verônica Santana Epifânio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Educação
Centro de Educação
UFES
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufes.br/handle/10/17144
Resumo: The objective of this research is to compare the texts of the National Literacy Policy (PNA) and the Final Report of the Working Group (GT) established by the Chamber of Deputies, entitled Children's Literacy: new paths, in order to understand the conception of language and the concepts of literacy adopted in both documents, as well as the method indicated for adoption in Brazilian schools. It is relevant to analyze these documents and their correlations because our social, political, and historical reality is permeated by intense debates about literacy and its constitutive aspects, both in a theoretical, practical, and methodological bias and in a political-social bias, affecting us positively or negatively in a subjective, collective, and educational scope. Thus, based on the Bakhtinian perspective of language, we take as a presupposition the relevance of dialogue, which constitutes the self and the other in uninterrupted discourses, with dialogue having a political dimension in the construction of people's consciousness, as emphasized by Fiorin (2009). Following this perspective, we conducted a documentary research with a qualitative approach, understanding, through texts/documents, the text as immediate reality (Bakhtin, 2011), how literacy policies were/are being thought and implemented, taking into account the discourses that surround reality and the way literacy has been discussed/dialogued. This contributes to the construction of an excess of vision in relation to the contemporary context, seeking, in social and educational scopes, incessant resistance to possible policies of regression and anti-democracy.
id UFES_69e247e1639cf353084d5af8bd2152ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/17144
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str
spelling Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?title.alternativePolítica Nacional de AlfabetizaçãoRelatórioAlfabetização Infantilsubject.br-rjbnEducaçãoThe objective of this research is to compare the texts of the National Literacy Policy (PNA) and the Final Report of the Working Group (GT) established by the Chamber of Deputies, entitled Children's Literacy: new paths, in order to understand the conception of language and the concepts of literacy adopted in both documents, as well as the method indicated for adoption in Brazilian schools. It is relevant to analyze these documents and their correlations because our social, political, and historical reality is permeated by intense debates about literacy and its constitutive aspects, both in a theoretical, practical, and methodological bias and in a political-social bias, affecting us positively or negatively in a subjective, collective, and educational scope. Thus, based on the Bakhtinian perspective of language, we take as a presupposition the relevance of dialogue, which constitutes the self and the other in uninterrupted discourses, with dialogue having a political dimension in the construction of people's consciousness, as emphasized by Fiorin (2009). Following this perspective, we conducted a documentary research with a qualitative approach, understanding, through texts/documents, the text as immediate reality (Bakhtin, 2011), how literacy policies were/are being thought and implemented, taking into account the discourses that surround reality and the way literacy has been discussed/dialogued. This contributes to the construction of an excess of vision in relation to the contemporary context, seeking, in social and educational scopes, incessant resistance to possible policies of regression and anti-democracy.A pesquisa tem por objetivo comparar os textos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e o Relatório Final do Grupo de Trabalho (GT) constituído pela Câmara do Deputados, intitulado Alfabetização Infantil: novos caminhos, com a finalidade de compreender a concepção de linguagem e os conceitos de alfabetização adotados em ambos os documentos, assim como o método indicado para adoção nas escolas brasileiras. É relevante analisar esses documentos e suas correlações porque nossa realidade social, política e histórica se encontra permeada de intensos debates acerca da alfabetização e seus aspectos constitutivos, tanto em um viés teórico, prático e metodológico quanto em um viés político-social, afetando-nos positiva ou negativamente em âmbito subjetivo, coletivo e educacional. Assim, com base na perspectiva bakhtiniana de linguagem, tomamos como pressuposto a relevância do diálogo, constituidor do eu e do outro, em ininterruptos discursos, tendo o diálogo uma dimensão política na construção da consciência das pessoas, como salientado por Fiorin (2009). Seguindo essa perspectiva, realizamos uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, compreendendo, por meio dos textos/documentos, sendo o texto a realidade imediata (Bakhtin, 2011), de que maneira as políticas de alfabetização foram/estão sendo pensadas e implementadas, levando em consideração os discursos que circundam a realidade e o modo como a alfabetização tem sido discutida/dialogada. Contribui-se assim para a construção do excedente de visão em relação ao contexto contemporâneo, buscando, em âmbitos social e educacional, incessantes resistências frente a possíveis políticas de retrocesso e antidemocráticas.Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em EducaçãoCentro de EducaçãoUFESPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGontijo, Cláudia Maria Mendeshttps://orcid.org/0000-0003-2365-937Xhttp://lattes.cnpq.br/6585693734181022https://orcid.org/0000-0002-2471-2999http://lattes.cnpq.br/6600468153799442Pereira, Bárbara Cortellahttps://orcid.org/0000-0003-4068-6417http://lattes.cnpq.br/6615374490879599Schwartz, Cleonara Mariahttps://orcid.org/0000000344112234http://lattes.cnpq.br/1768605311310158Bernardino, Verônica Santana Epifânio2024-05-30T01:42:31Z2024-05-30T01:42:31Z2023-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/17144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-10-30T09:41:15Zoai:repositorio.ufes.br:10/17144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestriufes@ufes.bropendoar:21082024-10-30T09:41:15Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
title.alternative
title Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
spellingShingle Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
Bernardino, Verônica Santana Epifânio
Política Nacional de Alfabetização
Relatório
Alfabetização Infantil
subject.br-rjbn
Educação
title_short Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
title_full Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
title_fullStr Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
title_full_unstemmed Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
title_sort Correlações entre a Política Nacional de Alfabetização (PNA - 2019) e o Relatório Alfabetização Infantil (2007): há novos caminhos?
author Bernardino, Verônica Santana Epifânio
author_facet Bernardino, Verônica Santana Epifânio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gontijo, Cláudia Maria Mendes
https://orcid.org/0000-0003-2365-937X
http://lattes.cnpq.br/6585693734181022
https://orcid.org/0000-0002-2471-2999
http://lattes.cnpq.br/6600468153799442
Pereira, Bárbara Cortella
https://orcid.org/0000-0003-4068-6417
http://lattes.cnpq.br/6615374490879599
Schwartz, Cleonara Maria
https://orcid.org/0000000344112234
http://lattes.cnpq.br/1768605311310158
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Verônica Santana Epifânio
dc.subject.por.fl_str_mv Política Nacional de Alfabetização
Relatório
Alfabetização Infantil
subject.br-rjbn
Educação
topic Política Nacional de Alfabetização
Relatório
Alfabetização Infantil
subject.br-rjbn
Educação
description The objective of this research is to compare the texts of the National Literacy Policy (PNA) and the Final Report of the Working Group (GT) established by the Chamber of Deputies, entitled Children's Literacy: new paths, in order to understand the conception of language and the concepts of literacy adopted in both documents, as well as the method indicated for adoption in Brazilian schools. It is relevant to analyze these documents and their correlations because our social, political, and historical reality is permeated by intense debates about literacy and its constitutive aspects, both in a theoretical, practical, and methodological bias and in a political-social bias, affecting us positively or negatively in a subjective, collective, and educational scope. Thus, based on the Bakhtinian perspective of language, we take as a presupposition the relevance of dialogue, which constitutes the self and the other in uninterrupted discourses, with dialogue having a political dimension in the construction of people's consciousness, as emphasized by Fiorin (2009). Following this perspective, we conducted a documentary research with a qualitative approach, understanding, through texts/documents, the text as immediate reality (Bakhtin, 2011), how literacy policies were/are being thought and implemented, taking into account the discourses that surround reality and the way literacy has been discussed/dialogued. This contributes to the construction of an excess of vision in relation to the contemporary context, seeking, in social and educational scopes, incessant resistance to possible policies of regression and anti-democracy.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-24
2024-05-30T01:42:31Z
2024-05-30T01:42:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/17144
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/17144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Educação
Centro de Educação
UFES
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Educação
Centro de Educação
UFES
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv riufes@ufes.br
_version_ 1834479049138765824