O jogo da memória em o Amanuense Belmiro e Abdias, de Cyro dos Anjos
Ano de defesa: | 2014 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Resumo: | O discurso da memória tem se evidenciado como forma de registro do passado. Na literatura de Cyro dos Anjos (1906-1994), o memorialismo constitui-se como o fio condutor de seus dois primeiros romances – O amanuense Belmiro (1937) e Abdias (1945) – que serão analisados, nesta tese, à luz de teorias sobre Memória, Tempo e Gêneros Textuais que contemplam o discurso memorialístico do eu, intentando levantar a estratégia narrativa usada pelo escritor para a elaboração de seu projeto, efetivado pela construção de narradores autodiegéticos que se assemelham, especialmente por se reportarem ao passado para restaurarem um mito da juventude e por se valerem de diários para narrar suas experiências de vida, voltando-se para si mesmos, para a obtenção de respostas, buscando o autoconhecimento e um lenitivo para a alma. A pretensão deste estudo, portanto, é estabelecer a relação entre as duas obras, a partir desse jogo narrativo arquitetado por Cyro dos Anjos, comprovando que os dois romances incorporam a mineiridade, por se fixarem no espaço físico e social das Gerais, e se constituem com representativos do memorialismo literário brasileiro, inserindo-se, de forma bem particularizada, na prosa de tensão interiorizada da geração de 30 do Modernismo |
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O jogo da memória em o Amanuense Belmiro e Abdias, de Cyro dos AnjosCyro dos AnjosO amanuense BelmiroAbdiasMemóriaLiteratura BrasileiraLiteratura comparada brasileiraAnjos, Cyro dos, 1906-1994MemoryBrazilian literatureO discurso da memória tem se evidenciado como forma de registro do passado. Na literatura de Cyro dos Anjos (1906-1994), o memorialismo constitui-se como o fio condutor de seus dois primeiros romances – O amanuense Belmiro (1937) e Abdias (1945) – que serão analisados, nesta tese, à luz de teorias sobre Memória, Tempo e Gêneros Textuais que contemplam o discurso memorialístico do eu, intentando levantar a estratégia narrativa usada pelo escritor para a elaboração de seu projeto, efetivado pela construção de narradores autodiegéticos que se assemelham, especialmente por se reportarem ao passado para restaurarem um mito da juventude e por se valerem de diários para narrar suas experiências de vida, voltando-se para si mesmos, para a obtenção de respostas, buscando o autoconhecimento e um lenitivo para a alma. A pretensão deste estudo, portanto, é estabelecer a relação entre as duas obras, a partir desse jogo narrativo arquitetado por Cyro dos Anjos, comprovando que os dois romances incorporam a mineiridade, por se fixarem no espaço físico e social das Gerais, e se constituem com representativos do memorialismo literário brasileiro, inserindo-se, de forma bem particularizada, na prosa de tensão interiorizada da geração de 30 do ModernismoThe discourse of memory has been evidenced as a form of record of the past. In Cyro dos Anjos’ literature (1906-1994), the memorialism is the conducting line of his first two novels – O amanuense Belmiro (1937) and Abdias (1945) – which will be analyzed in this thesis, based on theories about Memory, Time and Textual Genres that include the memorialistic speech of self, aiming to raise the narrative strategy used by the writer to the development of his project, effected by the construction of self diegetic narrators who are similar, especially for recalling the past to restore a youth myth and for using diaries to narrate their life experiences, turning to themselves, to obtain answers, seeking selfknowledge and soothing to the soul. The intention of this study, therefore, is to establish the relationship between the two novels, from the narrative game devised by Cyro dos Anjos, proving that the two novels embody ‘mineiridade’ ( the characteristic of being born in Minas Gerais state), for being settled in physical and social space of Minas Gerais, and that they are representative in Brazilian literary memorialism, inserting themselves, in a particular way, in internalized tension prose of the 1930’s generation of Modernism195f.Mello, Maria Elizabeth Chaves deLeitão, Eliane VasconcellosNogueira, Nícea Helena de AlmeidaSouza, Roberto Acízelo Quelha deSacchetto, Maria Elizabeth2019-08-06T13:38:07Z2019-08-06T13:38:07Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10732openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-17T19:31:11Zoai:app.uff.br:1/10732Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:26.969915Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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