A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cerqueira, Daniele Fontam do Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25187
Resumo: O objetivo desta pesquisa é, a partir da minha atuação enquanto psicopedagoga clínica, contrapor teorias etapistas do desenvolvimento, cronologicamente medidas, com práticas baseadas nos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. Com isso, a intenção é a de tecer um diálogo que faça pensar a criança e o seu desenvolvimento, nesse campo, com um olhar outro. Minha crítica principal será aos instrumentos utilizados na chamada etapa de avaliação diagnóstica, sobretudo, no que diz respeito aos testes projetivos e operatórios. Partindo das pesquisas e obras de Vigotski, procuramos entender os limites e as competências da clínica psicopedagógica, analisando o estudo de caso de Rui, sob duas perspectivas: as teorias de Piaget com as contribuições de Jorge Visca e a teoria histórico-cultural de Vigotski. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a pesquisa-intervenção, baseada no “paradigma indiciário”, de Carlo Ginzburg, que nos permite construir sentidos, buscando pistas, indícios na relação com o nosso objeto de estudo. A partir da análise de uma situação clínica, pudemos pensar uma forma outra de atuar na clínica psicopedagógica, fazendo desse espaço um lugar de criação e encontro da criança com seu poder de enunciar a partir de suas vivências e de sua história.
id UFF-2_25d02863c4728a5f923d50533434da65
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25187
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outrosPsicopedagogia clínicaCriançaDesenvolvimentoTeoria Histórico-CulturalPsicopedagogiaCriançaDesenvolvimento infantilPsycho-Pedagogical ClinicChildDevelopmentCultural-Historical TheoryO objetivo desta pesquisa é, a partir da minha atuação enquanto psicopedagoga clínica, contrapor teorias etapistas do desenvolvimento, cronologicamente medidas, com práticas baseadas nos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. Com isso, a intenção é a de tecer um diálogo que faça pensar a criança e o seu desenvolvimento, nesse campo, com um olhar outro. Minha crítica principal será aos instrumentos utilizados na chamada etapa de avaliação diagnóstica, sobretudo, no que diz respeito aos testes projetivos e operatórios. Partindo das pesquisas e obras de Vigotski, procuramos entender os limites e as competências da clínica psicopedagógica, analisando o estudo de caso de Rui, sob duas perspectivas: as teorias de Piaget com as contribuições de Jorge Visca e a teoria histórico-cultural de Vigotski. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a pesquisa-intervenção, baseada no “paradigma indiciário”, de Carlo Ginzburg, que nos permite construir sentidos, buscando pistas, indícios na relação com o nosso objeto de estudo. A partir da análise de uma situação clínica, pudemos pensar uma forma outra de atuar na clínica psicopedagógica, fazendo desse espaço um lugar de criação e encontro da criança com seu poder de enunciar a partir de suas vivências e de sua história.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims, from my own psycho-pedagogical clinic experience, to oppose stageist human development theories, chronologically measured, with practices based on Vigotsky’s cultural-historical theory. Therefore, my intention is to create a text from which one may think of the child and his/her development in this field in an oblique way. My main critique is in regard to the utilized instruments, the diagnose stage, and specially those of projective and operative tests. With Vigotsky’s research we seek to understand the boundaries and competencies of the psycho-pedagogical clinic, by analysing Rui’s case of study under two perspectives: Piaget’s theories with Jorge Visca’s contributions, and Vigotsky’s cultural- historical theory. Here, the research-intervention method was implemented based on Carlo Ginzburg’s ‘evidentiary paradigm’ in order to create meanings, investigate clues, and indexes related to our object of study. Through the analysis of a real clinical situation, we were able to think and consider different ways of pursuing psycho-pedagogical clinic by building a space of creation in the encounter with the child with his/her enunciations from their own experiences and history.77 p.Coutinho, Luciana GageiroCarneiro, CristianaMelo, Marisol Barenco deCerqueira, Daniele Fontam do Nascimento2022-06-13T17:00:56Z2022-06-13T17:00:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCERQUEIRA, Daniele Fontam do Nascimento. A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25187CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-13T17:00:59Zoai:app.uff.br:1/25187Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-13T17:00:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
title A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
spellingShingle A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
Cerqueira, Daniele Fontam do Nascimento
Psicopedagogia clínica
Criança
Desenvolvimento
Teoria Histórico-Cultural
Psicopedagogia
Criança
Desenvolvimento infantil
Psycho-Pedagogical Clinic
Child
Development
Cultural-Historical Theory
title_short A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
title_full A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
title_fullStr A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
title_full_unstemmed A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
title_sort A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros
author Cerqueira, Daniele Fontam do Nascimento
author_facet Cerqueira, Daniele Fontam do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Luciana Gageiro
Carneiro, Cristiana
Melo, Marisol Barenco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Daniele Fontam do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia clínica
Criança
Desenvolvimento
Teoria Histórico-Cultural
Psicopedagogia
Criança
Desenvolvimento infantil
Psycho-Pedagogical Clinic
Child
Development
Cultural-Historical Theory
topic Psicopedagogia clínica
Criança
Desenvolvimento
Teoria Histórico-Cultural
Psicopedagogia
Criança
Desenvolvimento infantil
Psycho-Pedagogical Clinic
Child
Development
Cultural-Historical Theory
description O objetivo desta pesquisa é, a partir da minha atuação enquanto psicopedagoga clínica, contrapor teorias etapistas do desenvolvimento, cronologicamente medidas, com práticas baseadas nos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. Com isso, a intenção é a de tecer um diálogo que faça pensar a criança e o seu desenvolvimento, nesse campo, com um olhar outro. Minha crítica principal será aos instrumentos utilizados na chamada etapa de avaliação diagnóstica, sobretudo, no que diz respeito aos testes projetivos e operatórios. Partindo das pesquisas e obras de Vigotski, procuramos entender os limites e as competências da clínica psicopedagógica, analisando o estudo de caso de Rui, sob duas perspectivas: as teorias de Piaget com as contribuições de Jorge Visca e a teoria histórico-cultural de Vigotski. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a pesquisa-intervenção, baseada no “paradigma indiciário”, de Carlo Ginzburg, que nos permite construir sentidos, buscando pistas, indícios na relação com o nosso objeto de estudo. A partir da análise de uma situação clínica, pudemos pensar uma forma outra de atuar na clínica psicopedagógica, fazendo desse espaço um lugar de criação e encontro da criança com seu poder de enunciar a partir de suas vivências e de sua história.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-13T17:00:56Z
2022-06-13T17:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CERQUEIRA, Daniele Fontam do Nascimento. A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25187
identifier_str_mv CERQUEIRA, Daniele Fontam do Nascimento. A criança na psicopedagogia: pensando caminhos outros. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038201585532928