Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Adriana Gonçalves da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3886
Resumo: O escritor português José Saramago afirmou, em uma conferência proferida na cidade de Turim, que a identidade da sociedade moderna ocidental tem se alterado na contemporaneidade. A declaração foi feita quando se referia ao romance A caverna, pertencente ao que denominou como fase da Pedra em sua produção. Nessa mesma conferência, o autor assegura ter levantado algumas pistas em seus romances que ensejam uma reflexão sobre um novo momento social ali transfigurado. No encalço dessa afirmação, elegemos, portanto, a referida fase em nossa tese tanto por situar o contexto de sua fala quanto por ser nesta que o autor declara verter-se ao núcleo de suas reflexões ou, como prefere metaforicamente dizer, à matéria (pedra) de que é feita a Estátua. Dessa forma, pretendemos perceber como a organização social ficcionalizada nos romances da Pedra de José Saramago aponta indícios do surgimento de um novo modelo societário naquele universo narrativo. De modo mais específico, analisaremos a presença dessa sociedade em transformação construída nos enredos sob o viés de três facetas, a saber: o Estado, a Economia e o Sujeito. Dentre os romances da fase da Pedra estabelecemos um recorte que inclui Ensaio sobre a cegueira (1995), Ensaio sobre a lucidez (2004) e As intermitências da morte (2005), para percepcionarmos as relações estatais; A caverna (2000) e Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas (2014), para pensarmos as contingências do setor econômico, e, por último, Todos os nomes (1997) e O homem duplicado (2002), para compor os inquéritos acerca do sujeito. Para identificarmos as pistas das possíveis alterações ocorridas nessas facetas sociais, mediante o avançar da modernidade, utilizaremos como aporte teórico que transversaliza nossas discussões o conceito de desencantamento do mundo, de Max Weber, observando como ele pode criar inteligibilidade e auxiliar na compreensão daquilo que, no texto de Saramago, se deseja como leitura social de um mundo em transformação
id UFF-2_369869851d7b7393a8290bd6b09e6a90
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3886
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José SaramagoSaramago, José, 1922-2010Ficção portuguesaDesencantamento do mundoFase da PedraSaramago, José, 1922-2010Literatura PortuguesaRomance PortuguêsLiteratura e SociedadeIdentidade (Psicologia)Sociedade ContemporâneaPortuguese novelDisenchantment of the worldThe Stone phaseO escritor português José Saramago afirmou, em uma conferência proferida na cidade de Turim, que a identidade da sociedade moderna ocidental tem se alterado na contemporaneidade. A declaração foi feita quando se referia ao romance A caverna, pertencente ao que denominou como fase da Pedra em sua produção. Nessa mesma conferência, o autor assegura ter levantado algumas pistas em seus romances que ensejam uma reflexão sobre um novo momento social ali transfigurado. No encalço dessa afirmação, elegemos, portanto, a referida fase em nossa tese tanto por situar o contexto de sua fala quanto por ser nesta que o autor declara verter-se ao núcleo de suas reflexões ou, como prefere metaforicamente dizer, à matéria (pedra) de que é feita a Estátua. Dessa forma, pretendemos perceber como a organização social ficcionalizada nos romances da Pedra de José Saramago aponta indícios do surgimento de um novo modelo societário naquele universo narrativo. De modo mais específico, analisaremos a presença dessa sociedade em transformação construída nos enredos sob o viés de três facetas, a saber: o Estado, a Economia e o Sujeito. Dentre os romances da fase da Pedra estabelecemos um recorte que inclui Ensaio sobre a cegueira (1995), Ensaio sobre a lucidez (2004) e As intermitências da morte (2005), para percepcionarmos as relações estatais; A caverna (2000) e Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas (2014), para pensarmos as contingências do setor econômico, e, por último, Todos os nomes (1997) e O homem duplicado (2002), para compor os inquéritos acerca do sujeito. Para identificarmos as pistas das possíveis alterações ocorridas nessas facetas sociais, mediante o avançar da modernidade, utilizaremos como aporte teórico que transversaliza nossas discussões o conceito de desencantamento do mundo, de Max Weber, observando como ele pode criar inteligibilidade e auxiliar na compreensão daquilo que, no texto de Saramago, se deseja como leitura social de um mundo em transformaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPortuguese writer José Saramago stated, during a Conference held in the city of Turin, that the identity of modern Western society has been changing in contemporary times. The statement was made when referring to the romance The Cave, belonging to what he called the Stone phase of his production. At the same Conference, the author ensures to have raised some clues in his novels that lead to a reflection on a new social moment transfigured in it. In the wake of such statement, we have chosen, therefore, the referred phase in our thesis both for placing the context of his speech and as for being where the author declares to shed to the core of his reflections or, as he prefers to metaphorically say, the matter (stone) the Statue is made of. Accordingly, we want to understand how the social organization that is fictionalized in the novels by José Saramago points out evidence of the emergence of a new corporate model in such narrative universe. Specifically, we will examine the presence of this changing society built on the plots under the bias from three facets, namely: the State, the Economy and the Individual. Among the novels of the Stone phase we have established a window that includes Blindness (1995), Seeing (2004) and Death with Interruptions (2005), to perceive State relations; The Cave (2000) and The Halberds (2014), to reason the unpredictability of the economic sector, and, finally, All the Names (1997) and The Double (2002), to enquire about the individual. In order to identify the leads of possible changes in these social facets, by the advance of modernity, we will use as a theoretical contribution that cuts across our discussion the concept of Max Weber's disenchantment of the world, observing how it can create intelligibility and assist in understanding what, in Saramago's text, is desired as a social reading of a world under transformationJorge, Silvio RenatoRoani, Gerson LuizCoutinho, Alexandre Montaury BaptistaFigueiredo, Mônica do NascimentoOliveira, Maria Lúcia WiltshireSilva, Adriana Gonçalves da2017-06-26T17:25:42Z2017-06-26T17:25:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3886CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-17T19:20:16Zoai:app.uff.br:1/3886Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-17T19:20:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
title Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
spellingShingle Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
Silva, Adriana Gonçalves da
Saramago, José, 1922-2010
Ficção portuguesa
Desencantamento do mundo
Fase da Pedra
Saramago, José, 1922-2010
Literatura Portuguesa
Romance Português
Literatura e Sociedade
Identidade (Psicologia)
Sociedade Contemporânea
Portuguese novel
Disenchantment of the world
The Stone phase
title_short Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
title_full Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
title_fullStr Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
title_full_unstemmed Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
title_sort Para além da Estátua: facetas de uma sociedade desencantada inscrita na Pedra de José Saramago
author Silva, Adriana Gonçalves da
author_facet Silva, Adriana Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Silvio Renato
Roani, Gerson Luiz
Coutinho, Alexandre Montaury Baptista
Figueiredo, Mônica do Nascimento
Oliveira, Maria Lúcia Wiltshire
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Saramago, José, 1922-2010
Ficção portuguesa
Desencantamento do mundo
Fase da Pedra
Saramago, José, 1922-2010
Literatura Portuguesa
Romance Português
Literatura e Sociedade
Identidade (Psicologia)
Sociedade Contemporânea
Portuguese novel
Disenchantment of the world
The Stone phase
topic Saramago, José, 1922-2010
Ficção portuguesa
Desencantamento do mundo
Fase da Pedra
Saramago, José, 1922-2010
Literatura Portuguesa
Romance Português
Literatura e Sociedade
Identidade (Psicologia)
Sociedade Contemporânea
Portuguese novel
Disenchantment of the world
The Stone phase
description O escritor português José Saramago afirmou, em uma conferência proferida na cidade de Turim, que a identidade da sociedade moderna ocidental tem se alterado na contemporaneidade. A declaração foi feita quando se referia ao romance A caverna, pertencente ao que denominou como fase da Pedra em sua produção. Nessa mesma conferência, o autor assegura ter levantado algumas pistas em seus romances que ensejam uma reflexão sobre um novo momento social ali transfigurado. No encalço dessa afirmação, elegemos, portanto, a referida fase em nossa tese tanto por situar o contexto de sua fala quanto por ser nesta que o autor declara verter-se ao núcleo de suas reflexões ou, como prefere metaforicamente dizer, à matéria (pedra) de que é feita a Estátua. Dessa forma, pretendemos perceber como a organização social ficcionalizada nos romances da Pedra de José Saramago aponta indícios do surgimento de um novo modelo societário naquele universo narrativo. De modo mais específico, analisaremos a presença dessa sociedade em transformação construída nos enredos sob o viés de três facetas, a saber: o Estado, a Economia e o Sujeito. Dentre os romances da fase da Pedra estabelecemos um recorte que inclui Ensaio sobre a cegueira (1995), Ensaio sobre a lucidez (2004) e As intermitências da morte (2005), para percepcionarmos as relações estatais; A caverna (2000) e Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas (2014), para pensarmos as contingências do setor econômico, e, por último, Todos os nomes (1997) e O homem duplicado (2002), para compor os inquéritos acerca do sujeito. Para identificarmos as pistas das possíveis alterações ocorridas nessas facetas sociais, mediante o avançar da modernidade, utilizaremos como aporte teórico que transversaliza nossas discussões o conceito de desencantamento do mundo, de Max Weber, observando como ele pode criar inteligibilidade e auxiliar na compreensão daquilo que, no texto de Saramago, se deseja como leitura social de um mundo em transformação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26T17:25:42Z
2017-06-26T17:25:42Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3886
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135812279631872