Gestão democrática nas escolas municipais de São João do Meriti: utopia ou distopia?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Almeida, Vilma Soares de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23780
Resumo: O estudo apresentado teve como objetivo geral analisar experiências de gestão democrática em escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de São João de Meriti, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em três escolas municipais e o critério para a escolha dessas escolas esteve diretamente relacionado à etapa de ensino ofertada: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2. Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, a pesquisa de abordagem qualitativa, foi coletada em ambiente virtual, através de entrevista semiestruturada, por formulários disponibilizados pelo Google Forms e questionários enviados por e-mail. Levamos em consideração a concepção de democracia e gestão escolar democrática atribuída pela gestão municipal; a compreensão dos sujeitos da escola sobre democracia e gestão escolar participativa; e os caminhos traçados para a efetivação da gestão democrática no cotidiano escolar. Para análise dos dados utilizamos o ciclo de políticas de Stephen Ball como epistemetodologia, tendo como base a análise dos contextos de influência, produção de texto e contexto da prática. As análises dos dados coletados foram embasadas nos estudos de Amaral (2015), (2018), (2019); Dourado (2006); Lima (2000), (2014), (2018); Lück (2000), (2005), (2019); Paro (1998), (2003), (2020) e demais autores que abordam os possíveis caminhos da construção da gestão escolar democrática. Com base nos dados analisados, percebemos que a seleção dos gestores escolares é apenas um dos mecanismos de gestão democrática, mas que sem ela, todos os outros mecanismos existentes no interior da escola perdem sua legitimidade, pois constitui-se como a maneira mais adequada de romper o clientelismo da relação política entre gestores, poder legislativo e executivo. São João de Meriti apresentou uma estagnação nos últimos quatro anos nas relações democráticas no interior das escolas fato observado principalmente diante da constatação da pouca participação dos conselheiros nas atividades pedagógicas e na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico com todos os sujeitos da escola.
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Levamos em consideração a concepção de democracia e gestão escolar democrática atribuída pela gestão municipal; a compreensão dos sujeitos da escola sobre democracia e gestão escolar participativa; e os caminhos traçados para a efetivação da gestão democrática no cotidiano escolar. Para análise dos dados utilizamos o ciclo de políticas de Stephen Ball como epistemetodologia, tendo como base a análise dos contextos de influência, produção de texto e contexto da prática. As análises dos dados coletados foram embasadas nos estudos de Amaral (2015), (2018), (2019); Dourado (2006); Lima (2000), (2014), (2018); Lück (2000), (2005), (2019); Paro (1998), (2003), (2020) e demais autores que abordam os possíveis caminhos da construção da gestão escolar democrática. Com base nos dados analisados, percebemos que a seleção dos gestores escolares é apenas um dos mecanismos de gestão democrática, mas que sem ela, todos os outros mecanismos existentes no interior da escola perdem sua legitimidade, pois constitui-se como a maneira mais adequada de romper o clientelismo da relação política entre gestores, poder legislativo e executivo. São João de Meriti apresentou uma estagnação nos últimos quatro anos nas relações democráticas no interior das escolas fato observado principalmente diante da constatação da pouca participação dos conselheiros nas atividades pedagógicas e na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico com todos os sujeitos da escola.The study presented had as general objective to analyse experiences of democratic management in schools of the municipal public education system in the city of São João de Meriti, Metropolitan Region of Rio de Janeiro, where the choice of school managers is still carried out through nomination. The research was carried out in three municipal schools and the criteria for choosing these schools was directly related to the type of teaching offered: Kindergarten, Elementary School 1 and Elementary School 2. Due to the social distance imposed by the COVID-19 pandemic, the research using a qualitative approach, it was collected in a virtual environment, through semi- structured interviews, using forms provided by Google Forms and questionnaires sent by e-mail. We take into account the conception of democracy and democratic school management attributed by municipal management; the understanding of school subjects about democracy and participatory school management; and the paths traced for the realization of democratic management in everyday school life. For data analysis we used Stephen Ball's policy cycle as an epistemethodology, based on the analysis of contexts of influence, text production and context of practice. Analyzes of the data collected were based on the studies by Dourado (2006); Lima (2000), (2018); Lück (2000), (2005), (2019); Paro (1998), (2003), (2020) and other authors who discuss the meaning of democracy and participation and who address the possible paths for the construction of democratic school management. Based on the analyzed data, we realize that the appointment of school managers is just one of the mechanisms of democratic management, but that without it, all other mechanisms within the school lose their legitimacy, as it is the most appropriate way of break the patronage of the political relationship between managers, legislative and executive powers. São João de Meriti presented a stagnation in the last four years in the democratic relations inside the schools, a fact observed mainly in face of the verification of the little participation of the counselors in the pedagogical activities and in the collective construction of the Political-Pedagogical Project with all the subjects of the school.208f.NiteróiSantos, Pablo Silva Machado Bispo dosAraújo, Flávia Monteiro de BarrosAmaral, Daniela Patti doPimenta, Maria de Fátima BarrosAlmeida, Vilma Soares de Souza2021-12-06T17:26:38Z2021-12-06T17:26:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Vilma Soares de Souza. Gestão democrática nas escolas municipais de São João do Meriti: utopia ou distopia?. 2021. 208f. 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