Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Conceição, Heidi Rocha da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27959
Resumo: Esta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como possibilidades de construção da formação crítica do estudante. Buscou- se conhecer o que pensam os estudantes acerca das práticas pedagógicas na EJA e compreender as relações que estabelecem com a realidade social a partir da formação na EJA. A pesquisa qualitativa contou com revisão de literatura e coleta de dados através de entrevistas narrativas que foram analisados na perspectiva teórica da entrevista compreensiva. Tivemos como fundamentação teórica, autores que discutem acerca das seguintes temáticas: Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas e Currículo. Dentre os resultados, destacamos a verificação de que, apesar de os estudantes vivenciarem cotidianamente diferentes formas de opressão, a formação na EJA efetivada através das práticas pedagógicas, têm lhes possibilitado a construção de uma visão crítica da realidade social. Essa formação crítica se manifesta, em geral, em novas atitudes na busca da transformação de si e da coletividade, em um constante vir a ser, conforme assevera a pedagogia freireana.
id UFF-2_6756a0d838293f3d8a899e7cb4393c97
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27959
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudantePráticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudanteEducação de Jovens e AdultosPráticas PedagógicasFormação CríticaEducação de adultosPrática pedagógicaYouth and Adult EducationPedagogical PracticesCritical TrainingEsta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como possibilidades de construção da formação crítica do estudante. Buscou- se conhecer o que pensam os estudantes acerca das práticas pedagógicas na EJA e compreender as relações que estabelecem com a realidade social a partir da formação na EJA. A pesquisa qualitativa contou com revisão de literatura e coleta de dados através de entrevistas narrativas que foram analisados na perspectiva teórica da entrevista compreensiva. Tivemos como fundamentação teórica, autores que discutem acerca das seguintes temáticas: Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas e Currículo. Dentre os resultados, destacamos a verificação de que, apesar de os estudantes vivenciarem cotidianamente diferentes formas de opressão, a formação na EJA efetivada através das práticas pedagógicas, têm lhes possibilitado a construção de uma visão crítica da realidade social. Essa formação crítica se manifesta, em geral, em novas atitudes na busca da transformação de si e da coletividade, em um constante vir a ser, conforme assevera a pedagogia freireana.This dissertation resulted from a research linked to the research line Diversity, Social Inequalities and Education, of the Graduate Program in Education at Universidade Federal Fluminense. She investigated pedagogical practices in Youth and Adult Education (EJA) as possibilities for building critical student education. I sought to know what students think about pedagogical practices in EJA and to understand the relationships they establish with social reality from this training. The qualitative research included a literature review and data collection through narrative interviews. These narratives were analyzed in the theoretical perspective of the comprehensive interview. We had as theoretical foundation, authors who discuss the following themes: Education of Youth and Adults, Pedagogical Practices and Curriculum. Among the results, we highlight the verification that, although students experience different forms of oppression on a daily basis, the training in EJA carried out through pedagogical practices, has enabled them to build a critical view of social reality. This critical formation is manifested, in general, in new attitudes in the search for the transformation of oneself and of the collectivity, in a constant becoming. These ideas are in line with Freirean pedagogy.106 p.Freitas, Adriano VargasMarton, SilmaraBeiral, Hellen Jannisy VieiraConceição, Heidi Rocha da2023-02-27T13:06:28Z2023-02-27T13:06:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCONCEIÇÃO, Heidi Rocha da. Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27959CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-27T13:06:32Zoai:app.uff.br:1/27959Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-27T13:06:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
title Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
spellingShingle Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
Conceição, Heidi Rocha da
Educação de Jovens e Adultos
Práticas Pedagógicas
Formação Crítica
Educação de adultos
Prática pedagógica
Youth and Adult Education
Pedagogical Practices
Critical Training
title_short Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
title_full Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
title_fullStr Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
title_sort Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
author Conceição, Heidi Rocha da
author_facet Conceição, Heidi Rocha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Adriano Vargas
Marton, Silmara
Beiral, Hellen Jannisy Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Heidi Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Práticas Pedagógicas
Formação Crítica
Educação de adultos
Prática pedagógica
Youth and Adult Education
Pedagogical Practices
Critical Training
topic Educação de Jovens e Adultos
Práticas Pedagógicas
Formação Crítica
Educação de adultos
Prática pedagógica
Youth and Adult Education
Pedagogical Practices
Critical Training
description Esta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como possibilidades de construção da formação crítica do estudante. Buscou- se conhecer o que pensam os estudantes acerca das práticas pedagógicas na EJA e compreender as relações que estabelecem com a realidade social a partir da formação na EJA. A pesquisa qualitativa contou com revisão de literatura e coleta de dados através de entrevistas narrativas que foram analisados na perspectiva teórica da entrevista compreensiva. Tivemos como fundamentação teórica, autores que discutem acerca das seguintes temáticas: Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas e Currículo. Dentre os resultados, destacamos a verificação de que, apesar de os estudantes vivenciarem cotidianamente diferentes formas de opressão, a formação na EJA efetivada através das práticas pedagógicas, têm lhes possibilitado a construção de uma visão crítica da realidade social. Essa formação crítica se manifesta, em geral, em novas atitudes na busca da transformação de si e da coletividade, em um constante vir a ser, conforme assevera a pedagogia freireana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27T13:06:28Z
2023-02-27T13:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Heidi Rocha da. Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27959
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Heidi Rocha da. Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038178970894336