Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Lanzieri Júnior, Carlile
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/243
Resumo: Esta pesquisa analisa as diferentes etapas da formação intelectual do abade Guiberto de Nogent (c.1055-c.1125) em Monodiae (c.1115) e outros de seus escritos. Entretanto, ela vai além do desenvolvimento deste personagem no sentido estritamente acadêmico ou letrado. Como as orientações monásticas, inspiradas na Antiguidade, não separavam ética (sapientia) e saber (scientia), pretende-se entender Guiberto em sua procura por ascensão espiritual através da sapiência que acumulou e situá-lo na pedagogia e debates intelectuais de sua época. Pedagogia que se dividia em punições, exercícios práticos e diálogos constantes; sapiência que estava na base de um cristianismo mais vivido que teorizado, e que se situava além dos muros de igrejas e mosteiros. Cristianismo vivido que acompanhou Guiberto e se mostrou presente em tudo que escreveu e que permitiu observar o quanto eram porosas as fronteiras entre escrito e oral no medievo. Assim, o ambiente cultural no qual Guiberto viveu foi reconstruído não somente a partir das palavras que deixou, mas também com base no que ele possivelmente leu, ouviu e experienciou. Igualmente, foi demonstrado que o autor de Monodiae, baseado em vivências particulares, descobriu ocasião propícia para expressar sua maneira de compreender a vida e ensinar a possíveis leitores como edificar um mundo melhor. Para Guiberto, tarefa possível pela conquista da sabedoria que não estava apenas nos livros ou aulas com importantes mestres
id UFF-2_899a45d0cd961e8d85c916b63eb43e2b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/243
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)EducaçãoÉticaGuibert, Abade de Nogent-sous-Coucy, 1503 ca. 1124Idade MédiaEsta pesquisa analisa as diferentes etapas da formação intelectual do abade Guiberto de Nogent (c.1055-c.1125) em Monodiae (c.1115) e outros de seus escritos. Entretanto, ela vai além do desenvolvimento deste personagem no sentido estritamente acadêmico ou letrado. Como as orientações monásticas, inspiradas na Antiguidade, não separavam ética (sapientia) e saber (scientia), pretende-se entender Guiberto em sua procura por ascensão espiritual através da sapiência que acumulou e situá-lo na pedagogia e debates intelectuais de sua época. Pedagogia que se dividia em punições, exercícios práticos e diálogos constantes; sapiência que estava na base de um cristianismo mais vivido que teorizado, e que se situava além dos muros de igrejas e mosteiros. Cristianismo vivido que acompanhou Guiberto e se mostrou presente em tudo que escreveu e que permitiu observar o quanto eram porosas as fronteiras entre escrito e oral no medievo. Assim, o ambiente cultural no qual Guiberto viveu foi reconstruído não somente a partir das palavras que deixou, mas também com base no que ele possivelmente leu, ouviu e experienciou. Igualmente, foi demonstrado que o autor de Monodiae, baseado em vivências particulares, descobriu ocasião propícia para expressar sua maneira de compreender a vida e ensinar a possíveis leitores como edificar um mundo melhor. Para Guiberto, tarefa possível pela conquista da sabedoria que não estava apenas nos livros ou aulas com importantes mestresThis research analyzes the different steps of the intellectual formation of the abbot Guiberto of Nogent (ca. 1055 – ca. 1125) in his Monodiae (ca. 1115) and other of his writings. However, it goes beyond the growth of this personage in a strictly academic sense or literate. As the monastic guidelines, inspired by Antiquity, did not separate ethics (sapientia) from knowledge (scientia), we intend to understand Guibert in his quest for spiritual rise through wisdom that he amassed and situate him in the pedagogy and intellectual debates of his time. Pedagogy was divided in punishments, practical exercises and constant dialogues; wisdom that was on the basis of a Christianity more experienced than theorized, and it was located beyond the walls of churches and monasteries. Lived Christianity that accompanied Guiberto and was present in everything that he wrote and allowing to observe how were porous the boundaries between the written and the oral in the Middle Ages. Thus, the cultural environment in which he lived was rebuilt not only from the words that he left, but also based on which he possibly read, heard and experienced. Likewise, it has been shown that the author of Monodiae, based on private experiences, discovered the opportunity to express his way of understanding the life and also teaching to possible readers how to construct a better world. For Guibert, a possible task by wisdom conquest that was not only in the books or classes with important masters360 f.Ferreira, Roberto Godofredo FabriLanzieri Júnior, Carlile2014-02-13T18:03:36Z2014-02-13T18:03:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLANZIERI JÚNIOR, Carlile. Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115). 2013. 360 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/243Aluno de doutoradoark:/87559/0013000009kcmCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-14T21:42:02Zoai:app.uff.br:1/243Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-14T21:42:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
title Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
spellingShingle Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
Lanzieri Júnior, Carlile
Educação
Ética
Guibert, Abade de Nogent-sous-Coucy, 1503 ca. 1124
Idade Média
title_short Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
title_full Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
title_fullStr Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
title_full_unstemmed Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
title_sort Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115)
author Lanzieri Júnior, Carlile
author_facet Lanzieri Júnior, Carlile
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Roberto Godofredo Fabri
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanzieri Júnior, Carlile
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Guibert, Abade de Nogent-sous-Coucy, 1503 ca. 1124
Idade Média
topic Educação
Ética
Guibert, Abade de Nogent-sous-Coucy, 1503 ca. 1124
Idade Média
description Esta pesquisa analisa as diferentes etapas da formação intelectual do abade Guiberto de Nogent (c.1055-c.1125) em Monodiae (c.1115) e outros de seus escritos. Entretanto, ela vai além do desenvolvimento deste personagem no sentido estritamente acadêmico ou letrado. Como as orientações monásticas, inspiradas na Antiguidade, não separavam ética (sapientia) e saber (scientia), pretende-se entender Guiberto em sua procura por ascensão espiritual através da sapiência que acumulou e situá-lo na pedagogia e debates intelectuais de sua época. Pedagogia que se dividia em punições, exercícios práticos e diálogos constantes; sapiência que estava na base de um cristianismo mais vivido que teorizado, e que se situava além dos muros de igrejas e mosteiros. Cristianismo vivido que acompanhou Guiberto e se mostrou presente em tudo que escreveu e que permitiu observar o quanto eram porosas as fronteiras entre escrito e oral no medievo. Assim, o ambiente cultural no qual Guiberto viveu foi reconstruído não somente a partir das palavras que deixou, mas também com base no que ele possivelmente leu, ouviu e experienciou. Igualmente, foi demonstrado que o autor de Monodiae, baseado em vivências particulares, descobriu ocasião propícia para expressar sua maneira de compreender a vida e ensinar a possíveis leitores como edificar um mundo melhor. Para Guiberto, tarefa possível pela conquista da sabedoria que não estava apenas nos livros ou aulas com importantes mestres
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-13T18:03:36Z
2014-02-13T18:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115). 2013. 360 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/243
Aluno de doutorado
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/87559/0013000009kcm
identifier_str_mv LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Aprender para ensinar, doutrinar para salvar: a formação da sabedoria cristã do Abade Guiberto de Nogent (c. 1055-c.1125) Monodiae (c. 1115). 2013. 360 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
Aluno de doutorado
ark:/87559/0013000009kcm
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1837201503932121088