Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20835 |
Resumo: | The purpose of this investigation is to relate some experience that has been held by a group of read and write teachers from Baixa do Sapateiro Cooperation Class Elementary School, a public municipal school placed in Maré District. These teachers’ process of formation at work is, therefore, the object of this dissertation. Thus, the school quotidian comes into prominence as a favoured setting for teachers’ dialogues and reflexions about their daily pedagogical pactices. In order to deeply understand how the knowledges build our teaching and learning development tissue, I should collect and report some stories of our own, read and write teachers. The investigation is theoretically placed in the qualitative methodology connected with the school quotidian. Since my intention is to show these teachers’ actions and reflexions, I aim to point out and proclaim the need to include our everyday production and creation in teaching school courses and programs. In this way, the dissertation comes to identify and study some significant elements from theory and practice. As a leading guide for this piece of work, the pedagogical practice may be considered the main element of this investigation. |
id |
UFF-2_8f39a4e8d8206cf73f1492eabe521eec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/20835 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadorasAlfabetização - BrasilProfessores - formaçãoProfessores alfabetizadores - FormaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe purpose of this investigation is to relate some experience that has been held by a group of read and write teachers from Baixa do Sapateiro Cooperation Class Elementary School, a public municipal school placed in Maré District. These teachers’ process of formation at work is, therefore, the object of this dissertation. Thus, the school quotidian comes into prominence as a favoured setting for teachers’ dialogues and reflexions about their daily pedagogical pactices. In order to deeply understand how the knowledges build our teaching and learning development tissue, I should collect and report some stories of our own, read and write teachers. The investigation is theoretically placed in the qualitative methodology connected with the school quotidian. Since my intention is to show these teachers’ actions and reflexions, I aim to point out and proclaim the need to include our everyday production and creation in teaching school courses and programs. In this way, the dissertation comes to identify and study some significant elements from theory and practice. As a leading guide for this piece of work, the pedagogical practice may be considered the main element of this investigation.Esta pesquisa tem por objetivo narrar o processo de formação em serviço de um coletivo de professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Classe em Cooperação Baixa do Sapateiro, localizada no Complexo da Maré. Por reconhecer a relevância do cotidiano escolar como espaço-tempo privilegiado para o diálogo e a reflexão das professoras sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem, tornou-se fundamental colher e narrar algumas histórias contadas, por nós, professoras alfabetizadoras, para que com elas pudesse compreender com mais profundidade os conhecimentos que compõem o tecido de nossa formação. Fundamentada numa metodologia qualitativa de pesquisa com o cotidiano escolar, busco através dessas histórias dar maior visibilidade às ações e às reflexões das professoras participantes desta pesquisa. Intenciono denunciar e anunciar a necessidade de inclusão de nossas produções e criações cotidianas no curso de nossa formação. Nesse percurso, elementos teóricos e práticos significativos para as nossas atuações na sala de aula são identificados e problematizados. A prática pedagógica, fio condutor deste trabalho, pode ser considerada o principal elemento reflexivo desta pesquisa.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFValle, Maria Teresa Esteban doCPF:84030453791http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4Goulart, Cecilia Maria AldigueriCPF:29862523700Prado, Guilherme do Val ToledoCPF:33144255623http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785484J0Macedo, Stella Maris Moura de2021-03-10T20:51:18Z2005-02-232021-03-10T20:51:18Z2004-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20835porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:18Zoai:app.uff.br:1/20835Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:51:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras |
title |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras |
spellingShingle |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras Macedo, Stella Maris Moura de Alfabetização - Brasil Professores - formação Professores alfabetizadores - Formação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras |
title_full |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras |
title_fullStr |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras |
title_full_unstemmed |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras |
title_sort |
Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras |
author |
Macedo, Stella Maris Moura de |
author_facet |
Macedo, Stella Maris Moura de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valle, Maria Teresa Esteban do CPF:84030453791 http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4 Goulart, Cecilia Maria Aldigueri CPF:29862523700 Prado, Guilherme do Val Toledo CPF:33144255623 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785484J0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Stella Maris Moura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização - Brasil Professores - formação Professores alfabetizadores - Formação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Alfabetização - Brasil Professores - formação Professores alfabetizadores - Formação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The purpose of this investigation is to relate some experience that has been held by a group of read and write teachers from Baixa do Sapateiro Cooperation Class Elementary School, a public municipal school placed in Maré District. These teachers’ process of formation at work is, therefore, the object of this dissertation. Thus, the school quotidian comes into prominence as a favoured setting for teachers’ dialogues and reflexions about their daily pedagogical pactices. In order to deeply understand how the knowledges build our teaching and learning development tissue, I should collect and report some stories of our own, read and write teachers. The investigation is theoretically placed in the qualitative methodology connected with the school quotidian. Since my intention is to show these teachers’ actions and reflexions, I aim to point out and proclaim the need to include our everyday production and creation in teaching school courses and programs. In this way, the dissertation comes to identify and study some significant elements from theory and practice. As a leading guide for this piece of work, the pedagogical practice may be considered the main element of this investigation. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-03 2005-02-23 2021-03-10T20:51:18Z 2021-03-10T20:51:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/20835 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/20835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-graduação em Educação Educação BR UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135796956790784 |