Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Macedo, Stella Maris Moura de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20835
Resumo: The purpose of this investigation is to relate some experience that has been held by a group of read and write teachers from Baixa do Sapateiro Cooperation Class Elementary School, a public municipal school placed in Maré District. These teachers’ process of formation at work is, therefore, the object of this dissertation. Thus, the school quotidian comes into prominence as a favoured setting for teachers’ dialogues and reflexions about their daily pedagogical pactices. In order to deeply understand how the knowledges build our teaching and learning development tissue, I should collect and report some stories of our own, read and write teachers. The investigation is theoretically placed in the qualitative methodology connected with the school quotidian. Since my intention is to show these teachers’ actions and reflexions, I aim to point out and proclaim the need to include our everyday production and creation in teaching school courses and programs. In this way, the dissertation comes to identify and study some significant elements from theory and practice. As a leading guide for this piece of work, the pedagogical practice may be considered the main element of this investigation.
id UFF-2_8f39a4e8d8206cf73f1492eabe521eec
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/20835
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadorasAlfabetização - BrasilProfessores - formaçãoProfessores alfabetizadores - FormaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe purpose of this investigation is to relate some experience that has been held by a group of read and write teachers from Baixa do Sapateiro Cooperation Class Elementary School, a public municipal school placed in Maré District. These teachers’ process of formation at work is, therefore, the object of this dissertation. Thus, the school quotidian comes into prominence as a favoured setting for teachers’ dialogues and reflexions about their daily pedagogical pactices. In order to deeply understand how the knowledges build our teaching and learning development tissue, I should collect and report some stories of our own, read and write teachers. The investigation is theoretically placed in the qualitative methodology connected with the school quotidian. Since my intention is to show these teachers’ actions and reflexions, I aim to point out and proclaim the need to include our everyday production and creation in teaching school courses and programs. In this way, the dissertation comes to identify and study some significant elements from theory and practice. As a leading guide for this piece of work, the pedagogical practice may be considered the main element of this investigation.Esta pesquisa tem por objetivo narrar o processo de formação em serviço de um coletivo de professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Classe em Cooperação Baixa do Sapateiro, localizada no Complexo da Maré. Por reconhecer a relevância do cotidiano escolar como espaço-tempo privilegiado para o diálogo e a reflexão das professoras sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem, tornou-se fundamental colher e narrar algumas histórias contadas, por nós, professoras alfabetizadoras, para que com elas pudesse compreender com mais profundidade os conhecimentos que compõem o tecido de nossa formação. Fundamentada numa metodologia qualitativa de pesquisa com o cotidiano escolar, busco através dessas histórias dar maior visibilidade às ações e às reflexões das professoras participantes desta pesquisa. Intenciono denunciar e anunciar a necessidade de inclusão de nossas produções e criações cotidianas no curso de nossa formação. Nesse percurso, elementos teóricos e práticos significativos para as nossas atuações na sala de aula são identificados e problematizados. A prática pedagógica, fio condutor deste trabalho, pode ser considerada o principal elemento reflexivo desta pesquisa.Universidade Federal FluminensePrograma de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoBRUFFValle, Maria Teresa Esteban doCPF:84030453791http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4Goulart, Cecilia Maria AldigueriCPF:29862523700Prado, Guilherme do Val ToledoCPF:33144255623http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785484J0Macedo, Stella Maris Moura de2021-03-10T20:51:18Z2005-02-232021-03-10T20:51:18Z2004-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20835porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:18Zoai:app.uff.br:1/20835Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:51:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
title Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
spellingShingle Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
Macedo, Stella Maris Moura de
Alfabetização - Brasil
Professores - formação
Professores alfabetizadores - Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
title_full Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
title_fullStr Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
title_full_unstemmed Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
title_sort Uma História para Contar: A formação em serviço de professoras alfabetizadoras
author Macedo, Stella Maris Moura de
author_facet Macedo, Stella Maris Moura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Maria Teresa Esteban do
CPF:84030453791
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4
Goulart, Cecilia Maria Aldigueri
CPF:29862523700
Prado, Guilherme do Val Toledo
CPF:33144255623
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785484J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Stella Maris Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização - Brasil
Professores - formação
Professores alfabetizadores - Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Alfabetização - Brasil
Professores - formação
Professores alfabetizadores - Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The purpose of this investigation is to relate some experience that has been held by a group of read and write teachers from Baixa do Sapateiro Cooperation Class Elementary School, a public municipal school placed in Maré District. These teachers’ process of formation at work is, therefore, the object of this dissertation. Thus, the school quotidian comes into prominence as a favoured setting for teachers’ dialogues and reflexions about their daily pedagogical pactices. In order to deeply understand how the knowledges build our teaching and learning development tissue, I should collect and report some stories of our own, read and write teachers. The investigation is theoretically placed in the qualitative methodology connected with the school quotidian. Since my intention is to show these teachers’ actions and reflexions, I aim to point out and proclaim the need to include our everyday production and creation in teaching school courses and programs. In this way, the dissertation comes to identify and study some significant elements from theory and practice. As a leading guide for this piece of work, the pedagogical practice may be considered the main element of this investigation.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-03
2005-02-23
2021-03-10T20:51:18Z
2021-03-10T20:51:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/20835
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/20835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
BR
UFF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135796956790784