O Enem e a reforma curricular no despontar do século XXI: disposições sobre a História no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Junior, Jefte da Mata Pinheiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15864
Resumo: O propósito desta pesquisa é o de estudar as concepções atinentes ao ensino de história presentes em três políticas públicas do governo brasileiro: a publicação das Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Todas as medidas citadas são regulações estatais visando um determinado ordenamento da educação nacional, decorrente de uma conjuntura política específica vivida pelo país – época dos governos federais dirigidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Assim, procurou-se relacionar o conteúdo dessas normas com o processo de reformas educacionais vigentes no mundo, e também com o êxito do social-liberalismo como concepção dominante entre as políticas estatais. Nesse percurso, o pensamento de Antonio Gramsci revelou-se útil tanto para definir a essência do social-liberalismo (especialmente em oposição ao neoliberalismo conservador), quanto para analisar as interações entre as medidas governamentais e os desejos emanados da sociedade civil organizada. A tese procurou mostrar que, malgrado a longa permanência de programas definidos como neotecnicistas, a política curricular inclinou-se a flexibilizar as tendências pós-críticas e pós-modernas, estabelecidas pelo governo anterior, que passaram a ser mescladas (hibridizadas) com teorias críticas à formação social capitalista. Em nosso estudo, foi constituída uma primeira parte relativa ao exame dos documentos eminentemente curriculares, como as OCNs e as DCNEM. Nessa leitura, foi possível registrar a grande influência da abordagem curricular como uma política cultural, definição conceitual que reforça a natureza híbrida mencionada anteriormente. Nessa seção, a tese procurou demonstrar uma relativa diminuição, na produção desses documentos, da incidência de temas pós-modernos e adaptacionistas, ao passo que há a retomada de abordagens críticas de caráter abrangente. Na segunda parte, dedicada à análise do ENEM, há um esforço em perceber os impactos das mudanças operadas nessa política de avaliação a partir de 2009. Em primeiro lugar, com um esforço em associar o ENEM às concepções difundidas recentemente pela literatura sobre avaliação institucional, e com a descrição das consequências educacionais das mudanças apontadas – que englobam desde os processos de confecção das provas, ao tratamento concedido às teorias pedagógicas. Nesta parte, a pesquisa procurou descrever os reflexos das opções curriculares mencionadas, sobretudo a partir da observação do tratamento concedido aos conhecimentos escolares nas questões da prova. Há um esforço contínuo, tanto na primeira parte da pesquisa (dedicada aos documentos curriculares) quanto na segunda parte (destinada ao ENEM), em perceber o que tais políticas exigem do ensino de história
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Todas as medidas citadas são regulações estatais visando um determinado ordenamento da educação nacional, decorrente de uma conjuntura política específica vivida pelo país – época dos governos federais dirigidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Assim, procurou-se relacionar o conteúdo dessas normas com o processo de reformas educacionais vigentes no mundo, e também com o êxito do social-liberalismo como concepção dominante entre as políticas estatais. Nesse percurso, o pensamento de Antonio Gramsci revelou-se útil tanto para definir a essência do social-liberalismo (especialmente em oposição ao neoliberalismo conservador), quanto para analisar as interações entre as medidas governamentais e os desejos emanados da sociedade civil organizada. A tese procurou mostrar que, malgrado a longa permanência de programas definidos como neotecnicistas, a política curricular inclinou-se a flexibilizar as tendências pós-críticas e pós-modernas, estabelecidas pelo governo anterior, que passaram a ser mescladas (hibridizadas) com teorias críticas à formação social capitalista. Em nosso estudo, foi constituída uma primeira parte relativa ao exame dos documentos eminentemente curriculares, como as OCNs e as DCNEM. Nessa leitura, foi possível registrar a grande influência da abordagem curricular como uma política cultural, definição conceitual que reforça a natureza híbrida mencionada anteriormente. Nessa seção, a tese procurou demonstrar uma relativa diminuição, na produção desses documentos, da incidência de temas pós-modernos e adaptacionistas, ao passo que há a retomada de abordagens críticas de caráter abrangente. Na segunda parte, dedicada à análise do ENEM, há um esforço em perceber os impactos das mudanças operadas nessa política de avaliação a partir de 2009. Em primeiro lugar, com um esforço em associar o ENEM às concepções difundidas recentemente pela literatura sobre avaliação institucional, e com a descrição das consequências educacionais das mudanças apontadas – que englobam desde os processos de confecção das provas, ao tratamento concedido às teorias pedagógicas. Nesta parte, a pesquisa procurou descrever os reflexos das opções curriculares mencionadas, sobretudo a partir da observação do tratamento concedido aos conhecimentos escolares nas questões da prova. Há um esforço contínuo, tanto na primeira parte da pesquisa (dedicada aos documentos curriculares) quanto na segunda parte (destinada ao ENEM), em perceber o que tais políticas exigem do ensino de históriaThe purpose of this research was to study the due conceptions to the teaching of history present in three public policies of the Brazilian government: the publication of the National Curricular Guidelines (NCBs), the National Curriculum Guidelines for Secondary School (DCNEM) and the reformulation of the National Exam of Secondary Education (ENEM). All these measures are state regulations aimed at a certain order of national education, derived from a specific political situation experienced by the country - the time of the federal governments led by the Workers' Party (PT). Therefore, this work sought to relatet the content of these norms to the process of educational reforms in the world, and also with the success of social-liberalism as a dominant conception among global state policies. In this way, Antonio Gramsci's work has proved useful both to define the essence of social liberalism (especially in opposition to conservative neoliberalism) and to analyze the interactions between governmental measures and the desires emanating from organized civil society. This thesis pursued to show that, in spite of the long permanence of programs defined as neotechnicists, curricular policy tended to relax the post-critical and postmodern tendencies established by the previous government, which were then merged (hybridized) with critical theories to capitalist social academic education. In our study, it was biuld a first part regarding the examination of eminently curricular documents, such as the OCNs and the DCNEM. Throughout this reading, it was possible to register the great influence of the curricular approach as a cultural policy, a definition that reinforces the hybrid nature mentioned above. In this section, the thesis sought to demonstrate a relative decrease in the production of these documents, and in the incidence of postmodern and adaptational themes, whereas it was noticeable the resumption of critical approaches of a omnibus nature. In the second part, dedicated to the ENEM analysis, there is an effort to understand the impacts of the changes made in this evaluation policy since 2009. Firstly, with an effort to associate the ENEM with the recently published concepts in the institutional evaluation literature, and with the description of the educational consequences of the changes pointed out - from the processes of making the tests, to the treatment given to pedagogical theories. In this part, the research looked up to describe the reflexes of the mentioned curricular options, mainly from the observation of the treatment granted to the questions of the test inside the school knowledge. There is a continuous effort, both in the first part of the research (dedicated to curriculum documents) and in the second part (destined to the ENEM), in realizing what these policies require of the teaching of history in school grounds365 f.Alves, ClaudiaGama, ZacariasRummert, SôniaBonamino, AliciaAndrade, Everardo deAlcântara, Alzirahttp://lattes.cnpq.br/4029586558752897http://lattes.cnpq.br/./8886741010405574Junior, Jefte da Mata Pinheiro2020-11-10T21:23:35Z2020-11-10T21:23:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPINHEIRO JUNIOR, Jefte da Mata. O Enem e a reforma curricular no despontar do século XXI: disposições sobre a História no ensino médio. 2017. 365 f. 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