BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Nascimento, Marina Guimarães
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251144
Resumo: Esta pesquisa busca compreender quais são os saberes valorizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio, área de Linguagens e suas Tecnologias. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é apreender em que medida o parâmetro estabelecido pelos PCNs e pela BNCC contribui para garantir a formação do estudante da Educação Básica. Trata-se de pesquisa documental, desenvolvida por meio da Análise do Discurso (AD) e que envolve o estudo dos aspectos ideológicos e histórico-sociais do processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação Básica e o entendimento do modo como se deu a elaboração do documento oficial dos PCNs e da BNCC. Além disso, recorremos ao conceito geral de currículo definido pelos estudiosos Michael Apple, José Gimeno Sacristán, Antonio Flávio Moreira e Lucíola Santos a fim de apreender o que os estudiosos João Wanderley Geraldi, Joane Veloso Pina Cavalcanti, Marcela Thaís Silva e Lívia Suassuna, da área de Linguística, defendem como principais valores para o currículo de Língua Portuguesa. Dessa forma, a partir dos resultados obtidos, far-se-á a realização de uma comparação dos dados teóricos obtidos com os resultados da Análise do Discurso da área de Língua Portuguesa do Ensino Médio, para se apreender o quanto a BNCC se aproxima ou se distancia do estabelecido pelos PCNs para a área do conhecimento Língua Portuguesa.
id UNSP_2fbac83112f5b91ff4e21c267de6362f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino MédioBNCC and PCNs for Portuguese Language: an analysis of the Curricular Component in High SchoolParâmetros Curriculares NacionaisBase Nacional Comum CurricularEnsino MédioAnálise do DiscursoLíngua PortuguesaNational Curriculum GuidelinesCurricular Common National BaseSecondary EducationDiscourse AnalysisPortuguese LanguageEsta pesquisa busca compreender quais são os saberes valorizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio, área de Linguagens e suas Tecnologias. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é apreender em que medida o parâmetro estabelecido pelos PCNs e pela BNCC contribui para garantir a formação do estudante da Educação Básica. Trata-se de pesquisa documental, desenvolvida por meio da Análise do Discurso (AD) e que envolve o estudo dos aspectos ideológicos e histórico-sociais do processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação Básica e o entendimento do modo como se deu a elaboração do documento oficial dos PCNs e da BNCC. Além disso, recorremos ao conceito geral de currículo definido pelos estudiosos Michael Apple, José Gimeno Sacristán, Antonio Flávio Moreira e Lucíola Santos a fim de apreender o que os estudiosos João Wanderley Geraldi, Joane Veloso Pina Cavalcanti, Marcela Thaís Silva e Lívia Suassuna, da área de Linguística, defendem como principais valores para o currículo de Língua Portuguesa. Dessa forma, a partir dos resultados obtidos, far-se-á a realização de uma comparação dos dados teóricos obtidos com os resultados da Análise do Discurso da área de Língua Portuguesa do Ensino Médio, para se apreender o quanto a BNCC se aproxima ou se distancia do estabelecido pelos PCNs para a área do conhecimento Língua Portuguesa.This research work aims at understanding the knowledge valued by the National Curriculum Guidelines (PCNs) and Curricular Common National Base (BNCC) for Portuguese language curricular component, of Language’s Technologies area. For that matter, the main objective of this work is to comprehend to which extent the established by PCNs and BNCC helps to ensure the formation of basic education students, defined in 22 and 35 articles of LDBEN nº 9394/96. It's about documental research, developed by Discourse Analysis (DA), that will involve the study of ideological, historical and social aspects of development process of public politics directed to basic education and that will understand the manner in which the construction of the PCNs and BNCC official documents. In addition, we will use the general curriculum concept defined by Apple, Sacristán, Moreira and Santos in order to seize what the scholars Geraldi, Cavalcanti, Silva and Suassuna, of linguistic area, defend as fundamental values to Portuguese language curricular component. Therefore, from the results obtained, it will make a comparison of the data thus obtained with the results of the Discourse Analysis of secondary education Portuguese language abilities and competences, in order to understand if the BNCC is close to or distance to what the PCNs value to secondary education Portuguese language curricular component.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]Nascimento, Marina Guimarães2023-10-27T21:20:47Z2023-10-27T21:20:47Z2023-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:53:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:53:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
BNCC and PCNs for Portuguese Language: an analysis of the Curricular Component in High School
title BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
spellingShingle BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
Nascimento, Marina Guimarães
Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Médio
Análise do Discurso
Língua Portuguesa
National Curriculum Guidelines
Curricular Common National Base
Secondary Education
Discourse Analysis
Portuguese Language
title_short BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
title_full BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
title_fullStr BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
title_full_unstemmed BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
title_sort BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
author Nascimento, Marina Guimarães
author_facet Nascimento, Marina Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marina Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Médio
Análise do Discurso
Língua Portuguesa
National Curriculum Guidelines
Curricular Common National Base
Secondary Education
Discourse Analysis
Portuguese Language
topic Parâmetros Curriculares Nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Médio
Análise do Discurso
Língua Portuguesa
National Curriculum Guidelines
Curricular Common National Base
Secondary Education
Discourse Analysis
Portuguese Language
description Esta pesquisa busca compreender quais são os saberes valorizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio, área de Linguagens e suas Tecnologias. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é apreender em que medida o parâmetro estabelecido pelos PCNs e pela BNCC contribui para garantir a formação do estudante da Educação Básica. Trata-se de pesquisa documental, desenvolvida por meio da Análise do Discurso (AD) e que envolve o estudo dos aspectos ideológicos e histórico-sociais do processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação Básica e o entendimento do modo como se deu a elaboração do documento oficial dos PCNs e da BNCC. Além disso, recorremos ao conceito geral de currículo definido pelos estudiosos Michael Apple, José Gimeno Sacristán, Antonio Flávio Moreira e Lucíola Santos a fim de apreender o que os estudiosos João Wanderley Geraldi, Joane Veloso Pina Cavalcanti, Marcela Thaís Silva e Lívia Suassuna, da área de Linguística, defendem como principais valores para o currículo de Língua Portuguesa. Dessa forma, a partir dos resultados obtidos, far-se-á a realização de uma comparação dos dados teóricos obtidos com os resultados da Análise do Discurso da área de Língua Portuguesa do Ensino Médio, para se apreender o quanto a BNCC se aproxima ou se distancia do estabelecido pelos PCNs para a área do conhecimento Língua Portuguesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27T21:20:47Z
2023-10-27T21:20:47Z
2023-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251144
url https://hdl.handle.net/11449/251144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401563694399488