Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Fábio Menezes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29821
Resumo: Este trabalho busca identificar quais são os fatores críticos de sucesso para a adoção de (novas) tecnologias pela área de compras das organizações, que permitam propor um roteiro de implantação que mitiguem falhas neste processo. Foi realizada uma revisão de literatura, mapeando as tecnologias mais utilizadas no contexto da gestão de compras, bem como as principais teorias de adoção de tecnologia e inovação. Posteriormente, foi utilizada a técnica do incidente crítico, aplicada a 10 profissionais da área de compras, que tiveram suas entrevistas transcritas e codificadas com base nos princípios da Teoria Fundamentada. O roteiro proposto foi confrontado com as principais teorias de adoção de inovação, para verificação da aderência, por meio de um modelo híbrido de adoção de novas tecnologias sugerido neste estudo. Foram identificados 12 fatores críticos de sucesso, que deram origem ao roteiro proposto, destacando-se: processos estruturados, suporte da alta direção e gestão de mudanças robusta. Foram encontrados conceitos das 3 teorias do modelo híbrido nas respostas dos entrevistados, com uma maior incidência e influência dos conceitos das teorias de Difusão da Inovação e Ator-rede. Ambas abordam fatores internos à organização como mais determinantes para o sucesso na adoção/implementação de uma tecnologia. Já os conceitos da teoria Institucional, explicam os motivos pela escolha da tecnologia a ser utilizada. Embora haja uma ampla gama de novas tecnologias sendo internalizadas hoje, sugere-se que existem oportunidades de melhoria que podem ser melhor exploradas usando o roteiro proposto nesta pesquisa
id UFF-2_a9c1fd096ea19deb0bc6e33b033fc727
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29821
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de comprasProposal for a roadmap for the adoption of new technologies by purchasing areasFatores críticos de sucessoAdoção tecnológicaComprasTransformação digitalInovação tecnológicaAquisiçãoCritical success factorsTechnological adoptionPurchasingDigital transformationEste trabalho busca identificar quais são os fatores críticos de sucesso para a adoção de (novas) tecnologias pela área de compras das organizações, que permitam propor um roteiro de implantação que mitiguem falhas neste processo. Foi realizada uma revisão de literatura, mapeando as tecnologias mais utilizadas no contexto da gestão de compras, bem como as principais teorias de adoção de tecnologia e inovação. Posteriormente, foi utilizada a técnica do incidente crítico, aplicada a 10 profissionais da área de compras, que tiveram suas entrevistas transcritas e codificadas com base nos princípios da Teoria Fundamentada. O roteiro proposto foi confrontado com as principais teorias de adoção de inovação, para verificação da aderência, por meio de um modelo híbrido de adoção de novas tecnologias sugerido neste estudo. Foram identificados 12 fatores críticos de sucesso, que deram origem ao roteiro proposto, destacando-se: processos estruturados, suporte da alta direção e gestão de mudanças robusta. Foram encontrados conceitos das 3 teorias do modelo híbrido nas respostas dos entrevistados, com uma maior incidência e influência dos conceitos das teorias de Difusão da Inovação e Ator-rede. Ambas abordam fatores internos à organização como mais determinantes para o sucesso na adoção/implementação de uma tecnologia. Já os conceitos da teoria Institucional, explicam os motivos pela escolha da tecnologia a ser utilizada. Embora haja uma ampla gama de novas tecnologias sendo internalizadas hoje, sugere-se que existem oportunidades de melhoria que podem ser melhor exploradas usando o roteiro proposto nesta pesquisaThis work seeks to identify the critical success factors for the adoption of (new) technologies by the purchasing area of organizations, which allow proposing an implementation roadmap that mitigates failures in this process. A literature review was carried out, mapping the most used technologies in the context of purchasing management, as well as the main theories of technology adoption and innovation. Subsequently, the critical incident technique was used, applied to 10 professionals in the purchasing area, who had their interviews transcribed and coded based on the principles of Grounded Theory. The proposed script was confronted with the main theories of innovation adoption, to verify adherence, through a hybrid model of adoption of new technologies suggested in this study. Twelve critical success factors were identified, which gave rise to the proposed roadmap, highlighting: structured processes, top management support and robust change management. Concepts of the 3 theories of the hybrid model were found in the answers of the interviewees, with a greater incidence and influence of the concepts of the Diffusion of Innovation and Actor-network theories. Both address factors that are internal to the organization as the most determinant for success in adopting/implementing a technology. The concepts of Institutional theory, on the other hand, explain the reasons for choosing the technology to be used. While there is a wide range of new technologies being internalized today, it is suggested that there are opportunities for improvement that can be better explored using the roadmap proposed in this research.95 p.Farias Filho, José RodriguesCosta, Helder GomesMarchisotti, Gustavo GuimarãesSilva, Fábio Menezes da2023-08-07T19:42:13Z2023-08-07T19:42:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fábio Menezes da. Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29821CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-07T19:42:17Zoai:app.uff.br:1/29821Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-07T19:42:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
Proposal for a roadmap for the adoption of new technologies by purchasing areas
title Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
spellingShingle Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
Silva, Fábio Menezes da
Fatores críticos de sucesso
Adoção tecnológica
Compras
Transformação digital
Inovação tecnológica
Aquisição
Critical success factors
Technological adoption
Purchasing
Digital transformation
title_short Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
title_full Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
title_fullStr Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
title_full_unstemmed Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
title_sort Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras
author Silva, Fábio Menezes da
author_facet Silva, Fábio Menezes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias Filho, José Rodrigues
Costa, Helder Gomes
Marchisotti, Gustavo Guimarães
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Menezes da
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso
Adoção tecnológica
Compras
Transformação digital
Inovação tecnológica
Aquisição
Critical success factors
Technological adoption
Purchasing
Digital transformation
topic Fatores críticos de sucesso
Adoção tecnológica
Compras
Transformação digital
Inovação tecnológica
Aquisição
Critical success factors
Technological adoption
Purchasing
Digital transformation
description Este trabalho busca identificar quais são os fatores críticos de sucesso para a adoção de (novas) tecnologias pela área de compras das organizações, que permitam propor um roteiro de implantação que mitiguem falhas neste processo. Foi realizada uma revisão de literatura, mapeando as tecnologias mais utilizadas no contexto da gestão de compras, bem como as principais teorias de adoção de tecnologia e inovação. Posteriormente, foi utilizada a técnica do incidente crítico, aplicada a 10 profissionais da área de compras, que tiveram suas entrevistas transcritas e codificadas com base nos princípios da Teoria Fundamentada. O roteiro proposto foi confrontado com as principais teorias de adoção de inovação, para verificação da aderência, por meio de um modelo híbrido de adoção de novas tecnologias sugerido neste estudo. Foram identificados 12 fatores críticos de sucesso, que deram origem ao roteiro proposto, destacando-se: processos estruturados, suporte da alta direção e gestão de mudanças robusta. Foram encontrados conceitos das 3 teorias do modelo híbrido nas respostas dos entrevistados, com uma maior incidência e influência dos conceitos das teorias de Difusão da Inovação e Ator-rede. Ambas abordam fatores internos à organização como mais determinantes para o sucesso na adoção/implementação de uma tecnologia. Já os conceitos da teoria Institucional, explicam os motivos pela escolha da tecnologia a ser utilizada. Embora haja uma ampla gama de novas tecnologias sendo internalizadas hoje, sugere-se que existem oportunidades de melhoria que podem ser melhor exploradas usando o roteiro proposto nesta pesquisa
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-07T19:42:13Z
2023-08-07T19:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fábio Menezes da. Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29821
identifier_str_mv SILVA, Fábio Menezes da. Proposta de roteiro para adoção de novas tecnologias por áreas de compras. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807827772318416896