O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Capobianco, Juan Marcello
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3680
Resumo: Por meio desta Tese, nos propusemos a uma pesquisa mapeadora de todas as principais etapas históricas nas quais foi recepcionada a obra do poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Sousa (1 861­1898), analisando e comparando os textos em que identificamos transformações paulatinas nas leituras críticas do poeta ao longo do tempo, desde 1893, quando suas produções marcam o advento do Simbolismo no país, até os nossos dias, situando o “crítico” como o “efetivo leitor”, sem olvidar os acadêmicos. O ineditismo da proposta consistiu na abordagem crítica que trouxe à baila numerosos textos e trabalhos, em uma revisão de praticamente “todas” as leituras (salvo algumas produções de menor relevo), e na utilização do arcabouço teóricometodológico da Estética da Recepção, não somente através de seus principais representantes, como Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser e Hans Ulrich Gumbrecht, mas igualmente Luiz Costa Lima, Regina Zilberman, e nas teorias de Mikhail Bakhtin, Paul Zumthor, Roland Barthes, Hugo Friedrich, Umberto Eco, dentre os demais que apontamos na Introdução. Direcionando os estudos para a recepção crítica da obra, aprofundamos a pesquisa na análise comparada, buscando compreender a progressão histórica e sociocultural, que acompanhou a evolução receptiva de Cruz e Sousa, passando pelas questões etnorraciais, e verificamos de que forma se lê, contemporaneamente, a obra do poeta catarinense. Decorrente de todo nosso percurso, embasamos teoricamente uma possível interpretação prospectiva de sua obra e realizamos nossas próprias leituras, com o intuito de poder contribuir para a iluminação de novos caminhos e fazer a diferença na renovação da forma de se interpretar a obra de Cruz e Sousa
id UFF-2_b0830cabf8b53e736eac451cf33ce45c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3680
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obraCruz e SousaEstética da recepçãoPoesiaCríticaSousa, João da Cruz e, 1861­1898; crítica e interpretaçãoEstética da recepçãoPoesiaSimbolismo (literatura)Poesia brasileiraReception theoryPoetryCriticPor meio desta Tese, nos propusemos a uma pesquisa mapeadora de todas as principais etapas históricas nas quais foi recepcionada a obra do poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Sousa (1 861­1898), analisando e comparando os textos em que identificamos transformações paulatinas nas leituras críticas do poeta ao longo do tempo, desde 1893, quando suas produções marcam o advento do Simbolismo no país, até os nossos dias, situando o “crítico” como o “efetivo leitor”, sem olvidar os acadêmicos. O ineditismo da proposta consistiu na abordagem crítica que trouxe à baila numerosos textos e trabalhos, em uma revisão de praticamente “todas” as leituras (salvo algumas produções de menor relevo), e na utilização do arcabouço teóricometodológico da Estética da Recepção, não somente através de seus principais representantes, como Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser e Hans Ulrich Gumbrecht, mas igualmente Luiz Costa Lima, Regina Zilberman, e nas teorias de Mikhail Bakhtin, Paul Zumthor, Roland Barthes, Hugo Friedrich, Umberto Eco, dentre os demais que apontamos na Introdução. Direcionando os estudos para a recepção crítica da obra, aprofundamos a pesquisa na análise comparada, buscando compreender a progressão histórica e sociocultural, que acompanhou a evolução receptiva de Cruz e Sousa, passando pelas questões etnorraciais, e verificamos de que forma se lê, contemporaneamente, a obra do poeta catarinense. Decorrente de todo nosso percurso, embasamos teoricamente uma possível interpretação prospectiva de sua obra e realizamos nossas próprias leituras, com o intuito de poder contribuir para a iluminação de novos caminhos e fazer a diferença na renovação da forma de se interpretar a obra de Cruz e SousaThrough this thesis, we propose a mapping research of every main historical step which hosted the work of Brazilian symbolist poet João da Cruz e Sousa (1861 ­1898), by means of the analysis and comparison of the texts, in which it was identified a slow transformation in the critical readings of the poet through time, since 1893, when his work established the emergence of Symbolism in Brazil, up until today, positioning the “critic” as the “effective reader”, and including the academicists. The originality of the proposal consists of the critical approach that brought along several texts and essays, in which practically “all” readings were analyzed (except for a few smaller works), and that used the “Aesthethic of Reception” as a theoretical­method framework, not only through its main representatives, such as Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser and Hans Ulrich Gumbrecht, but also Luiz Costa Lima, Regina Zilberman, and the theories of Mikhail Bakhtin, Paul Zumthor, Roland Barthes, Hugo Friedrich, Umberto Eco, among others pointed out in the Introduction. Directing the studies towards the critical reception of the work, the research was enriched by the compared analysis, in which we tried to understand the historical and sociocultural progression that followed the evolution of Cruz e Sousa’s reception, taking ethnic and racial matters into consideration, and we verified the ways in which the poet’s work is read contemporarily. As a result of our journey, we based his work theoretically upon a possible prospective interpretation in our own readings, for the purpose of contributing to give light to new paths and to make a difference in the renovation of the manner in which Cruz e Sousa’s work is interpretatedVianna Neto, Arnaldo RosaFonseca, José Luis Jobim de SallesLima, André Luiz DiasVillar, Marilia SantannaMagalhães, Pedro Armando de AlmeidaCapobianco, Juan Marcello2017-05-19T17:54:43Z2017-05-19T17:54:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3680CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T20:21:55Zoai:app.uff.br:1/3680Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T20:21:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
title O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
spellingShingle O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
Capobianco, Juan Marcello
Cruz e Sousa
Estética da recepção
Poesia
Crítica
Sousa, João da Cruz e, 1861­1898; crítica e interpretação
Estética da recepção
Poesia
Simbolismo (literatura)
Poesia brasileira
Reception theory
Poetry
Critic
title_short O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
title_full O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
title_fullStr O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
title_full_unstemmed O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
title_sort O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra
author Capobianco, Juan Marcello
author_facet Capobianco, Juan Marcello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna Neto, Arnaldo Rosa
Fonseca, José Luis Jobim de Salles
Lima, André Luiz Dias
Villar, Marilia Santanna
Magalhães, Pedro Armando de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Capobianco, Juan Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv Cruz e Sousa
Estética da recepção
Poesia
Crítica
Sousa, João da Cruz e, 1861­1898; crítica e interpretação
Estética da recepção
Poesia
Simbolismo (literatura)
Poesia brasileira
Reception theory
Poetry
Critic
topic Cruz e Sousa
Estética da recepção
Poesia
Crítica
Sousa, João da Cruz e, 1861­1898; crítica e interpretação
Estética da recepção
Poesia
Simbolismo (literatura)
Poesia brasileira
Reception theory
Poetry
Critic
description Por meio desta Tese, nos propusemos a uma pesquisa mapeadora de todas as principais etapas históricas nas quais foi recepcionada a obra do poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Sousa (1 861­1898), analisando e comparando os textos em que identificamos transformações paulatinas nas leituras críticas do poeta ao longo do tempo, desde 1893, quando suas produções marcam o advento do Simbolismo no país, até os nossos dias, situando o “crítico” como o “efetivo leitor”, sem olvidar os acadêmicos. O ineditismo da proposta consistiu na abordagem crítica que trouxe à baila numerosos textos e trabalhos, em uma revisão de praticamente “todas” as leituras (salvo algumas produções de menor relevo), e na utilização do arcabouço teóricometodológico da Estética da Recepção, não somente através de seus principais representantes, como Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser e Hans Ulrich Gumbrecht, mas igualmente Luiz Costa Lima, Regina Zilberman, e nas teorias de Mikhail Bakhtin, Paul Zumthor, Roland Barthes, Hugo Friedrich, Umberto Eco, dentre os demais que apontamos na Introdução. Direcionando os estudos para a recepção crítica da obra, aprofundamos a pesquisa na análise comparada, buscando compreender a progressão histórica e sociocultural, que acompanhou a evolução receptiva de Cruz e Sousa, passando pelas questões etnorraciais, e verificamos de que forma se lê, contemporaneamente, a obra do poeta catarinense. Decorrente de todo nosso percurso, embasamos teoricamente uma possível interpretação prospectiva de sua obra e realizamos nossas próprias leituras, com o intuito de poder contribuir para a iluminação de novos caminhos e fazer a diferença na renovação da forma de se interpretar a obra de Cruz e Sousa
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19T17:54:43Z
2017-05-19T17:54:43Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3680
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038123089133568