Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Alves Essinger de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14997
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a relação entre a Literatura Infantil Afro- Brasileira e as identidades das crianças negras em uma escola pública. Nosso foco de investigação foi o trabalho de campo realizado em uma escola municipal da Rede de Niterói e seus aspectos ligados às relações entre alunos e professores, as visões de algumas educadoras que atuam nesta unidade escolar e, principalmente, as intervenções realizadas, através das chamadas, oficinas literárias. Estas foram constituídas a partir de contação de histórias de matriz Africana com o objetivo de provocar conversas e debates acerca da processo identitário do aluno(a) negro(a). O cerne da pesquisa encontra-se na verificação das possibilidades de utilização da Literatura Afro-Brasileira como motivadora da assunção das identidades da criança negra, favorecendo o fortalecimento de sua autoestima. Além disso, a pesquisa visou entender, se atividades desta natureza, poderiam colaborar de alguma forma, na diminuição de atitudes preconceituosas e racistas entre os educandos da escola pesquisada. O referencial teórico se baseou em autores cujas obras abordam a temática racial, tais como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, entre outros pesquisadores que abordam a questão do negro. Já o referencial documental configurou na compreensão da Lei n. 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira, contidas no Parecer CNE/CP n. 3 /2004. Adotamos a pesquisa de intervenção pedagógica, através da qual, o trabalho se desenvolvia de acordo com a observação e com as atividades empregadas nas turmas da referida escola para a obtenção de dados. Os resultados obtidos indicam que a partir das atividades realizadas, os alunos envolvidos demonstraram maior autonomia, criticidade e mudanças atitudinais no que tange às situações de preconceito e discriminação raciais, como também, em relação aos processos identitários
id UFF-2_be9a3d852f94b056550215a4418b40c8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14997
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola públicaLiteratura InfantilIdentidades negrasEnsino FundamentalLei n. 10.639/03Literatura infanto juvenilIdentidade culturalNegroEnsino fundamentalChildren’s literatureBlack identitiesElementary SchoolLaw 10.639/03O presente trabalho discorre sobre a relação entre a Literatura Infantil Afro- Brasileira e as identidades das crianças negras em uma escola pública. Nosso foco de investigação foi o trabalho de campo realizado em uma escola municipal da Rede de Niterói e seus aspectos ligados às relações entre alunos e professores, as visões de algumas educadoras que atuam nesta unidade escolar e, principalmente, as intervenções realizadas, através das chamadas, oficinas literárias. Estas foram constituídas a partir de contação de histórias de matriz Africana com o objetivo de provocar conversas e debates acerca da processo identitário do aluno(a) negro(a). O cerne da pesquisa encontra-se na verificação das possibilidades de utilização da Literatura Afro-Brasileira como motivadora da assunção das identidades da criança negra, favorecendo o fortalecimento de sua autoestima. Além disso, a pesquisa visou entender, se atividades desta natureza, poderiam colaborar de alguma forma, na diminuição de atitudes preconceituosas e racistas entre os educandos da escola pesquisada. O referencial teórico se baseou em autores cujas obras abordam a temática racial, tais como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, entre outros pesquisadores que abordam a questão do negro. Já o referencial documental configurou na compreensão da Lei n. 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira, contidas no Parecer CNE/CP n. 3 /2004. Adotamos a pesquisa de intervenção pedagógica, através da qual, o trabalho se desenvolvia de acordo com a observação e com as atividades empregadas nas turmas da referida escola para a obtenção de dados. Os resultados obtidos indicam que a partir das atividades realizadas, os alunos envolvidos demonstraram maior autonomia, criticidade e mudanças atitudinais no que tange às situações de preconceito e discriminação raciais, como também, em relação aos processos identitáriosThis paper discusses the relationship between Afro-Brazilian Literature and the identity of the black child in the public school. Our research focus was the fieldwork carried out in a municipal school of the Niterói Network and its aspects related to the relations between students and teachers, the visions of some educators who work in this school unit and, mainly, the interventions carried out through the calls, literary workshops. These were constituted from the counting of stories of African matrix with the aim of provoking conversations and debates about the identity process of the black student. At the heart of the research is the verification of the possibilities of using Afro-Brazilian Literature as motivating the assumption of the identity of the black child, favoring the strengthening of their self-esteem. In addition, the research aimed to understand, if activities of this nature, could collaborate in some way, in the reduction of prejudiced and racist attitudes among the students of the school researched. The theoretical reference was based on authors whose works deal with the theme of the race, such as Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, among other researchers who approach the question of black. On the other hand, the documentary referential established the understanding of Law no 10.639 / 03 and its Curricular Guidelines for Teaching Afro-Brazilian History and Culture, contained in CNE / CP no. 3/2004. We adopted the methodology of action research, through which the work developed according to the observation and with the activities employed in the classes of said school to obtain data. The results indicate that from the activities carried out, the students involved demonstrated greater autonomy, criticality and attitudinal changes in relation to situations of racial prejudice and discrimination, as well as in relation to identity processes103 fSantiago, Mylene CristinaAndrade, Everardo Paiva deBraem, Eloisa Porto Corrêa AllevatoOliveira, Carla Alves Essinger de2020-09-28T18:27:29Z2020-09-28T18:27:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Carla Alves Essinger de. Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública. 2019. 103 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.ihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14997http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-04T18:44:44Zoai:app.uff.br:1/14997Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-04T18:44:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
title Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
spellingShingle Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
Oliveira, Carla Alves Essinger de
Literatura Infantil
Identidades negras
Ensino Fundamental
Lei n. 10.639/03
Literatura infanto juvenil
Identidade cultural
Negro
Ensino fundamental
Children’s literature
Black identities
Elementary School
Law 10.639/03
title_short Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
title_full Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
title_fullStr Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
title_full_unstemmed Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
title_sort Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública
author Oliveira, Carla Alves Essinger de
author_facet Oliveira, Carla Alves Essinger de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Mylene Cristina
Andrade, Everardo Paiva de
Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevato
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Alves Essinger de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Identidades negras
Ensino Fundamental
Lei n. 10.639/03
Literatura infanto juvenil
Identidade cultural
Negro
Ensino fundamental
Children’s literature
Black identities
Elementary School
Law 10.639/03
topic Literatura Infantil
Identidades negras
Ensino Fundamental
Lei n. 10.639/03
Literatura infanto juvenil
Identidade cultural
Negro
Ensino fundamental
Children’s literature
Black identities
Elementary School
Law 10.639/03
description O presente trabalho discorre sobre a relação entre a Literatura Infantil Afro- Brasileira e as identidades das crianças negras em uma escola pública. Nosso foco de investigação foi o trabalho de campo realizado em uma escola municipal da Rede de Niterói e seus aspectos ligados às relações entre alunos e professores, as visões de algumas educadoras que atuam nesta unidade escolar e, principalmente, as intervenções realizadas, através das chamadas, oficinas literárias. Estas foram constituídas a partir de contação de histórias de matriz Africana com o objetivo de provocar conversas e debates acerca da processo identitário do aluno(a) negro(a). O cerne da pesquisa encontra-se na verificação das possibilidades de utilização da Literatura Afro-Brasileira como motivadora da assunção das identidades da criança negra, favorecendo o fortalecimento de sua autoestima. Além disso, a pesquisa visou entender, se atividades desta natureza, poderiam colaborar de alguma forma, na diminuição de atitudes preconceituosas e racistas entre os educandos da escola pesquisada. O referencial teórico se baseou em autores cujas obras abordam a temática racial, tais como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, entre outros pesquisadores que abordam a questão do negro. Já o referencial documental configurou na compreensão da Lei n. 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira, contidas no Parecer CNE/CP n. 3 /2004. Adotamos a pesquisa de intervenção pedagógica, através da qual, o trabalho se desenvolvia de acordo com a observação e com as atividades empregadas nas turmas da referida escola para a obtenção de dados. Os resultados obtidos indicam que a partir das atividades realizadas, os alunos envolvidos demonstraram maior autonomia, criticidade e mudanças atitudinais no que tange às situações de preconceito e discriminação raciais, como também, em relação aos processos identitários
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-28T18:27:29Z
2020-09-28T18:27:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Carla Alves Essinger de. Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública. 2019. 103 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.i
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14997
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carla Alves Essinger de. Literatura infantil afro-brasileira e identidades das crianças negras em uma escola pública. 2019. 103 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.i
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038142123933696