O lugar da música e do lúdico no mundo da vida de acadêmicos da saúde: uma perspectiva estética Schiller - Merleau Ponty

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Cadengo, Ester Sueli do Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5924
Resumo: No decorrer do processo de implantação da política nacional de humanização, observaram-se progressos e retrocessos. Desde sua criação, a política trouxe um despertamento para todos os profissionais envolvidos com a área da saúde, porém emergiram muitas lacunas que tem levado diversos pesquisadores em saúde, à busca do preenchimento, do verdadeiro entendimento deste tema. Uma das alternativas de grande sucesso atualmente tem sido a humanização da saúde através das artes. É com base na política nacional de humanização que este trabalho se justifica, tendo como objetivo geral, compreender o lugar da experiência lúdica e musical no mundo da vida dos estudantes do campo da saúde e como objetivos específicos, descrever o lugar da experiência lúdica e musical no mundo da vida dos estudantes do campo da saúde, analisar fenomenologicamente e do ponto de vista estético, o sentido doado pelos estudantes a esta experiência, e construir junto ao grupo de alunos participantes do programa de extensão Boa Noite Bom Dia HUAP, um grupo de experimentação estética musical, com dinâmicas, oficinas e rodas de conversa, que contribua para o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Foram entrevistados dez estudantes do campo da saúde, integrantes do projeto Boa Noite Bom Dia UFF. Resultados: Da análise dos dados emergiram três categorias, a saber: Aproximação: corpo do aluno-paciente, Sensibilização: do Mundo da Vida para o Estado Estético, e Educação pelos sentidos: uma nova etapa para o conhecimento. As categorias emergidas demonstraram o que os acadêmicos pensam da experiência musical e lúdica. Como produto deste trabalho, foi criado um projeto demonstrativo experimental, para ser implantado no formato de uma disciplina optativa ou nos moldes de um curso de extensão. Implicações: Este estudo demonstrou ser de grande contribuição para o campo educacional em saúde, pois permitirá que professores e alunos trafeguem por um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, dotado de sensibilidade. Poderá possibilitar uma verdadeira transformação, não apenas curricular, mas para a vida
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É com base na política nacional de humanização que este trabalho se justifica, tendo como objetivo geral, compreender o lugar da experiência lúdica e musical no mundo da vida dos estudantes do campo da saúde e como objetivos específicos, descrever o lugar da experiência lúdica e musical no mundo da vida dos estudantes do campo da saúde, analisar fenomenologicamente e do ponto de vista estético, o sentido doado pelos estudantes a esta experiência, e construir junto ao grupo de alunos participantes do programa de extensão Boa Noite Bom Dia HUAP, um grupo de experimentação estética musical, com dinâmicas, oficinas e rodas de conversa, que contribua para o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo. Foram entrevistados dez estudantes do campo da saúde, integrantes do projeto Boa Noite Bom Dia UFF. Resultados: Da análise dos dados emergiram três categorias, a saber: Aproximação: corpo do aluno-paciente, Sensibilização: do Mundo da Vida para o Estado Estético, e Educação pelos sentidos: uma nova etapa para o conhecimento. As categorias emergidas demonstraram o que os acadêmicos pensam da experiência musical e lúdica. Como produto deste trabalho, foi criado um projeto demonstrativo experimental, para ser implantado no formato de uma disciplina optativa ou nos moldes de um curso de extensão. Implicações: Este estudo demonstrou ser de grande contribuição para o campo educacional em saúde, pois permitirá que professores e alunos trafeguem por um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, dotado de sensibilidade. Poderá possibilitar uma verdadeira transformação, não apenas curricular, mas para a vidaDuring the process of implementing the national humanization policy, progress and setbacks were observed. Since its creation, the policy has brought an awakening to all the professionals involved with the health area, but many gaps have emerged that have led several health researchers, in search of fulfillment, for the true understanding of this topic. One of the most successful alternatives today has been the humanization of health through the arts. It is based on the national policy of humanization that this work is justified, having as general objective, to understand the place of the ludic and musical experience in the world of the students of the field of health, and as specific objectives, to describe the place of the ludic experience and Students in the field of health, to analyze phenomenologically and from the aesthetic point of view, the sense donated by students to this experience, and to build together with the group of students participating in the Good Night Huap Extension program, a group Of musical aesthetic experimentation, with dynamics, workshops and talk wheels, that contributes to the teaching-learning process. Methodology: field research, qualitative approach, descriptive character. Ten students from the health field were interviewed, members of the Good Night, Good Morning Uff project. Results: From the data analysis, three categories emerged: Approach: Student-patient body, Sensitization: from the World of Life to the Aesthetic State, and Education by the senses: a new stage for knowledge. The emerged categories have demonstrated what academics think of the musical and playful experience. As a product of this work, an experimental demonstration project was created, to be implanted in the format of an elective course or in the form of an extension course. Implications: This study has shown to be of great contribution to the educational field in health, since it will allow teachers and students to travel through a process of teaching learning more dynamic, endowed with sensitivity. It will enable a real transformation, not just curricular, but for lifeSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeRosas, Anne Mary TinocoPereira, Eliane RamosPereira, Eliane RamosCadengo, Ester Sueli do Nascimento2018-03-12T17:50:12Z2018-03-12T17:50:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCADENGO, Ester Sueli do Nascimento. O lugar da música e do lúdico no mundo da vida de acadêmicos da saúde: uma perspectiva estética Schiller - Merleau Ponty. 2016. 58 f. 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