Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16652 |
Resumo: | O presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolares |
id |
UFF-2_d65f8e2dd96a428844f3765c6b9b70d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16652 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiroMúltiplas gramáticasBilinguismo universalPsicolinguísticaArticulação entre as oraçõesGramáticaAnálise do discursoMultilinguismoPsicolinguísticaMultiple grammarsUniversal bilingualismPsycholinguisticsO presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolaresThe present work intends to identify, describe and evaluate the main dissimilarities in sentence structures of the vernacular Brazilian Portuguese (BP) and Portuguese standard writing (PSW). As a theoretical basis, we assume the theory of language representation and acquisition proposed by Roeper (1999), the theory of Multiple Grammars. BP vernacular and PSW are so different in terms of grammar that the standard writing of the language must be considered a second language for most Brazilians. This fact has some implications for formal school literacy. Based on Kato’s (2005), Roeper’s (1999) and Kenedy and Othero’s (2018) hypothesis, we propose that one of the main causes of Brazilian students’ “failure” is precisely the difficulty of processing formal writing input120 f.Kenedy, EduardoMendes, Luciana SanchezAbreu, Katia Nazareth Moura deSouza, Moíra do Nascimento2021-01-11T13:13:36Z2021-01-11T13:13:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16652CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T12:41:22Zoai:app.uff.br:1/16652Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-19T12:41:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro |
title |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro |
spellingShingle |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro Souza, Moíra do Nascimento Múltiplas gramáticas Bilinguismo universal Psicolinguística Articulação entre as orações Gramática Análise do discurso Multilinguismo Psicolinguística Multiple grammars Universal bilingualism Psycholinguistics |
title_short |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro |
title_full |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro |
title_fullStr |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro |
title_full_unstemmed |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro |
title_sort |
Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro |
author |
Souza, Moíra do Nascimento |
author_facet |
Souza, Moíra do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kenedy, Eduardo Mendes, Luciana Sanchez Abreu, Katia Nazareth Moura de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Moíra do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Múltiplas gramáticas Bilinguismo universal Psicolinguística Articulação entre as orações Gramática Análise do discurso Multilinguismo Psicolinguística Multiple grammars Universal bilingualism Psycholinguistics |
topic |
Múltiplas gramáticas Bilinguismo universal Psicolinguística Articulação entre as orações Gramática Análise do discurso Multilinguismo Psicolinguística Multiple grammars Universal bilingualism Psycholinguistics |
description |
O presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolares |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-01-11T13:13:36Z 2021-01-11T13:13:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16652 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807827771387281408 |