Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Moíra do Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16652
Resumo: O presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolares
id UFF-2_d65f8e2dd96a428844f3765c6b9b70d5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16652
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiroMúltiplas gramáticasBilinguismo universalPsicolinguísticaArticulação entre as oraçõesGramáticaAnálise do discursoMultilinguismoPsicolinguísticaMultiple grammarsUniversal bilingualismPsycholinguisticsO presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolaresThe present work intends to identify, describe and evaluate the main dissimilarities in sentence structures of the vernacular Brazilian Portuguese (BP) and Portuguese standard writing (PSW). As a theoretical basis, we assume the theory of language representation and acquisition proposed by Roeper (1999), the theory of Multiple Grammars. BP vernacular and PSW are so different in terms of grammar that the standard writing of the language must be considered a second language for most Brazilians. This fact has some implications for formal school literacy. Based on Kato’s (2005), Roeper’s (1999) and Kenedy and Othero’s (2018) hypothesis, we propose that one of the main causes of Brazilian students’ “failure” is precisely the difficulty of processing formal writing input120 f.Kenedy, EduardoMendes, Luciana SanchezAbreu, Katia Nazareth Moura deSouza, Moíra do Nascimento2021-01-11T13:13:36Z2021-01-11T13:13:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16652CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T12:41:22Zoai:app.uff.br:1/16652Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-19T12:41:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
title Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
spellingShingle Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
Souza, Moíra do Nascimento
Múltiplas gramáticas
Bilinguismo universal
Psicolinguística
Articulação entre as orações
Gramática
Análise do discurso
Multilinguismo
Psicolinguística
Multiple grammars
Universal bilingualism
Psycholinguistics
title_short Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
title_full Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
title_fullStr Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
title_full_unstemmed Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
title_sort Múltiplas gramáticas: um estudo sobre a diglossia entre a variedade da escrita culta e os vernáculos do português brasileiro
author Souza, Moíra do Nascimento
author_facet Souza, Moíra do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kenedy, Eduardo
Mendes, Luciana Sanchez
Abreu, Katia Nazareth Moura de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Moíra do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplas gramáticas
Bilinguismo universal
Psicolinguística
Articulação entre as orações
Gramática
Análise do discurso
Multilinguismo
Psicolinguística
Multiple grammars
Universal bilingualism
Psycholinguistics
topic Múltiplas gramáticas
Bilinguismo universal
Psicolinguística
Articulação entre as orações
Gramática
Análise do discurso
Multilinguismo
Psicolinguística
Multiple grammars
Universal bilingualism
Psycholinguistics
description O presente trabalho pretende identificar, descrever e avaliar dessemelhanças nas principais estruturas sintáticas do período entre os vernáculos e a escrita culta do Português Brasileiro (PB), usando como base teórica a teoria de representação e aquisição da língua proposta por Roeper (1999), a teoria das Múltiplas Gramáticas. Há parametrizações que diferenciam as modalidades de língua falada e escrita, que conferem o caráter de segunda língua à variedade escrita na mente de brasileiras e brasileiros, o que gera implicações no letramento escolar, que se desdobra na participação social desses indivíduos. Baseando-se nas hipóteses de Kato (2005), Roeper (1999) e Kenedy e Othero (2018), entendendo que há regras linguísticas excludentes entre as variedades vernaculares do PB e a escrita culta, é presumível que uma das causas para “fracasso” escolar seja, justamente, a dificuldade na eficiência da compreensão e da produção desse tipo de escrita, pois esse é um conhecimento que sustenta e se relaciona de modo mais ou menos estreito com todas as outras disciplinas escolares
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-11T13:13:36Z
2021-01-11T13:13:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16652
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807827771387281408