O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Martins, Juliana Holanda Menezes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/87559/0013000006km9
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22014
Resumo: Avaliar como passado, presente e futuro se articulam na notícia veiculada num canal de jornalismo 24 horas no ar é o objetivo central desta dissertação. O Em Cima da Hora, que vai ao ar de hora em hora, pelo canal de TV por assinatura Globo News, é o telejornal escolhido para analisar o tempo na construção da notícia, levando em consideração que na sociedade contemporânea a percepção do tempo passa, necessariamente, pelos meios de comunicação. A forma cada vez mais rápida que a informação chega ao público, através da televisão, da internet ou de outras mídias, faz com que o passado, o presente e o futuro se aproximem, dando a impressão de que os fatos surgem sempre no presente imediato. O volume de notícias veiculadas todos os dias na Globo News é muito grande, assim o trabalho analisa dois dias distintos no Em Cima da Hora: o dia da saída de Antonio Palocci do ministério da Fazenda – 27 de março de 2006; e o dia 4 de fevereiro de 2009. No primeiro, a repercussão foi tão grande, que essa notícia monopolizou todas as edições do Em Cima da Hora não dando espaço a nenhum outro fato. O segundo dia, pelo contrário, foi escolhido justamente porque não tinha nenhuma notícia de grande relevância capaz de alterar a paginação dos jornais, o que facilita a análise crítica sobre a escolha do que deve ser noticiado ou não. Tendo o tempo como pano de fundo e grande articulador dos fatos noticiados, este trabalho também lança um olhar sobre a construção da memória na sociedade contemporânea e sobre o papel de historiadores e jornalistas que, mesmo de formas diferentes, atuam como mediadores entre os acontecimentos, históricos ou não, e a construção da experiência social
id UFF-2_e454383d474a7c8ceaf3bcfecd1b3a44
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22014
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na históriaMemóriaTelejornalismoTeledifusãoBrasilAvaliar como passado, presente e futuro se articulam na notícia veiculada num canal de jornalismo 24 horas no ar é o objetivo central desta dissertação. O Em Cima da Hora, que vai ao ar de hora em hora, pelo canal de TV por assinatura Globo News, é o telejornal escolhido para analisar o tempo na construção da notícia, levando em consideração que na sociedade contemporânea a percepção do tempo passa, necessariamente, pelos meios de comunicação. A forma cada vez mais rápida que a informação chega ao público, através da televisão, da internet ou de outras mídias, faz com que o passado, o presente e o futuro se aproximem, dando a impressão de que os fatos surgem sempre no presente imediato. O volume de notícias veiculadas todos os dias na Globo News é muito grande, assim o trabalho analisa dois dias distintos no Em Cima da Hora: o dia da saída de Antonio Palocci do ministério da Fazenda – 27 de março de 2006; e o dia 4 de fevereiro de 2009. No primeiro, a repercussão foi tão grande, que essa notícia monopolizou todas as edições do Em Cima da Hora não dando espaço a nenhum outro fato. O segundo dia, pelo contrário, foi escolhido justamente porque não tinha nenhuma notícia de grande relevância capaz de alterar a paginação dos jornais, o que facilita a análise crítica sobre a escolha do que deve ser noticiado ou não. Tendo o tempo como pano de fundo e grande articulador dos fatos noticiados, este trabalho também lança um olhar sobre a construção da memória na sociedade contemporânea e sobre o papel de historiadores e jornalistas que, mesmo de formas diferentes, atuam como mediadores entre os acontecimentos, históricos ou não, e a construção da experiência social181 f.NiteróiEssus, Ana Maria Mauad de Sousa AndradeRouchou, Joëlle RachelBarbosa, Marialva CarlosMartins, Juliana Holanda Menezes2021-05-12T14:20:26Z2021-05-12T14:20:26Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Juliana Holanda Menezes. O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história. 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22014Aluno de Mestradoark:/87559/0013000006km9http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-08T16:49:34Zoai:app.uff.br:1/22014Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-08T16:49:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
title O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
spellingShingle O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
Martins, Juliana Holanda Menezes
Memória
Telejornalismo
Teledifusão
Brasil
title_short O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
title_full O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
title_fullStr O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
title_full_unstemmed O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
title_sort O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história
author Martins, Juliana Holanda Menezes
author_facet Martins, Juliana Holanda Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Rouchou, Joëlle Rachel
Barbosa, Marialva Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Juliana Holanda Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Telejornalismo
Teledifusão
Brasil
topic Memória
Telejornalismo
Teledifusão
Brasil
description Avaliar como passado, presente e futuro se articulam na notícia veiculada num canal de jornalismo 24 horas no ar é o objetivo central desta dissertação. O Em Cima da Hora, que vai ao ar de hora em hora, pelo canal de TV por assinatura Globo News, é o telejornal escolhido para analisar o tempo na construção da notícia, levando em consideração que na sociedade contemporânea a percepção do tempo passa, necessariamente, pelos meios de comunicação. A forma cada vez mais rápida que a informação chega ao público, através da televisão, da internet ou de outras mídias, faz com que o passado, o presente e o futuro se aproximem, dando a impressão de que os fatos surgem sempre no presente imediato. O volume de notícias veiculadas todos os dias na Globo News é muito grande, assim o trabalho analisa dois dias distintos no Em Cima da Hora: o dia da saída de Antonio Palocci do ministério da Fazenda – 27 de março de 2006; e o dia 4 de fevereiro de 2009. No primeiro, a repercussão foi tão grande, que essa notícia monopolizou todas as edições do Em Cima da Hora não dando espaço a nenhum outro fato. O segundo dia, pelo contrário, foi escolhido justamente porque não tinha nenhuma notícia de grande relevância capaz de alterar a paginação dos jornais, o que facilita a análise crítica sobre a escolha do que deve ser noticiado ou não. Tendo o tempo como pano de fundo e grande articulador dos fatos noticiados, este trabalho também lança um olhar sobre a construção da memória na sociedade contemporânea e sobre o papel de historiadores e jornalistas que, mesmo de formas diferentes, atuam como mediadores entre os acontecimentos, históricos ou não, e a construção da experiência social
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2021-05-12T14:20:26Z
2021-05-12T14:20:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Juliana Holanda Menezes. O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história. 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22014
Aluno de Mestrado
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/87559/0013000006km9
identifier_str_mv MARTINS, Juliana Holanda Menezes. O tempo e a notícia Em Cima da Hora: o imediato na história. 2009. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
Aluno de Mestrado
ark:/87559/0013000006km9
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1848091210105749504