A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Griõn, Tamirys Braga
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28004
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do Ensino Fundamental II, através da elaboração e aplicação de um conjunto de histórias em quadrinhos, seguidas de atividades lúdicas em forma de passatempo para fixar o conteúdo. Para embasamento teórico, foram utilizados os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e do lúdico por intermédio de diversos autores consagrados na literatura. Na construção das narrativas das histórias em quadrinhos contidas no almanaque, baseou- se no perfil e vivência dos alunos, buscando-se utilizar uma linguagem simples e articulada ao cotidiano discente, abordando o conteúdo da Tabela Periódica de forma leve e contextualizada. O almanaque possui seis histórias em quadrinhos que visaram apresentar os principais cientistas envolvidos nas diversas tentativas de organizar oselementos químicos conhecidos em cada época; mostrar as características da Tabela Periódica atual e conhecer as principais características e aplicações de alguns metais, ametais e também, dos gases nobres. A Sequência Didática elaborada e aplicada para o ensino-aprendizagem do conteúdo utilizou além do almanaque, vídeos disponíveis na plataforma do YouTube e rodas de conversa para buscar a fixação do conteúdo e o esclarecimento das dúvidas, mostrando-se adequada ao ensino remoto. A avaliação do almanaque por alunos e professores, utilizando-se de questões presentes em formulários online, mostrou que o produto educacional elaborado é adequado e interessante para dinamizar a interação deste conteúdo de elevada importância para a área das Ciências da Natureza, com os discentes do 9o ano do Ensino Fundamental, evidenciando assim, novas perspectivas para a sala de aula, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.
id UFF-2_e49c24a8efa80b4388c7360defaebf28
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28004
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de CiênciasHistórias em Quadrinhos; Sequência Didática; Lúdico; Tabela PeriódicaEnsino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didáticaComics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic TableEste trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do Ensino Fundamental II, através da elaboração e aplicação de um conjunto de histórias em quadrinhos, seguidas de atividades lúdicas em forma de passatempo para fixar o conteúdo. Para embasamento teórico, foram utilizados os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e do lúdico por intermédio de diversos autores consagrados na literatura. Na construção das narrativas das histórias em quadrinhos contidas no almanaque, baseou- se no perfil e vivência dos alunos, buscando-se utilizar uma linguagem simples e articulada ao cotidiano discente, abordando o conteúdo da Tabela Periódica de forma leve e contextualizada. O almanaque possui seis histórias em quadrinhos que visaram apresentar os principais cientistas envolvidos nas diversas tentativas de organizar oselementos químicos conhecidos em cada época; mostrar as características da Tabela Periódica atual e conhecer as principais características e aplicações de alguns metais, ametais e também, dos gases nobres. A Sequência Didática elaborada e aplicada para o ensino-aprendizagem do conteúdo utilizou além do almanaque, vídeos disponíveis na plataforma do YouTube e rodas de conversa para buscar a fixação do conteúdo e o esclarecimento das dúvidas, mostrando-se adequada ao ensino remoto. A avaliação do almanaque por alunos e professores, utilizando-se de questões presentes em formulários online, mostrou que o produto educacional elaborado é adequado e interessante para dinamizar a interação deste conteúdo de elevada importância para a área das Ciências da Natureza, com os discentes do 9o ano do Ensino Fundamental, evidenciando assim, novas perspectivas para a sala de aula, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.This work aims to elaborate and evaluate, from the perspective of school subjects, the use of didactic resources, in the HQ modality, to introduce the content of the Periodic Table in the 9th. Year of Elementary School II, through the elaboration and application of a set of comics, followed by recreational activities in the form of a hobby to fix the content. For theoretical basis, the foundations of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the Ludic Theory were used through several renowned authors in the literature. In the construction of the narratives of the comics contained in the almanac, it was based on the profile and experience of the students, seeking to use a simple and articulated language to the student's daily life, approaching the content of the Periodic Table in a light and contextualized way. The almanac has six comic strips that aim to present the main scientists involved in the various attempts to organize the chemical elements known at each time; show the characteristics of the current Periodic Table and know the main characteristics and applications of some metals, nonmetals and also of noble gases. The Didactic Sequence elaborated and applied for the teaching-learning of the content used, in addition to the almanac, videos available on the YouTube platform and conversation circles to seek to fix the content and clarify doubts, proving to be suitable for remote teaching. The evaluation of the almanac by students and teachers, using questions present in online forms, showed that the educational product elaborated is suitable and interesting to stimulate the interaction of this highly important content for the area of Natural Sciences, with the students of the 9th year of Elementary School, thus evidencing new perspectives for the classroom, whether in remote, hybrid or face-to-face teaching.95 p.Chacon, Eluzir PedrazziMesseder, Jorge CardosoGuimarães, Pedro Ivo CanessoGriõn, Tamirys Braga2023-03-02T15:57:46Z2023-03-02T15:57:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGRIÕN, Tamirys Braga. A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28004CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-02T15:57:52Zoai:app.uff.br:1/28004Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-02T15:57:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
title A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
spellingShingle A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
Griõn, Tamirys Braga
Histórias em Quadrinhos; Sequência Didática; Lúdico; Tabela Periódica
Ensino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didática
Comics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic Table
title_short A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
title_full A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
title_fullStr A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
title_full_unstemmed A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
title_sort A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
author Griõn, Tamirys Braga
author_facet Griõn, Tamirys Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Eluzir Pedrazzi
Messeder, Jorge Cardoso
Guimarães, Pedro Ivo Canesso
dc.contributor.author.fl_str_mv Griõn, Tamirys Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em Quadrinhos; Sequência Didática; Lúdico; Tabela Periódica
Ensino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didática
Comics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic Table
topic Histórias em Quadrinhos; Sequência Didática; Lúdico; Tabela Periódica
Ensino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didática
Comics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic Table
description Este trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do Ensino Fundamental II, através da elaboração e aplicação de um conjunto de histórias em quadrinhos, seguidas de atividades lúdicas em forma de passatempo para fixar o conteúdo. Para embasamento teórico, foram utilizados os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e do lúdico por intermédio de diversos autores consagrados na literatura. Na construção das narrativas das histórias em quadrinhos contidas no almanaque, baseou- se no perfil e vivência dos alunos, buscando-se utilizar uma linguagem simples e articulada ao cotidiano discente, abordando o conteúdo da Tabela Periódica de forma leve e contextualizada. O almanaque possui seis histórias em quadrinhos que visaram apresentar os principais cientistas envolvidos nas diversas tentativas de organizar oselementos químicos conhecidos em cada época; mostrar as características da Tabela Periódica atual e conhecer as principais características e aplicações de alguns metais, ametais e também, dos gases nobres. A Sequência Didática elaborada e aplicada para o ensino-aprendizagem do conteúdo utilizou além do almanaque, vídeos disponíveis na plataforma do YouTube e rodas de conversa para buscar a fixação do conteúdo e o esclarecimento das dúvidas, mostrando-se adequada ao ensino remoto. A avaliação do almanaque por alunos e professores, utilizando-se de questões presentes em formulários online, mostrou que o produto educacional elaborado é adequado e interessante para dinamizar a interação deste conteúdo de elevada importância para a área das Ciências da Natureza, com os discentes do 9o ano do Ensino Fundamental, evidenciando assim, novas perspectivas para a sala de aula, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02T15:57:46Z
2023-03-02T15:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRIÕN, Tamirys Braga. A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28004
identifier_str_mv GRIÕN, Tamirys Braga. A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038196420247552