Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Fonseca
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14590
Resumo: Recentemente, significativas decisões políticas afetaram a Educação Básica no Brasil e a elaboração de um documento normativo curricular para todo o território nacional – a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – em 2017 foi a principal delas. Houve também alterações na LDB 9.394/96 cujo objetivo principal foi a reforma do Ensino Médio e o estabelecimento da língua inglesa como língua adicional obrigatória. Discutir tais ações políticas e participar desses debates, além de ser um direito democrático, é um ato glotopolítico. O modo como a língua inglesa vem sendo usada no contexto global multicultural como ‘língua franca’ há muito vem sendo discutido e afeta diretamente o ensino. O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise conceitual das categorias ideológicas de ‘língua franca’, ‘língua e cultura’ e de ‘norma e variação linguística’, sob a perspectiva glotopolítica, apresentadas no documento normativo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, do componente curricular língua inglesa, e entender de que forma elas são concebidas pelo documento. Como aporte teórico, utilizamos a perspectiva glotopolítica (GUESPIN & MARCELLESI, 1986), que aborda as Políticas Linguísticas de forma crítica nas práticas sociais, e o conceito de ideologias linguísticas (WOOLARD, 2007, 2012; DEL VALLE, 2007). Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo e documental, uma vez faz uma revisão teórica dos conceitos linguístico-ideológicos ao analisa-los num documento oficial, normativo e norteador dos currículos da Educação Básica brasileira. Os resultados indicaram que a perspectiva de ensino de inglês como ‘língua franca’ é a escolhida para o Ensino Fundamental sob uma abordagem comunicativa intercultural. Por outro lado, os conhecimentos linguísticos propostos apresentam indícios de uma visão estrutural de língua para o currículo e não condizem com a proposta multicultural. Esta pesquisa se insere nas áreas de Sociolinguística e de Linguística Aplicada, da linha de pesquisa ‘História, política e contato linguístico’
id UFF-2_e8d2d27f96b739b3de5830ec94c35ba9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14590
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-efLíngua inglesaPolíticas linguísticasGlotopolíticaBNCC-EFIdeologiaLinguísticaGlotopolíticaLíngua inglesaEnglish languageLinguistic policiesGlotopolitcsBNCC-EFRecentemente, significativas decisões políticas afetaram a Educação Básica no Brasil e a elaboração de um documento normativo curricular para todo o território nacional – a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – em 2017 foi a principal delas. Houve também alterações na LDB 9.394/96 cujo objetivo principal foi a reforma do Ensino Médio e o estabelecimento da língua inglesa como língua adicional obrigatória. Discutir tais ações políticas e participar desses debates, além de ser um direito democrático, é um ato glotopolítico. O modo como a língua inglesa vem sendo usada no contexto global multicultural como ‘língua franca’ há muito vem sendo discutido e afeta diretamente o ensino. O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise conceitual das categorias ideológicas de ‘língua franca’, ‘língua e cultura’ e de ‘norma e variação linguística’, sob a perspectiva glotopolítica, apresentadas no documento normativo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, do componente curricular língua inglesa, e entender de que forma elas são concebidas pelo documento. Como aporte teórico, utilizamos a perspectiva glotopolítica (GUESPIN & MARCELLESI, 1986), que aborda as Políticas Linguísticas de forma crítica nas práticas sociais, e o conceito de ideologias linguísticas (WOOLARD, 2007, 2012; DEL VALLE, 2007). Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo e documental, uma vez faz uma revisão teórica dos conceitos linguístico-ideológicos ao analisa-los num documento oficial, normativo e norteador dos currículos da Educação Básica brasileira. Os resultados indicaram que a perspectiva de ensino de inglês como ‘língua franca’ é a escolhida para o Ensino Fundamental sob uma abordagem comunicativa intercultural. Por outro lado, os conhecimentos linguísticos propostos apresentam indícios de uma visão estrutural de língua para o currículo e não condizem com a proposta multicultural. Esta pesquisa se insere nas áreas de Sociolinguística e de Linguística Aplicada, da linha de pesquisa ‘História, política e contato linguístico’Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSignificant political decisions have recently affected Basic Education in Brazil. One of them was the publishing of the new curricular standards known as BNCC - Base Nacional Comum Curricular in 2017, which regulates High Schools curriculum. There were also changes in the National Education Law ( LDB 9.394/96) with the announcement of a new reform of Ensino Médio and the establishment of English as the mandatory additional language option in all Brazilian schools. Discussing such political actions and participating in these debates, besides being a democratic right, is a glotopolitical act. The way in which the English language has been addressed in the global multicultural context as 'lingua franca' has long been discussed and directly affects teaching. The objective of this research is to make a conceptual analysis of the ideological categories of ‘lingua franca’, ‘language and culture’ and ‘norm and linguistic variation’ presented in the normative document from a glotopolitcs perspective. As a theoretical contribution, we use the Glotopolitics perspective (GUESPIN & MARCELLESI, 1986), which approaches Linguistic Policies critically in social practices, and the concept of linguistic ideologies (WOOLARD, 2007, 2012; DEL VALLE, 2007). This is a qualitative and documentary research, because it provides a theoretical review of the linguistic-ideological concepts when analyzing them in an official, normative and guiding document of the Brazilian Basic Education curricula. The results indicated that teaching English as 'lingua franca' is the perspective adopted for Basic Education under an intercultural communicative approach. On the other hand, the linguistic knowledge proposal for the curriculum shows evidence of a structural language view and does not match such multicultural approach. This research is inserted in the areas of Sociolinguistics and Applied Linguistics, in the line of research 'History, politics and linguistic contact'79 f.Diez, Xoán LagaresPereira, Telma Cristina de Almeida SilvaCardoso, Janaína da SilvaRocha, Cláudia Fonseca2020-08-07T13:16:30Z2020-08-07T13:16:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14590CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T13:30:41Zoai:app.uff.br:1/14590Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-19T13:30:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
title Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
spellingShingle Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
Rocha, Cláudia Fonseca
Língua inglesa
Políticas linguísticas
Glotopolítica
BNCC-EF
Ideologia
Linguística
Glotopolítica
Língua inglesa
English language
Linguistic policies
Glotopolitcs
BNCC-EF
title_short Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
title_full Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
title_fullStr Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
title_full_unstemmed Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
title_sort Ideologias linguísticas sobre a língua inglesa: uma análise glotopolítica da bncc-ef
author Rocha, Cláudia Fonseca
author_facet Rocha, Cláudia Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diez, Xoán Lagares
Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva
Cardoso, Janaína da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cláudia Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Políticas linguísticas
Glotopolítica
BNCC-EF
Ideologia
Linguística
Glotopolítica
Língua inglesa
English language
Linguistic policies
Glotopolitcs
BNCC-EF
topic Língua inglesa
Políticas linguísticas
Glotopolítica
BNCC-EF
Ideologia
Linguística
Glotopolítica
Língua inglesa
English language
Linguistic policies
Glotopolitcs
BNCC-EF
description Recentemente, significativas decisões políticas afetaram a Educação Básica no Brasil e a elaboração de um documento normativo curricular para todo o território nacional – a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – em 2017 foi a principal delas. Houve também alterações na LDB 9.394/96 cujo objetivo principal foi a reforma do Ensino Médio e o estabelecimento da língua inglesa como língua adicional obrigatória. Discutir tais ações políticas e participar desses debates, além de ser um direito democrático, é um ato glotopolítico. O modo como a língua inglesa vem sendo usada no contexto global multicultural como ‘língua franca’ há muito vem sendo discutido e afeta diretamente o ensino. O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise conceitual das categorias ideológicas de ‘língua franca’, ‘língua e cultura’ e de ‘norma e variação linguística’, sob a perspectiva glotopolítica, apresentadas no documento normativo Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, do componente curricular língua inglesa, e entender de que forma elas são concebidas pelo documento. Como aporte teórico, utilizamos a perspectiva glotopolítica (GUESPIN & MARCELLESI, 1986), que aborda as Políticas Linguísticas de forma crítica nas práticas sociais, e o conceito de ideologias linguísticas (WOOLARD, 2007, 2012; DEL VALLE, 2007). Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo e documental, uma vez faz uma revisão teórica dos conceitos linguístico-ideológicos ao analisa-los num documento oficial, normativo e norteador dos currículos da Educação Básica brasileira. Os resultados indicaram que a perspectiva de ensino de inglês como ‘língua franca’ é a escolhida para o Ensino Fundamental sob uma abordagem comunicativa intercultural. Por outro lado, os conhecimentos linguísticos propostos apresentam indícios de uma visão estrutural de língua para o currículo e não condizem com a proposta multicultural. Esta pesquisa se insere nas áreas de Sociolinguística e de Linguística Aplicada, da linha de pesquisa ‘História, política e contato linguístico’
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07T13:16:30Z
2020-08-07T13:16:30Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14590
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135706766671872