Ecologia e educação ambiental: estudo sobre as inter-relações conceituais e as perspectivas curriculares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Maciel, Eloisa Antunes
Orientador(a): Uhmann, Rosangela Ines Matos
Banca de defesa: Leite, Fabiane de Andrade, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Fronteira Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Departamento: Campus Cerro Largo
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4242
Resumo: A presente pesquisa aborda, como temática, as inter-relações existentes entre o ensino de Ecologia e a Educação Ambiental (EA) no campo educacional e curricular brasileiro. A problemática da pesquisa está relacionada às indagações presentes em pesquisas anteriores e ampliou-se nesta dissertação por meio de investigações relacionadas a eventos, pesquisas e ao documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, que trazem, em seus contextos, assuntos relacionados ao ensino de Ecologia e a EA, por meio desses meios de pesquisas projetadas perante o surgimento dos questionamentos: Em relação às pesquisas da área do ensino de Ecologia, de que modo as concepções de EA de Melo e Trivelato (2003) estão sendo trabalhadas? Como as inter-relações conceituais entre Ecologia e EA foram se apresentando ao longo de contextos históricos em pesquisas relacionadas a esses temas no campo educacional? Como os trabalhos publicados em eventos de Biologia que tratam sobre a EA são caracterizados a partir das perspectivas de teorias de currículo de Silva (2001)? Como estão representadas as perspectivas de teorias curriculares de Silva (2001) no documento da BNNC do Ensino Médio de 2017? Estas foram as questões norteadoras planejadas a partir da análise dos trabalhos dos eventos de Biologia, das pesquisas do Banco Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da BNCC do Ensino Médio de 2017. Para tanto, o objetivo geral diz respeito a investigar as inter-relações conceituais entre ensino de Ecologia e EA a fim de visualizar como as concepções de EA e as perspectivas das teorias de currículo aproximam se dos trabalhos de Biologia e na BNCC. Os objetivos específicos trataram de realizar um estudo sobre como as concepções de EA estão pautadas nos trabalhos relacionados ao ensino de Ecologia, bem como as estratégias de ensino intrínsecas neles; fazer uma investigação histórica acerca dos conceitos de Ecologia e EA visto a conceitualização do Ensino de Ecologia e EA são abordados; identificar quais perspectivas relacionadas às teorias de currículo (SILVA, 2001) estão explicitadas nos trabalhos e pesquisas da área do Ensino de Biologia e na BNCC do Ensino Médio de 2017, para, desse modo, facilitar a produção de referências brasileiras sobre a compreensão do Ensino de Ecologia e EA suas interpretações nas áreas de Ensino de Biologia e na BNCC. A pesquisa caracteriza-se por seu cunho qualitativo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para análise dos dados, utilizamos as três concepções de EA das autoras Mello e Trivelato (2001) classificadas como: conservadora, social e política, além das três teorias de currículo de Silva (2001), classificadas em: tradicionais, críticas e pós-críticas. Os resultados apontaram que, na pesquisa de revisão bibliográfica, com foco nas concepções de EA, houve maior incidência da concepção conservadora, aliada ao uso de questionários como principal estratégia de ensino. Também evidenciamos no estudo sobre as principais inter-relações conceituais através da 8 investigação histórica que a Ciência Ecologia e a EA apresentam inter-relações, mas não são sinônimos, desse modo comprovando que a Ciência Ecologia forneceu subsídios por meio de seus conceitos para a efetivação da EA como uma representação social. Quanto à perspectiva relacionada às teorias curriculares na BNCC e nos trabalhos publicados em eventos de Biologia, a que mais foi evidenciada foi a perspectiva aproximada à teoria tradicional de currículo, demonstrando que o ensino de Ecologia e EA necessitam de discussões que possibilitem um olhar de currículo mais crítico. Pesquisas como esta podem auxiliar profissionais da educação na elaboração do currículo escolar do ensino de Ciências, por exemplo, de forma a contemplar o ensino de forma social, cultural e, acima de tudo, ambiental, no respeito ao meio ambiente e à vida.
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spelling Uhmann, Rosangela Ines MatosLeite, Fabiane de AndradeAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deMaciel, Eloisa Antunes2021-03-102021-06-28T20:31:02Z20212021-06-28T20:31:02Z2021https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4242A presente pesquisa aborda, como temática, as inter-relações existentes entre o ensino de Ecologia e a Educação Ambiental (EA) no campo educacional e curricular brasileiro. A problemática da pesquisa está relacionada às indagações presentes em pesquisas anteriores e ampliou-se nesta dissertação por meio de investigações relacionadas a eventos, pesquisas e ao documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, que trazem, em seus contextos, assuntos relacionados ao ensino de Ecologia e a EA, por meio desses meios de pesquisas projetadas perante o surgimento dos questionamentos: Em relação às pesquisas da área do ensino de Ecologia, de que modo as concepções de EA de Melo e Trivelato (2003) estão sendo trabalhadas? Como as inter-relações conceituais entre Ecologia e EA foram se apresentando ao longo de contextos históricos em pesquisas relacionadas a esses temas no campo educacional? Como os trabalhos publicados em eventos de Biologia que tratam sobre a EA são caracterizados a partir das perspectivas de teorias de currículo de Silva (2001)? Como estão representadas as perspectivas de teorias curriculares de Silva (2001) no documento da BNNC do Ensino Médio de 2017? Estas foram as questões norteadoras planejadas a partir da análise dos trabalhos dos eventos de Biologia, das pesquisas do Banco Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da BNCC do Ensino Médio de 2017. Para tanto, o objetivo geral diz respeito a investigar as inter-relações conceituais entre ensino de Ecologia e EA a fim de visualizar como as concepções de EA e as perspectivas das teorias de currículo aproximam se dos trabalhos de Biologia e na BNCC. 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Para análise dos dados, utilizamos as três concepções de EA das autoras Mello e Trivelato (2001) classificadas como: conservadora, social e política, além das três teorias de currículo de Silva (2001), classificadas em: tradicionais, críticas e pós-críticas. Os resultados apontaram que, na pesquisa de revisão bibliográfica, com foco nas concepções de EA, houve maior incidência da concepção conservadora, aliada ao uso de questionários como principal estratégia de ensino. Também evidenciamos no estudo sobre as principais inter-relações conceituais através da 8 investigação histórica que a Ciência Ecologia e a EA apresentam inter-relações, mas não são sinônimos, desse modo comprovando que a Ciência Ecologia forneceu subsídios por meio de seus conceitos para a efetivação da EA como uma representação social. Quanto à perspectiva relacionada às teorias curriculares na BNCC e nos trabalhos publicados em eventos de Biologia, a que mais foi evidenciada foi a perspectiva aproximada à teoria tradicional de currículo, demonstrando que o ensino de Ecologia e EA necessitam de discussões que possibilitem um olhar de currículo mais crítico. Pesquisas como esta podem auxiliar profissionais da educação na elaboração do currículo escolar do ensino de Ciências, por exemplo, de forma a contemplar o ensino de forma social, cultural e, acima de tudo, ambiental, no respeito ao meio ambiente e à vida.Esta investigación aborda las interrelaciones entre la enseñanza de la Ecología y la Educación Ambiental (EA) en el campo educativo y curricular brasileño como tema. El problema de investigación está relacionado con las cuestiones presentes en investigaciones anteriores y se ha ampliado en esta disertación a través de investigaciones relacionadas con hechos, investigaciones y el documento de la Base Curricular Común Nacional (BNCC) de Bachillerato que traen en sus contextos temas relacionados con la la enseñanza de la Ecología y la EA, a través de estos medios de investigación proyectados ante el surgimiento de las preguntas: En relación a la investigación en el área de la enseñanza de la Ecología, ¿cómo se están trabajando las concepciones de la EE de Melo y Trivelato (2003)? ¿Cómo surgieron las interrelaciones conceptuales entre Ecología y EA a lo largo de contextos históricos en las investigaciones relacionadas con estos temas en el campo educativo? ¿Cómo se caracterizan los trabajos publicados en eventos de Biología que abordan la EA desde las perspectivas de las teorías curriculares de Silva (2001)? ¿Cómo están representadas las perspectivas de las teorías curriculares de Silva (2001) en el documento 2017 BNNC High School? Estas fueron las preguntas orientadoras planificadas a partir del análisis del trabajo de los eventos de Biología, la investigación del Banco Digital Brasileño de Tesis y Disertaciones (BDTD) y el BNCC del Bachillerato de 2017. Por lo tanto, el objetivo general es investigar el interrela ciones conceptuales entre la enseñanza de la Ecología y la EA para visualizar cómo las concepciones de la EA y las perspectivas de las teorías curriculares se acercan al trabajo de la Biología y en el BNCC. Los objetivos específicos pretendían realizar un estudio sobre cómo se orientan los conceptos de EA en los trabajos relacionados con la enseñanza de la Ecología, así como las 9 estrategias didácticas intrínsecas en los mismos; hacer una investigación histórica sobre los conceptos de Ecología y EA como se abordan la conceptualización de la Enseñanza de la Ecología y EA; identificar qué perspectivas relacionadas con las teorías curriculares (SILVA, 2001) se explicitan en los trabajos e investigaciones en el área de Educación Biológica y en el BNCC de Bachillerato en 2017, con el fin de facilitar la producción de referencias brasileñas sobre la comprensión de la Enseñanza de la Ecología y EA sus interpretaciones en las áreas de Educación en Biología y BNCC. La investigación se caracteriza por un carácter cualitativo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para el análisis de los datos se utilizaron las tres concepciones de EA de los autores Mello y Trivelato (2001) clasificadas en: conservadora, social y política, además de las tres teorías curriculares de Silva (2001), clasificadas en: tradicional, crítica y post- crítico. Los resultados mostraron que en la investigación de revisión de la literatura centrada en los conceptos de EA, hubo una mayor incidencia de concepción conservadora, combinada con el uso de cuestionarios como principal estrategia docente. También evidenciamos en el estudio sobre las principales interrelaciones conceptuales a través de la investigación histórica que Ciencia Ecología y EA presentan interrelaciones, pero no son sinónimos, demostrando así que Ciencia Ecología brindó subsidios a través de sus conceptos para la efectividad de la EA como representación social. En cuanto a la perspectiva relacionada con las teorías curriculares en el BNCC y en los trabajos publicados en Eventos de Biología, la que más se evidenció fue la perspectiva aproximada de la teoría curricular tradicional, demostrando que la enseñanza de la Ecología y la EA necesitan discusiones que permitan una mirada más crítica al currículo. Investigaciones como esta pueden ayudar a los profesionales de la educación en la elaboración del currículo escolar de la enseñanza de las Ciencias, por ejemplo, para contemplar la docencia de forma social, cultural y sobre todo ambiental, respetando el medio ambiente y la vida.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-06-28T20:11:34Z No. of bitstreams: 1 MACIEL.pdf: 894227 bytes, checksum: ad7a639f60f33be94e55f66cbb7806aa (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-06-28T20:31:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACIEL.pdf: 894227 bytes, checksum: ad7a639f60f33be94e55f66cbb7806aa (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-28T20:31:02Z (GMT). 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