A Semeiosis na série Sexo e as negas, de Miguel Falabella: uma proposta de análise de imagens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Voss, Diego Armando Dias lattes
Orientador(a): Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui lattes
Banca de defesa: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco lattes, Souza, José Antonio de lattes, Freire, Zélia Ramona Nolasco dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Letras
Departamento: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1211
Resumo: O presente trabalho investiga semióticamente imagens materializadas a partir da série Sexo e as Negas, de Miguel Falabella, produzida pela Rede Globo de televisão e exibida de 09 de setembro a 16 de dezembro de 2014, baseada na série estadunidense Sex and the City, cujas protagonistas são brancas, bem-sucedidas, que moram em uma área nobre de Nova Iorque. A série brasileira, ambientada em uma favela carioca e protagonizada por atrizes negras, provocou uma onda de críticas por parte da população negra, em especial as mulheres, dizendo, em síntese, que a série não as representava pois reforçava um estereótipo já reproduzido muitas vezes na televisão. A pesquisa enfatiza o pressuposto do Brasil ser conhecido como um país multicultural e mestiço, por isso espera-se que os meios de comunicação de massa possam reproduzir em suas produções televisivas a realidade pluralizada dos vários contextos presentes no maior país da América Latina, promovendo, desta forma, rupturas referentes a certos estigmas característicos do cenário dos afro brasileiros na dramaturgia. Nossa investigação procurou compreender as representações culturais e discursivas referentes às imagens analisadas, a fim de esclarecer o importante papel sígnico das formas imagéticas na construção da memória coletiva, nas relações interiores e o efeito direto na cultura apresentando exemplos do cotidiano. Também buscamos ampliar o contexto do sujeito, traçando um panorama que vai do papel do corpo até o processos puramente fenomenológicos, como a percepção e a cognição. A série é abordada sob a perspectiva do melodrama já que se trata de um objeto organicamente Latino-Americano, por isso, a problemática analisa as relações da cultura popular de massa e os meios midiáticos. Por fim, demarcamos o contexto do ator negro inserido na dramaturgia de acordo com o que mais se aproxima com o nosso corpus, desta forma problematizamos as imagens contextualizando e decifrando seus códigos implícitos e explícitos através de um arcabouço teórico que provém da semiótica, da comunicação, e da cultura, tal como de processos puramente históricos. Buscamos, assim, agregar análises e reflexões semiodiscursivas sobre a questão da imagem e representação sociocultural presentes nesta obra enquanto conjunto de textos culturais, tal como a sistematização das práticas culturais específicas que marcam o espaço cultural midiático brasileiro e ajudam na construção das capacidades cognitivas dos sujeitos.
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Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1211O presente trabalho investiga semióticamente imagens materializadas a partir da série Sexo e as Negas, de Miguel Falabella, produzida pela Rede Globo de televisão e exibida de 09 de setembro a 16 de dezembro de 2014, baseada na série estadunidense Sex and the City, cujas protagonistas são brancas, bem-sucedidas, que moram em uma área nobre de Nova Iorque. A série brasileira, ambientada em uma favela carioca e protagonizada por atrizes negras, provocou uma onda de críticas por parte da população negra, em especial as mulheres, dizendo, em síntese, que a série não as representava pois reforçava um estereótipo já reproduzido muitas vezes na televisão. A pesquisa enfatiza o pressuposto do Brasil ser conhecido como um país multicultural e mestiço, por isso espera-se que os meios de comunicação de massa possam reproduzir em suas produções televisivas a realidade pluralizada dos vários contextos presentes no maior país da América Latina, promovendo, desta forma, rupturas referentes a certos estigmas característicos do cenário dos afro brasileiros na dramaturgia. Nossa investigação procurou compreender as representações culturais e discursivas referentes às imagens analisadas, a fim de esclarecer o importante papel sígnico das formas imagéticas na construção da memória coletiva, nas relações interiores e o efeito direto na cultura apresentando exemplos do cotidiano. Também buscamos ampliar o contexto do sujeito, traçando um panorama que vai do papel do corpo até o processos puramente fenomenológicos, como a percepção e a cognição. A série é abordada sob a perspectiva do melodrama já que se trata de um objeto organicamente Latino-Americano, por isso, a problemática analisa as relações da cultura popular de massa e os meios midiáticos. Por fim, demarcamos o contexto do ator negro inserido na dramaturgia de acordo com o que mais se aproxima com o nosso corpus, desta forma problematizamos as imagens contextualizando e decifrando seus códigos implícitos e explícitos através de um arcabouço teórico que provém da semiótica, da comunicação, e da cultura, tal como de processos puramente históricos. Buscamos, assim, agregar análises e reflexões semiodiscursivas sobre a questão da imagem e representação sociocultural presentes nesta obra enquanto conjunto de textos culturais, tal como a sistematização das práticas culturais específicas que marcam o espaço cultural midiático brasileiro e ajudam na construção das capacidades cognitivas dos sujeitos.This work, semiotically, investigates images Exposed in the serie Sexo e as Negas by Miguel Falabella, produced by Rede Globo television and screened from September 9 to December 16, 2014, based on the American series Sex and the City, whose protagonists are white, successful, living in a prime area of New York. The Brazilian series, set in a Rio de Janeiro favela and carried out by black actresses, provoked a wave of criticism on the part of the black population, especially the women, saying, in synthesis, that the series did not represent them because it reinforced a stereotype already reproduced many times On television. The research emphasizes the premice that Brazil is known as multicultural and mestizo country, so it is expected that the mass media can reproduce in their television productions the pluralized reality of the various contexts present in the largest country in Latin America, thus promoting, Ruptures referring to certain stigmas characteristic of the African Brazilian scenario in dramaturgy. Our investigation sought to understand the cultural and discursive representations related to the analyzed images, in order to clarify the important signic role of the imaginary forms in the construction of the collective memory, in the internal relations and the direct effect in the culture presenting examples of the daily life. We also seek to broaden the context of the subject, drawing a panorama that goes from the role of the body to purely phenomenological processes, such as perception and cognition. The series is approached from the perspective of melodrama, since it is an organically Latin American object, so the problematic traces a panorama of the relations of mass popular culture and media. Finally, we demarcate the context of the black actor inserted in the dramaturgy according to what comes closest to our corpus, in this way we problematize the images contextualizing and deciphering their implicit and explicit codes through a theoretical framework that comes from the semiotics, the communication, and culture, as well as purely historical processes. We seek, therefore, to aggregate semiodiscursive analyzes and reflections on the question of the image and sociocultural representation present in this work as cultural texts, such as the systematization of the specific cultural practices that mark the Brazilian media cultural space and help in the construction of the cognitive capacities of the subjects.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-05T12:10:29Z No. of bitstreams: 1 DiegoArmandoDiasVoss.pdf: 2597318 bytes, checksum: ea650c9e69ac01f2d60886b7517a2771 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-05T12:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DiegoArmandoDiasVoss.pdf: 2597318 bytes, checksum: ea650c9e69ac01f2d60886b7517a2771 (MD5) Previous issue date: 2017-05-15porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAnálise semióticaComunicação de massaFalabella, Miguel, 1956-Negros na TVSemiotic analysisMass mediaBlacks on televisionA Semeiosis na série Sexo e as negas, de Miguel Falabella: uma proposta de análise de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTDiegoArmandoDiasVoss.pdf.txtDiegoArmandoDiasVoss.pdf.txtExtracted texttext/plain235499https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1211/3/DiegoArmandoDiasVoss.pdf.txt11fa57eeb0e35eb4afee8f07e43cec0dMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1211/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDiegoArmandoDiasVoss.pdfDiegoArmandoDiasVoss.pdfapplication/pdf2597318https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1211/1/DiegoArmandoDiasVoss.pdfea650c9e69ac01f2d60886b7517a2771MD51prefix/12112023-09-14 01:34:28.676oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:34:28Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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