Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSB |
Resumo: | Esta tese propõe uma reflexão atual acerca do cinema de Stanley Kubrick a partir de uma imersão análico-teórica no período inicial de sua carreira, compreendendo a década de 1950 (dos primeiros curtas-metragens até Glória feita de sangue Paths of glory, 1957), de modo a revelar como, desde o princípio, se empreende uma busca radical pela originalidade, resultando na profunda depuração e domínio da narrativa e da mise-enscène, além de apontar importantes matrizes formais. Buscou-se estudar a construção cinematográfica de Kubrick, tendo como base os densos movimentos dialéticos entre tradição e modernidade, bem como entre as correntes realistas (Bazin) e formalistas (Eisenstein). Verifica-se, desde essa fase inicial, um nítido percurso para que sejam esculpidas as principais preocupações, indagações e ideias de Stanley Kubrick acerca do mundo, do homem e do próprio cinema, através de elementos que se tornariam decisivosem sua obra posterior, a qual é consideravelmente mais abordada do que o período abarcado por esta tese. Se as fortes dimensões sensoriais de sua obra são comumente atribuídas a seus filmes mais tardios, percebe-se que, desde então, já se encontram latentes em uma construção cinematográfica madura e profundamente autoconsciente. |
id |
UFMG_0d69ccd3aa6853b8e5f7fd1cb680d452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4FKSB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lucia Menezes de AndradePaulo Antonio PereiraMário Alves CoutinhoNisio Antonio Teixeira FerreiraSuzana Cristina de Souza FerreiraRafael Luiz Ciccarini Nunes2019-08-13T16:59:48Z2019-08-13T16:59:48Z2013-12-09http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSBEsta tese propõe uma reflexão atual acerca do cinema de Stanley Kubrick a partir de uma imersão análico-teórica no período inicial de sua carreira, compreendendo a década de 1950 (dos primeiros curtas-metragens até Glória feita de sangue Paths of glory, 1957), de modo a revelar como, desde o princípio, se empreende uma busca radical pela originalidade, resultando na profunda depuração e domínio da narrativa e da mise-enscène, além de apontar importantes matrizes formais. Buscou-se estudar a construção cinematográfica de Kubrick, tendo como base os densos movimentos dialéticos entre tradição e modernidade, bem como entre as correntes realistas (Bazin) e formalistas (Eisenstein). Verifica-se, desde essa fase inicial, um nítido percurso para que sejam esculpidas as principais preocupações, indagações e ideias de Stanley Kubrick acerca do mundo, do homem e do próprio cinema, através de elementos que se tornariam decisivosem sua obra posterior, a qual é consideravelmente mais abordada do que o período abarcado por esta tese. Se as fortes dimensões sensoriais de sua obra são comumente atribuídas a seus filmes mais tardios, percebe-se que, desde então, já se encontram latentes em uma construção cinematográfica madura e profundamente autoconsciente.This thesis proposes a present reflection concerning Stanley Kubrick´s cinema, from an analytical-theorical immersion about his initial career period, between the 1950´s (from his firsts short-movies until his feature Paths of Glory, 1957), in a way to reveal how, from the begining, a radical search for originality is undertaken, resulting in a deep depuration and control of the narrative and mise-en-scène, besides it also points important formal matrices. We sought to study Kubrick´s cinematographical construction, based on his dense dialectical movements between tradition and modernity, as well as the realistic(Bazin) and formalist (Eisenstein) currents. We checked, since this initial phase, a clear course so that the main concerns can be carved, as well as Stanley Kubrick´s inquiries and ideas about the world, the man and the cinema itself, through elements that would be decisive to his later work, that is substantially addressed more than the period encircled bythis thesis. If the strong sensorial dimentions of his work are usually attributed to his lated movies, we notice that, since before, his work was made by a mature and deeply conscious cinematographic construction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagem cinematográficaCritica cinematograficaKubrick, Stanley , 1928-1999CinemaLinguagem cinematográficaEstética clássicaCinema modernoEstratégias narrativasRealismoMise-en-scèneFormalismoLabirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrickinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdfapplication/pdf6197271https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/1/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdfe3ce294d7a0d3f2aaab71a2f74a3e6c4MD51TEXTtese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txttese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txtExtracted texttext/plain557003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/2/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txta917f2e0d643137ca68acaa22310f9a6MD521843/EBAC-A4FKSB2019-11-14 15:55:27.574oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4FKSBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:55:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick |
title |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick |
spellingShingle |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick Rafael Luiz Ciccarini Nunes Linguagem cinematográfica Estética clássica Cinema moderno Estratégias narrativas Realismo Mise-en-scène Formalismo Linguagem cinematográfica Critica cinematografica Kubrick, Stanley , 1928-1999 Cinema |
title_short |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick |
title_full |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick |
title_fullStr |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick |
title_full_unstemmed |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick |
title_sort |
Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick |
author |
Rafael Luiz Ciccarini Nunes |
author_facet |
Rafael Luiz Ciccarini Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo Antonio Pereira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mário Alves Coutinho |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nisio Antonio Teixeira Ferreira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Suzana Cristina de Souza Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael Luiz Ciccarini Nunes |
contributor_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade Paulo Antonio Pereira Mário Alves Coutinho Nisio Antonio Teixeira Ferreira Suzana Cristina de Souza Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem cinematográfica Estética clássica Cinema moderno Estratégias narrativas Realismo Mise-en-scène Formalismo |
topic |
Linguagem cinematográfica Estética clássica Cinema moderno Estratégias narrativas Realismo Mise-en-scène Formalismo Linguagem cinematográfica Critica cinematografica Kubrick, Stanley , 1928-1999 Cinema |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem cinematográfica Critica cinematografica Kubrick, Stanley , 1928-1999 Cinema |
description |
Esta tese propõe uma reflexão atual acerca do cinema de Stanley Kubrick a partir de uma imersão análico-teórica no período inicial de sua carreira, compreendendo a década de 1950 (dos primeiros curtas-metragens até Glória feita de sangue Paths of glory, 1957), de modo a revelar como, desde o princípio, se empreende uma busca radical pela originalidade, resultando na profunda depuração e domínio da narrativa e da mise-enscène, além de apontar importantes matrizes formais. Buscou-se estudar a construção cinematográfica de Kubrick, tendo como base os densos movimentos dialéticos entre tradição e modernidade, bem como entre as correntes realistas (Bazin) e formalistas (Eisenstein). Verifica-se, desde essa fase inicial, um nítido percurso para que sejam esculpidas as principais preocupações, indagações e ideias de Stanley Kubrick acerca do mundo, do homem e do próprio cinema, através de elementos que se tornariam decisivosem sua obra posterior, a qual é consideravelmente mais abordada do que o período abarcado por esta tese. Se as fortes dimensões sensoriais de sua obra são comumente atribuídas a seus filmes mais tardios, percebe-se que, desde então, já se encontram latentes em uma construção cinematográfica madura e profundamente autoconsciente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T16:59:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T16:59:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/1/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/2/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3ce294d7a0d3f2aaab71a2f74a3e6c4 a917f2e0d643137ca68acaa22310f9a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890821714477056 |