Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rafael Luiz Ciccarini Nunes
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Banca de defesa: Paulo Antonio Pereira, Mário Alves Coutinho, Nisio Antonio Teixeira Ferreira, Suzana Cristina de Souza Ferreira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSB
Resumo: Esta tese propõe uma reflexão atual acerca do cinema de Stanley Kubrick a partir de uma imersão análico-teórica no período inicial de sua carreira, compreendendo a década de 1950 (dos primeiros curtas-metragens até Glória feita de sangue Paths of glory, 1957), de modo a revelar como, desde o princípio, se empreende uma busca radical pela originalidade, resultando na profunda depuração e domínio da narrativa e da mise-enscène, além de apontar importantes matrizes formais. Buscou-se estudar a construção cinematográfica de Kubrick, tendo como base os densos movimentos dialéticos entre tradição e modernidade, bem como entre as correntes realistas (Bazin) e formalistas (Eisenstein). Verifica-se, desde essa fase inicial, um nítido percurso para que sejam esculpidas as principais preocupações, indagações e ideias de Stanley Kubrick acerca do mundo, do homem e do próprio cinema, através de elementos que se tornariam decisivosem sua obra posterior, a qual é consideravelmente mais abordada do que o período abarcado por esta tese. Se as fortes dimensões sensoriais de sua obra são comumente atribuídas a seus filmes mais tardios, percebe-se que, desde então, já se encontram latentes em uma construção cinematográfica madura e profundamente autoconsciente.
id UFMG_0d69ccd3aa6853b8e5f7fd1cb680d452
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4FKSB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lucia Menezes de AndradePaulo Antonio PereiraMário Alves CoutinhoNisio Antonio Teixeira FerreiraSuzana Cristina de Souza FerreiraRafael Luiz Ciccarini Nunes2019-08-13T16:59:48Z2019-08-13T16:59:48Z2013-12-09http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSBEsta tese propõe uma reflexão atual acerca do cinema de Stanley Kubrick a partir de uma imersão análico-teórica no período inicial de sua carreira, compreendendo a década de 1950 (dos primeiros curtas-metragens até Glória feita de sangue Paths of glory, 1957), de modo a revelar como, desde o princípio, se empreende uma busca radical pela originalidade, resultando na profunda depuração e domínio da narrativa e da mise-enscène, além de apontar importantes matrizes formais. Buscou-se estudar a construção cinematográfica de Kubrick, tendo como base os densos movimentos dialéticos entre tradição e modernidade, bem como entre as correntes realistas (Bazin) e formalistas (Eisenstein). Verifica-se, desde essa fase inicial, um nítido percurso para que sejam esculpidas as principais preocupações, indagações e ideias de Stanley Kubrick acerca do mundo, do homem e do próprio cinema, através de elementos que se tornariam decisivosem sua obra posterior, a qual é consideravelmente mais abordada do que o período abarcado por esta tese. Se as fortes dimensões sensoriais de sua obra são comumente atribuídas a seus filmes mais tardios, percebe-se que, desde então, já se encontram latentes em uma construção cinematográfica madura e profundamente autoconsciente.This thesis proposes a present reflection concerning Stanley Kubrick´s cinema, from an analytical-theorical immersion about his initial career period, between the 1950´s (from his firsts short-movies until his feature Paths of Glory, 1957), in a way to reveal how, from the begining, a radical search for originality is undertaken, resulting in a deep depuration and control of the narrative and mise-en-scène, besides it also points important formal matrices. We sought to study Kubrick´s cinematographical construction, based on his dense dialectical movements between tradition and modernity, as well as the realistic(Bazin) and formalist (Eisenstein) currents. We checked, since this initial phase, a clear course so that the main concerns can be carved, as well as Stanley Kubrick´s inquiries and ideas about the world, the man and the cinema itself, through elements that would be decisive to his later work, that is substantially addressed more than the period encircled bythis thesis. If the strong sensorial dimentions of his work are usually attributed to his lated movies, we notice that, since before, his work was made by a mature and deeply conscious cinematographic construction.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagem cinematográficaCritica cinematograficaKubrick, Stanley , 1928-1999CinemaLinguagem cinematográficaEstética clássicaCinema modernoEstratégias narrativasRealismoMise-en-scèneFormalismoLabirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrickinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdfapplication/pdf6197271https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/1/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdfe3ce294d7a0d3f2aaab71a2f74a3e6c4MD51TEXTtese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txttese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txtExtracted texttext/plain557003https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/2/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txta917f2e0d643137ca68acaa22310f9a6MD521843/EBAC-A4FKSB2019-11-14 15:55:27.574oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAC-A4FKSBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:55:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
title Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
spellingShingle Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
Rafael Luiz Ciccarini Nunes
Linguagem cinematográfica
Estética clássica
Cinema moderno
Estratégias narrativas
Realismo
Mise-en-scène
Formalismo
Linguagem cinematográfica
Critica cinematografica
Kubrick, Stanley , 1928-1999
Cinema
title_short Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
title_full Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
title_fullStr Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
title_full_unstemmed Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
title_sort Labirintos da razão: mise-en-scène e discurso no primeiro cinema de Stanley Kubrick
author Rafael Luiz Ciccarini Nunes
author_facet Rafael Luiz Ciccarini Nunes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paulo Antonio Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mário Alves Coutinho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nisio Antonio Teixeira Ferreira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Suzana Cristina de Souza Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Luiz Ciccarini Nunes
contributor_str_mv Ana Lucia Menezes de Andrade
Paulo Antonio Pereira
Mário Alves Coutinho
Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Suzana Cristina de Souza Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem cinematográfica
Estética clássica
Cinema moderno
Estratégias narrativas
Realismo
Mise-en-scène
Formalismo
topic Linguagem cinematográfica
Estética clássica
Cinema moderno
Estratégias narrativas
Realismo
Mise-en-scène
Formalismo
Linguagem cinematográfica
Critica cinematografica
Kubrick, Stanley , 1928-1999
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Linguagem cinematográfica
Critica cinematografica
Kubrick, Stanley , 1928-1999
Cinema
description Esta tese propõe uma reflexão atual acerca do cinema de Stanley Kubrick a partir de uma imersão análico-teórica no período inicial de sua carreira, compreendendo a década de 1950 (dos primeiros curtas-metragens até Glória feita de sangue Paths of glory, 1957), de modo a revelar como, desde o princípio, se empreende uma busca radical pela originalidade, resultando na profunda depuração e domínio da narrativa e da mise-enscène, além de apontar importantes matrizes formais. Buscou-se estudar a construção cinematográfica de Kubrick, tendo como base os densos movimentos dialéticos entre tradição e modernidade, bem como entre as correntes realistas (Bazin) e formalistas (Eisenstein). Verifica-se, desde essa fase inicial, um nítido percurso para que sejam esculpidas as principais preocupações, indagações e ideias de Stanley Kubrick acerca do mundo, do homem e do próprio cinema, através de elementos que se tornariam decisivosem sua obra posterior, a qual é consideravelmente mais abordada do que o período abarcado por esta tese. Se as fortes dimensões sensoriais de sua obra são comumente atribuídas a seus filmes mais tardios, percebe-se que, desde então, já se encontram latentes em uma construção cinematográfica madura e profundamente autoconsciente.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T16:59:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T16:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSB
url http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FKSB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/1/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAC-A4FKSB/2/tese_labirintos_da_raz_o___kubrick___rafael_ciccarini___final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e3ce294d7a0d3f2aaab71a2f74a3e6c4
a917f2e0d643137ca68acaa22310f9a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890821714477056