O processo de identificação e laço social em adolescentes que cumpriram a medida socioeducativa de semiliberdade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Marina da Cunha Pinto Colares
Orientador(a): Ana Lydia Bezerra Santiago
Banca de defesa: Ludmilla Feres Faria, Raquel Martins de Assis
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UVNVW
Resumo: A pesquisa tem por objetivo geral analisar, por meio das entrevistas clínicas de orientação psicanalítica, a identificação e a construção do laço social em adolescentes que concluíram a medida socioeducativa de semiliberdade. Como objetivos específicos limitam-se: delimitar conceitualmente a identificação e o laço social a partir da teoria da psicanálise lacaniana; analisar a identificação e o laço social dos jovens antes de cumprirem a medida socioeducativa de semiliberdade, durante e após o seu desligamento; verificar quais aspectos, da medida de semiliberdade, favorece o laço social. Para tanto se utilizou como metodologia de pesquisa qualitativa e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas a partir da leitura da psicanálise. A pesquisa revelou que os jovens envolvidos com a criminalidade estão em des-inserção social e que a medida de semiliberdade favoreceu a inserção dos jovens no laço social. Com relação à identificação verificou-se que há o predomínio da identificação imaginária no momento em que os jovens estão envolvidos com a criminalidade e há a ascendência da identificação simbólica quando os jovens não estão envolvidos com a criminalidade.
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