No fio da navalha: sentidos das experiências e projetos de futuro de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Jorddana Rocha de Almeida
Orientador(a): Geraldo Magela Pereira Leao
Banca de defesa: Juarez Tarcisio Dayrell, Eunice Maria Nazarethe Nonato
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREFX8
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a condição juvenil de jovens em situação de restrição de liberdade, buscando compreender os sentidos que eles atribuíam às experiências da medida socioeducativa de semiliberdade e seus projetos de futuro. O referencial teórico e metodológico ancora-se na Sociologia da Juventude e na Sociologia da Experiência. A juventude é abordada como condição social e um tipo de representação na qual os jovens são percebidos como sujeitos de direitos, singulares, sociais e múltiplos. A pesquisa foi realizada em uma Casa de Semiliberdade em Governador Valadares-MG. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por diferentes instrumentos metodológicos: análise de documentos, observações participantes e entrevistas semiestruturadas com 16 jovens com idades entre 13 e 18 anos. Foram entrevistados nove jovens selecionados em função do período de permanência na unidade durante a pesquisa de campo, tempo de cumprimento da medida, diferentes trajetórias, posturas em relação às experiências da semiliberdade e faixa etária. A condição juvenil dos jovens e suas múltiplas dimensões se constituíam em um contexto sociocultural de vulnerabilidade, de relações sociais injustas, opressoras e violentas na perspectiva da violação de direitos sociais e de processos de desumanização. As experiências da medida socioeducativa de semiliberdade foram vivenciadas como desafiadoras, demarcadas por conflitos intra e intergeracionais, vistas pelos participantes como situações de teste e prova constante. A análise apontou que os jovens pesquisados viviam em permanentes situações trágicas e limítrofes. Alimentavam o desejo de sair da condição de contravenção, estimulados ou forçados pelo sistema socioeducativo e pelas famílias, mas, ao mesmo tempo, não viam perspectivas de romperem os laços e compromissos com o mundo do crime. Estavam sempre no limite entre o mundo da medida e o mundo ilícito. A relação com a dimensão do projeto de futuro era estabelecida pelos jovens de maneira muito distante, prevalecendo uma adesão ao tempo presente. Desse modo, os sentidos e significados das experiências estavam também marcados por ambiguidades.
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Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por diferentes instrumentos metodológicos: análise de documentos, observações participantes e entrevistas semiestruturadas com 16 jovens com idades entre 13 e 18 anos. Foram entrevistados nove jovens selecionados em função do período de permanência na unidade durante a pesquisa de campo, tempo de cumprimento da medida, diferentes trajetórias, posturas em relação às experiências da semiliberdade e faixa etária. A condição juvenil dos jovens e suas múltiplas dimensões se constituíam em um contexto sociocultural de vulnerabilidade, de relações sociais injustas, opressoras e violentas na perspectiva da violação de direitos sociais e de processos de desumanização. As experiências da medida socioeducativa de semiliberdade foram vivenciadas como desafiadoras, demarcadas por conflitos intra e intergeracionais, vistas pelos participantes como situações de teste e prova constante. A análise apontou que os jovens pesquisados viviam em permanentes situações trágicas e limítrofes. Alimentavam o desejo de sair da condição de contravenção, estimulados ou forçados pelo sistema socioeducativo e pelas famílias, mas, ao mesmo tempo, não viam perspectivas de romperem os laços e compromissos com o mundo do crime. Estavam sempre no limite entre o mundo da medida e o mundo ilícito. A relação com a dimensão do projeto de futuro era estabelecida pelos jovens de maneira muito distante, prevalecendo uma adesão ao tempo presente. Desse modo, os sentidos e significados das experiências estavam também marcados por ambiguidades.The general objective of this research was to analyze the juvenile condition of young people in situation of liberty restriction, seeking to understand the meanings they attributed to the experiences of the socio-educational measure of semi-liberty and their future projects. The theoretical and methodological framework is anchored in the Sociology of Youth and the Sociology of Experience. Youth is approached as a social condition and a type of representation in which young people are perceived as subjects of rights, andas singular, social and multiple beings. The research was carried out in a Semi-liberty House in Governador Valadares-MG. It is a qualitative study, developed by different methodological instruments: document analysis, participant observations and semi-structured interviews with 16 young people between 13 and 18 years old. . Nine young people were interviewed according to the period of stay in the unit during the field research, time of compliance of the measure, different trajectories, postures in relation to the experiences of the semi-freedom and age. The youths' condition of the young and their multiple dimensions constituted a sociocultural context of vulnerability, of unjust, oppressive and violent social relations in the perspective of the violation of social rights and dehumanization processes. The occurrences of the socio-educational measure of semi-freedom were experienced as challenging, demarcated by intra and intergenerational conflicts, seen by the participants as test situations and constant proof. The analysis indicated that the young people surveyed lived in permanent tragic and borderline situations. They fueled the desire to emerge from the contravention, stimulated or forced by the socio-educational system and by the families, but at the same time, they saw no prospect of breaking ties and commitments to the world of crime. They were always on the borderline between the world of measurement and the illicit world. The relation with the dimension of the project of the future was established by the youth in a very distant way, prevailing an adhesion to the present time. In this way, the meanings of experiences were also marked by ambiguities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGServiço social com a juventudeDelinquencia juvenilAssistencia a menoresReabilitação de delinquentes juvenisAdolescentes Assistência em instituiçõesEducaçãoReformatóriosLiberdade condicionalEducação do adolescenteExperiência socialJuventudeProjetos de futuroMedidas socioeducativasPrivação de liberdadeNo fio da navalha: sentidos das experiências e projetos de futuro de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2017__jorddana__disserta__o_v_final3__fl_.pdfapplication/pdf1109898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREFX8/1/2017__jorddana__disserta__o_v_final3__fl_.pdf07ccc7fe4506ac284efb88d2a5eebfe5MD51TEXT2017__jorddana__disserta__o_v_final3__fl_.pdf.txt2017__jorddana__disserta__o_v_final3__fl_.pdf.txtExtracted texttext/plain479327https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREFX8/2/2017__jorddana__disserta__o_v_final3__fl_.pdf.txt4d2accd63df9e1b7552fc36650000d91MD521843/BUOS-AREFX82019-11-14 17:41:53.47oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREFX8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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