Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Simone Grace de Paula
Orientador(a): Juarez Tarcisio Dayrell
Banca de defesa: Andre Braz Golgher, Samira Zaidan, Lucia Helena Alvarez Leite, Marilia Pontes Sposito, Suzana Lanna Burnier Coelho
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92YMAU
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central investigar as possíveis influências das desigualdades sobre o desempenho escolar de jovens em processo de escolarização no contexto de expansão do Ensino Médio na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para entender as relações entre desigualdades e desempenho escolar, adotou dois eixos norteadores: o primeiro voltou-se para a caracterização dos jovens estudantes e moradores da RMBH, no intuito de identificar o peso de possíveis desigualdades (socioeconômicas, raciais, gênero, trabalho e escolarização) na condição juvenil. O segundo investigou o desempenho a partir de três variáveis: relação com o saber escolar, avaliação da aprendizagem (institucional e resultado escolar) e acesso e permanência no processo de escolarização (fluxo escolar). Assim, a partir da identificação de desigualdades, entrecruzou esses dados com as informações coletadas sobre o desempenho escolar. Utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coleta, descrição e análise dos dados coletados. Os procedimentos quantitativos possibilitaram a elaboração do perfil dos jovens e a caracterização do processo de expansão do Ensino Médio na RMBH. Já os de caráter qualitativo, realizados em uma escola pública estadual de Ensino Médio, buscaram investigar dimensões relacionadas às formas de trabalho escolar (aulas, resultado do processo avaliativo e fluxo escolar) que auxiliassem na compreensão de alguns fatores que poderiam interferir no desempenho dos jovens estudantes. A pesquisa foi orientada pela Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Demografia. Como resultado, a investigação possibilitou constatar que as desigualdades sociais (sexo, raciais, renda) são persistentes e perpassam a condição juvenil, bem como o acesso ao sistema educacional e à participação na população economicamente ativa. E mais, que os sintomas dessas desigualdades incidem de forma direta sobre o desempenho escolar, influenciando, sobretudo, a trajetória dos jovens estudantes considerados não herdeiros. Constatou também a existência de novas desigualdades relacionadas ao aprender, gerando, com isso, uma desistência relacional com a aprendizagem. Esse fenômeno manifesta de forma implícita a seletividade escolar, e ocasiona situações de fracasso que incidem, principalmente, sobre os jovens estudantes considerados novo público estudantil do Ensino Médio.
id UFMG_20406cc43d247684e8f065d26397fa6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-92YMAU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Juarez Tarcisio DayrellAndre Braz GolgherAndre Braz GolgherSamira ZaidanLucia Helena Alvarez LeiteMarilia Pontes SpositoSuzana Lanna Burnier CoelhoSimone Grace de Paula2019-08-12T10:42:15Z2019-08-12T10:42:15Z2012-02-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92YMAUEsta pesquisa teve como objetivo central investigar as possíveis influências das desigualdades sobre o desempenho escolar de jovens em processo de escolarização no contexto de expansão do Ensino Médio na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para entender as relações entre desigualdades e desempenho escolar, adotou dois eixos norteadores: o primeiro voltou-se para a caracterização dos jovens estudantes e moradores da RMBH, no intuito de identificar o peso de possíveis desigualdades (socioeconômicas, raciais, gênero, trabalho e escolarização) na condição juvenil. O segundo investigou o desempenho a partir de três variáveis: relação com o saber escolar, avaliação da aprendizagem (institucional e resultado escolar) e acesso e permanência no processo de escolarização (fluxo escolar). Assim, a partir da identificação de desigualdades, entrecruzou esses dados com as informações coletadas sobre o desempenho escolar. Utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coleta, descrição e análise dos dados coletados. Os procedimentos quantitativos possibilitaram a elaboração do perfil dos jovens e a caracterização do processo de expansão do Ensino Médio na RMBH. Já os de caráter qualitativo, realizados em uma escola pública estadual de Ensino Médio, buscaram investigar dimensões relacionadas às formas de trabalho escolar (aulas, resultado do processo avaliativo e fluxo escolar) que auxiliassem na compreensão de alguns fatores que poderiam interferir no desempenho dos jovens estudantes. A pesquisa foi orientada pela Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Demografia. Como resultado, a investigação possibilitou constatar que as desigualdades sociais (sexo, raciais, renda) são persistentes e perpassam a condição juvenil, bem como o acesso ao sistema educacional e à participação na população economicamente ativa. E mais, que os sintomas dessas desigualdades incidem de forma direta sobre o desempenho escolar, influenciando, sobretudo, a trajetória dos jovens estudantes considerados não herdeiros. Constatou também a existência de novas desigualdades relacionadas ao aprender, gerando, com isso, uma desistência relacional com a aprendizagem. Esse fenômeno manifesta de forma implícita a seletividade escolar, e ocasiona situações de fracasso que incidem, principalmente, sobre os jovens estudantes considerados novo público estudantil do Ensino Médio.The main objective of the present research was to investigate the possible influences of the various forms of inequalities on the educational proficiency of the Youth in the context of expansion of the Secondary School system in the Greater Belo Horizonte (RMBH). To understand those possible links, it acted in two main directions: the firstwas creating a profile of the Youth studying and residing in the RMBH, with the intention of identifying the consequences of the possible inequalities (social, economic, educational, of race, gender and occupation) in the juvenile condition. The second was investigating de proficiency of the students, based on three variables: their relationshipwith school knowledge, the evaluation of learning outcomes (both institutional and school-only) and the access and longevity in the process of schooling (school flux). Through the identification of these inequalities, it crossed this information with the ones regarding the school proficiency, using both quantitative and qualitative methods for collecting, describing and analyzing the information. The quantitative procedures madeit possible to construct a profile for the Youth and to characterize the process of expansion of the Secondary School system in the RMBH. The qualitative ones, conducted in a Public Secondary School, were used to investigate the dimensions, regarding the ways of school work (classes, results of the evaluation process and school flux), that could help in the comprehension of some of the factors with potential to interfere in the educational proficiency of the young students. The research was orientedby the Sociology of Education, Sociology of the Youth and Demography. As a result, the investigation made it possible to conclude that the social inequalities (of gender, race and income) are persistent and affect the juvenile condition as well as its access to the educational system and its participation in the economically active population. Additionally, these inequalities have direct consequences on students educationalproficiency, affecting, more importantly, the paths of the young students considered not to be the inheritors. It also found the existence of new inequalities regarding the learning process, which creates a relational desistance of learning. This phenomenon implicitly manifests the school selectivity and generates situations of failure that affect specially the Youth considered to be the new public of the Secondary School.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino médio  Belo Horizonte (MG) EducaçãoRendimento escolar  Igualdade na educação Juventude  Aspectos sociais Desempenho escolarJuventudeDesigualdadeEnsino médioDesigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_versao_final.pdfapplication/pdf2759863https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92YMAU/1/tese_versao_final.pdfdae5f1df166bef8c0db9175a4fa92490MD51TEXTtese_versao_final.pdf.txttese_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain972602https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92YMAU/2/tese_versao_final.pdf.txt4f26d9c0512c2655711589dea69c0d69MD521843/BUOS-92YMAU2019-11-14 17:35:03.116oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-92YMAURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:35:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
title Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
spellingShingle Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
Simone Grace de Paula
Desempenho escolar
Juventude
Desigualdade
Ensino médio
Ensino médio  Belo Horizonte (MG) 
Educação
Rendimento escolar  
Igualdade na educação 
Juventude  Aspectos sociais 
title_short Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
title_full Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
title_fullStr Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
title_full_unstemmed Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
title_sort Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
author Simone Grace de Paula
author_facet Simone Grace de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Andre Braz Golgher
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andre Braz Golgher
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lucia Helena Alvarez Leite
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marilia Pontes Sposito
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Suzana Lanna Burnier Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Grace de Paula
contributor_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
Andre Braz Golgher
Andre Braz Golgher
Samira Zaidan
Lucia Helena Alvarez Leite
Marilia Pontes Sposito
Suzana Lanna Burnier Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho escolar
Juventude
Desigualdade
Ensino médio
topic Desempenho escolar
Juventude
Desigualdade
Ensino médio
Ensino médio  Belo Horizonte (MG) 
Educação
Rendimento escolar  
Igualdade na educação 
Juventude  Aspectos sociais 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio  Belo Horizonte (MG) 
Educação
Rendimento escolar  
Igualdade na educação 
Juventude  Aspectos sociais 
description Esta pesquisa teve como objetivo central investigar as possíveis influências das desigualdades sobre o desempenho escolar de jovens em processo de escolarização no contexto de expansão do Ensino Médio na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para entender as relações entre desigualdades e desempenho escolar, adotou dois eixos norteadores: o primeiro voltou-se para a caracterização dos jovens estudantes e moradores da RMBH, no intuito de identificar o peso de possíveis desigualdades (socioeconômicas, raciais, gênero, trabalho e escolarização) na condição juvenil. O segundo investigou o desempenho a partir de três variáveis: relação com o saber escolar, avaliação da aprendizagem (institucional e resultado escolar) e acesso e permanência no processo de escolarização (fluxo escolar). Assim, a partir da identificação de desigualdades, entrecruzou esses dados com as informações coletadas sobre o desempenho escolar. Utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coleta, descrição e análise dos dados coletados. Os procedimentos quantitativos possibilitaram a elaboração do perfil dos jovens e a caracterização do processo de expansão do Ensino Médio na RMBH. Já os de caráter qualitativo, realizados em uma escola pública estadual de Ensino Médio, buscaram investigar dimensões relacionadas às formas de trabalho escolar (aulas, resultado do processo avaliativo e fluxo escolar) que auxiliassem na compreensão de alguns fatores que poderiam interferir no desempenho dos jovens estudantes. A pesquisa foi orientada pela Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Demografia. Como resultado, a investigação possibilitou constatar que as desigualdades sociais (sexo, raciais, renda) são persistentes e perpassam a condição juvenil, bem como o acesso ao sistema educacional e à participação na população economicamente ativa. E mais, que os sintomas dessas desigualdades incidem de forma direta sobre o desempenho escolar, influenciando, sobretudo, a trajetória dos jovens estudantes considerados não herdeiros. Constatou também a existência de novas desigualdades relacionadas ao aprender, gerando, com isso, uma desistência relacional com a aprendizagem. Esse fenômeno manifesta de forma implícita a seletividade escolar, e ocasiona situações de fracasso que incidem, principalmente, sobre os jovens estudantes considerados novo público estudantil do Ensino Médio.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T10:42:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T10:42:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92YMAU
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92YMAU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92YMAU/1/tese_versao_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92YMAU/2/tese_versao_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dae5f1df166bef8c0db9175a4fa92490
4f26d9c0512c2655711589dea69c0d69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973271486922752