Desigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BH
Ano de defesa: | 2012 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92YMAU |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo central investigar as possíveis influências das desigualdades sobre o desempenho escolar de jovens em processo de escolarização no contexto de expansão do Ensino Médio na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para entender as relações entre desigualdades e desempenho escolar, adotou dois eixos norteadores: o primeiro voltou-se para a caracterização dos jovens estudantes e moradores da RMBH, no intuito de identificar o peso de possíveis desigualdades (socioeconômicas, raciais, gênero, trabalho e escolarização) na condição juvenil. O segundo investigou o desempenho a partir de três variáveis: relação com o saber escolar, avaliação da aprendizagem (institucional e resultado escolar) e acesso e permanência no processo de escolarização (fluxo escolar). Assim, a partir da identificação de desigualdades, entrecruzou esses dados com as informações coletadas sobre o desempenho escolar. Utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coleta, descrição e análise dos dados coletados. Os procedimentos quantitativos possibilitaram a elaboração do perfil dos jovens e a caracterização do processo de expansão do Ensino Médio na RMBH. Já os de caráter qualitativo, realizados em uma escola pública estadual de Ensino Médio, buscaram investigar dimensões relacionadas às formas de trabalho escolar (aulas, resultado do processo avaliativo e fluxo escolar) que auxiliassem na compreensão de alguns fatores que poderiam interferir no desempenho dos jovens estudantes. A pesquisa foi orientada pela Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Demografia. Como resultado, a investigação possibilitou constatar que as desigualdades sociais (sexo, raciais, renda) são persistentes e perpassam a condição juvenil, bem como o acesso ao sistema educacional e à participação na população economicamente ativa. E mais, que os sintomas dessas desigualdades incidem de forma direta sobre o desempenho escolar, influenciando, sobretudo, a trajetória dos jovens estudantes considerados não herdeiros. Constatou também a existência de novas desigualdades relacionadas ao aprender, gerando, com isso, uma desistência relacional com a aprendizagem. Esse fenômeno manifesta de forma implícita a seletividade escolar, e ocasiona situações de fracasso que incidem, principalmente, sobre os jovens estudantes considerados novo público estudantil do Ensino Médio. |
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Juarez Tarcisio DayrellAndre Braz GolgherAndre Braz GolgherSamira ZaidanLucia Helena Alvarez LeiteMarilia Pontes SpositoSuzana Lanna Burnier CoelhoSimone Grace de Paula2019-08-12T10:42:15Z2019-08-12T10:42:15Z2012-02-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92YMAUEsta pesquisa teve como objetivo central investigar as possíveis influências das desigualdades sobre o desempenho escolar de jovens em processo de escolarização no contexto de expansão do Ensino Médio na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para entender as relações entre desigualdades e desempenho escolar, adotou dois eixos norteadores: o primeiro voltou-se para a caracterização dos jovens estudantes e moradores da RMBH, no intuito de identificar o peso de possíveis desigualdades (socioeconômicas, raciais, gênero, trabalho e escolarização) na condição juvenil. O segundo investigou o desempenho a partir de três variáveis: relação com o saber escolar, avaliação da aprendizagem (institucional e resultado escolar) e acesso e permanência no processo de escolarização (fluxo escolar). Assim, a partir da identificação de desigualdades, entrecruzou esses dados com as informações coletadas sobre o desempenho escolar. Utilizou métodos quantitativos e qualitativos para coleta, descrição e análise dos dados coletados. Os procedimentos quantitativos possibilitaram a elaboração do perfil dos jovens e a caracterização do processo de expansão do Ensino Médio na RMBH. Já os de caráter qualitativo, realizados em uma escola pública estadual de Ensino Médio, buscaram investigar dimensões relacionadas às formas de trabalho escolar (aulas, resultado do processo avaliativo e fluxo escolar) que auxiliassem na compreensão de alguns fatores que poderiam interferir no desempenho dos jovens estudantes. A pesquisa foi orientada pela Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Demografia. Como resultado, a investigação possibilitou constatar que as desigualdades sociais (sexo, raciais, renda) são persistentes e perpassam a condição juvenil, bem como o acesso ao sistema educacional e à participação na população economicamente ativa. E mais, que os sintomas dessas desigualdades incidem de forma direta sobre o desempenho escolar, influenciando, sobretudo, a trajetória dos jovens estudantes considerados não herdeiros. Constatou também a existência de novas desigualdades relacionadas ao aprender, gerando, com isso, uma desistência relacional com a aprendizagem. Esse fenômeno manifesta de forma implícita a seletividade escolar, e ocasiona situações de fracasso que incidem, principalmente, sobre os jovens estudantes considerados novo público estudantil do Ensino Médio.The main objective of the present research was to investigate the possible influences of the various forms of inequalities on the educational proficiency of the Youth in the context of expansion of the Secondary School system in the Greater Belo Horizonte (RMBH). To understand those possible links, it acted in two main directions: the firstwas creating a profile of the Youth studying and residing in the RMBH, with the intention of identifying the consequences of the possible inequalities (social, economic, educational, of race, gender and occupation) in the juvenile condition. The second was investigating de proficiency of the students, based on three variables: their relationshipwith school knowledge, the evaluation of learning outcomes (both institutional and school-only) and the access and longevity in the process of schooling (school flux). Through the identification of these inequalities, it crossed this information with the ones regarding the school proficiency, using both quantitative and qualitative methods for collecting, describing and analyzing the information. The quantitative procedures madeit possible to construct a profile for the Youth and to characterize the process of expansion of the Secondary School system in the RMBH. The qualitative ones, conducted in a Public Secondary School, were used to investigate the dimensions, regarding the ways of school work (classes, results of the evaluation process and school flux), that could help in the comprehension of some of the factors with potential to interfere in the educational proficiency of the young students. The research was orientedby the Sociology of Education, Sociology of the Youth and Demography. As a result, the investigation made it possible to conclude that the social inequalities (of gender, race and income) are persistent and affect the juvenile condition as well as its access to the educational system and its participation in the economically active population. Additionally, these inequalities have direct consequences on students educationalproficiency, affecting, more importantly, the paths of the young students considered not to be the inheritors. It also found the existence of new inequalities regarding the learning process, which creates a relational desistance of learning. This phenomenon implicitly manifests the school selectivity and generates situations of failure that affect specially the Youth considered to be the new public of the Secondary School.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino médio Belo Horizonte (MG) EducaçãoRendimento escolar Igualdade na educação Juventude Aspectos sociais Desempenho escolarJuventudeDesigualdadeEnsino médioDesigualdades e desempenho escolar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de BHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_versao_final.pdfapplication/pdf2759863https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92YMAU/1/tese_versao_final.pdfdae5f1df166bef8c0db9175a4fa92490MD51TEXTtese_versao_final.pdf.txttese_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain972602https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92YMAU/2/tese_versao_final.pdf.txt4f26d9c0512c2655711589dea69c0d69MD521843/BUOS-92YMAU2019-11-14 17:35:03.116oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-92YMAURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:35:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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