Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as vivências juvenis e representações sobre o ser jovem e a juventude no universo de estudantes de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, modalidade EJA Educação de Jovens e Adultos. Com isso pretendeu-se construir uma cartografia das mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem e viver a juventude em diferentes gerações e contextos históricos. A investigação resultou de um estudo de caso etnográfico, junto a estudantes de diferentes idades e gerações juvenis. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia comparativa que conciliou a perspectiva sincrônica posta pela etnografia das relaçõesintergeracionais no espaço da escola , com a perspectiva diacrônica por meio do mapeamento das vivências e territórios juvenis, presentes em seus relatos de juventude. O estudo evidenciou diferenças nas condições juvenis postas pelas vivências em diferentes temporalidades: pelo viver a juventude no campo ou nas cidades, ou mesmo pelas pertenças de gênero, etnia e condição social, dentre outrasdimensões. Em um cenário marcado por profundas e aceleradas transformações como o da segunda metade do século XX e começo do século XXI, a pesquisa evidenciou um complexo movimento entre mudanças e permanências nas vivências e condição juvenil,na história brasileira, ainda pouco explorada pelas pesquisas acadêmicas sobre juventudes. Espera-se ter contribuído, assim, com a produção do conhecimento sobre juventude e com os estudos na interface entre Educação, História e Antropologia. |
id |
UFMG_20e8d00d89f87e5e1e66d694d2023f37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FNQE4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Juarez Tarcisio DayrellMaria Pontes SpositoSandra de Fatima Pereira TostaLuiz Alberto Oliveira GoncalvesAna Maria Rabelo GomesCarla Valeria Linhares Maia2019-08-12T06:39:21Z2019-08-12T06:39:21Z2010-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as vivências juvenis e representações sobre o ser jovem e a juventude no universo de estudantes de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, modalidade EJA Educação de Jovens e Adultos. Com isso pretendeu-se construir uma cartografia das mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem e viver a juventude em diferentes gerações e contextos históricos. A investigação resultou de um estudo de caso etnográfico, junto a estudantes de diferentes idades e gerações juvenis. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia comparativa que conciliou a perspectiva sincrônica posta pela etnografia das relaçõesintergeracionais no espaço da escola , com a perspectiva diacrônica por meio do mapeamento das vivências e territórios juvenis, presentes em seus relatos de juventude. O estudo evidenciou diferenças nas condições juvenis postas pelas vivências em diferentes temporalidades: pelo viver a juventude no campo ou nas cidades, ou mesmo pelas pertenças de gênero, etnia e condição social, dentre outrasdimensões. Em um cenário marcado por profundas e aceleradas transformações como o da segunda metade do século XX e começo do século XXI, a pesquisa evidenciou um complexo movimento entre mudanças e permanências nas vivências e condição juvenil,na história brasileira, ainda pouco explorada pelas pesquisas acadêmicas sobre juventudes. Espera-se ter contribuído, assim, com a produção do conhecimento sobre juventude e com os estudos na interface entre Educação, História e Antropologia.This research had as objective to make a map and analyse to the juvenile existences and representations on being young and the youth universe in the students' of a public school of Belo Horizonte City, modality EYA Education of Youths and Adults. With that it intended to build cartography of the changes and permanence in the territoriesand manners of being young and the youth to live in different generations and historical contexts. The thesis resulted of aetnografy case study, close to students of different ages and youthful generations. For this purpose was developed a methodology that reconciled the synchronous perspective called the etnografy of intergeneration relationships observation in the space of the school , with the perspective diachronic through the mapping of the existences and juvenile territories, presents in your youth " reports. The study evidenced differences in the juvenile conditions put by the existences in different temporality, by the youth to live in the countryside or in the cities, or even for the you belong of gender, ethnic and social condition among other dimension.In a scenery marked by profound and accelerated transformations as the second half of the century XX and beginning of the century XXI, the research evidenced a compound movement between changes and permanence in the existences and juvenile condition, indicating the necessities of other studies that look for to still explore that juvenile diversity little explored by the academic researches on youths. Expectantly waits to have contributed, like this, with the production of the knowledge on youth and with the studies in the interface among Education, History and Anthropology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização de adultos Aspectos sociaisEducaçãoJuventude Aspectos sociaisVivênciaGeração e territóriosJuventudeSer jovemRepresentaçãoCartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser joveminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdfapplication/pdf1946132https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/1/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf20a8f593486c871c91cc44df09e9a150MD51TEXTcartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txtcartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txtExtracted texttext/plain913375https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/2/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txt073c34a337086c133531c1dc3305e661MD521843/BUOS-8FNQE42019-11-14 11:15:34.355oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FNQE4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:15:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem |
title |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem |
spellingShingle |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem Carla Valeria Linhares Maia Vivência Geração e territórios Juventude Ser jovem Representação Alfabetização de adultos Aspectos sociais Educação Juventude Aspectos sociais |
title_short |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem |
title_full |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem |
title_fullStr |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem |
title_full_unstemmed |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem |
title_sort |
Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem |
author |
Carla Valeria Linhares Maia |
author_facet |
Carla Valeria Linhares Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Juarez Tarcisio Dayrell |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Pontes Sposito |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sandra de Fatima Pereira Tosta |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luiz Alberto Oliveira Goncalves |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Ana Maria Rabelo Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carla Valeria Linhares Maia |
contributor_str_mv |
Juarez Tarcisio Dayrell Maria Pontes Sposito Sandra de Fatima Pereira Tosta Luiz Alberto Oliveira Goncalves Ana Maria Rabelo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivência Geração e territórios Juventude Ser jovem Representação |
topic |
Vivência Geração e territórios Juventude Ser jovem Representação Alfabetização de adultos Aspectos sociais Educação Juventude Aspectos sociais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização de adultos Aspectos sociais Educação Juventude Aspectos sociais |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as vivências juvenis e representações sobre o ser jovem e a juventude no universo de estudantes de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, modalidade EJA Educação de Jovens e Adultos. Com isso pretendeu-se construir uma cartografia das mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem e viver a juventude em diferentes gerações e contextos históricos. A investigação resultou de um estudo de caso etnográfico, junto a estudantes de diferentes idades e gerações juvenis. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia comparativa que conciliou a perspectiva sincrônica posta pela etnografia das relaçõesintergeracionais no espaço da escola , com a perspectiva diacrônica por meio do mapeamento das vivências e territórios juvenis, presentes em seus relatos de juventude. O estudo evidenciou diferenças nas condições juvenis postas pelas vivências em diferentes temporalidades: pelo viver a juventude no campo ou nas cidades, ou mesmo pelas pertenças de gênero, etnia e condição social, dentre outrasdimensões. Em um cenário marcado por profundas e aceleradas transformações como o da segunda metade do século XX e começo do século XXI, a pesquisa evidenciou um complexo movimento entre mudanças e permanências nas vivências e condição juvenil,na história brasileira, ainda pouco explorada pelas pesquisas acadêmicas sobre juventudes. Espera-se ter contribuído, assim, com a produção do conhecimento sobre juventude e com os estudos na interface entre Educação, História e Antropologia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T06:39:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T06:39:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/1/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/2/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20a8f593486c871c91cc44df09e9a150 073c34a337086c133531c1dc3305e661 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793891014950256640 |