Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Carla Valeria Linhares Maia
Orientador(a): Juarez Tarcisio Dayrell
Banca de defesa: Maria Pontes Sposito, Sandra de Fatima Pereira Tosta, Luiz Alberto Oliveira Goncalves, Ana Maria Rabelo Gomes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as vivências juvenis e representações sobre o ser jovem e a juventude no universo de estudantes de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, modalidade EJA Educação de Jovens e Adultos. Com isso pretendeu-se construir uma cartografia das mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem e viver a juventude em diferentes gerações e contextos históricos. A investigação resultou de um estudo de caso etnográfico, junto a estudantes de diferentes idades e gerações juvenis. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia comparativa que conciliou a perspectiva sincrônica posta pela etnografia das relaçõesintergeracionais no espaço da escola , com a perspectiva diacrônica por meio do mapeamento das vivências e territórios juvenis, presentes em seus relatos de juventude. O estudo evidenciou diferenças nas condições juvenis postas pelas vivências em diferentes temporalidades: pelo viver a juventude no campo ou nas cidades, ou mesmo pelas pertenças de gênero, etnia e condição social, dentre outrasdimensões. Em um cenário marcado por profundas e aceleradas transformações como o da segunda metade do século XX e começo do século XXI, a pesquisa evidenciou um complexo movimento entre mudanças e permanências nas vivências e condição juvenil,na história brasileira, ainda pouco explorada pelas pesquisas acadêmicas sobre juventudes. Espera-se ter contribuído, assim, com a produção do conhecimento sobre juventude e com os estudos na interface entre Educação, História e Antropologia.
id UFMG_20e8d00d89f87e5e1e66d694d2023f37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FNQE4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Juarez Tarcisio DayrellMaria Pontes SpositoSandra de Fatima Pereira TostaLuiz Alberto Oliveira GoncalvesAna Maria Rabelo GomesCarla Valeria Linhares Maia2019-08-12T06:39:21Z2019-08-12T06:39:21Z2010-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as vivências juvenis e representações sobre o ser jovem e a juventude no universo de estudantes de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, modalidade EJA Educação de Jovens e Adultos. Com isso pretendeu-se construir uma cartografia das mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem e viver a juventude em diferentes gerações e contextos históricos. A investigação resultou de um estudo de caso etnográfico, junto a estudantes de diferentes idades e gerações juvenis. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia comparativa que conciliou a perspectiva sincrônica posta pela etnografia das relaçõesintergeracionais no espaço da escola , com a perspectiva diacrônica por meio do mapeamento das vivências e territórios juvenis, presentes em seus relatos de juventude. O estudo evidenciou diferenças nas condições juvenis postas pelas vivências em diferentes temporalidades: pelo viver a juventude no campo ou nas cidades, ou mesmo pelas pertenças de gênero, etnia e condição social, dentre outrasdimensões. Em um cenário marcado por profundas e aceleradas transformações como o da segunda metade do século XX e começo do século XXI, a pesquisa evidenciou um complexo movimento entre mudanças e permanências nas vivências e condição juvenil,na história brasileira, ainda pouco explorada pelas pesquisas acadêmicas sobre juventudes. Espera-se ter contribuído, assim, com a produção do conhecimento sobre juventude e com os estudos na interface entre Educação, História e Antropologia.This research had as objective to make a map and analyse to the juvenile existences and representations on being young and the youth universe in the students' of a public school of Belo Horizonte City, modality EYA Education of Youths and Adults. With that it intended to build cartography of the changes and permanence in the territoriesand manners of being young and the youth to live in different generations and historical contexts. The thesis resulted of aetnografy case study, close to students of different ages and youthful generations. For this purpose was developed a methodology that reconciled the synchronous perspective called the etnografy of intergeneration relationships observation in the space of the school , with the perspective diachronic through the mapping of the existences and juvenile territories, presents in your youth " reports. The study evidenced differences in the juvenile conditions put by the existences in different temporality, by the youth to live in the countryside or in the cities, or even for the you belong of gender, ethnic and social condition among other dimension.In a scenery marked by profound and accelerated transformations as the second half of the century XX and beginning of the century XXI, the research evidenced a compound movement between changes and permanence in the existences and juvenile condition, indicating the necessities of other studies that look for to still explore that juvenile diversity little explored by the academic researches on youths. Expectantly waits to have contributed, like this, with the production of the knowledge on youth and with the studies in the interface among Education, History and Anthropology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlfabetização de adultos Aspectos sociaisEducaçãoJuventude Aspectos sociaisVivênciaGeração e territóriosJuventudeSer jovemRepresentaçãoCartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser joveminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdfapplication/pdf1946132https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/1/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf20a8f593486c871c91cc44df09e9a150MD51TEXTcartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txtcartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txtExtracted texttext/plain913375https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/2/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txt073c34a337086c133531c1dc3305e661MD521843/BUOS-8FNQE42019-11-14 11:15:34.355oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8FNQE4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:15:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
title Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
spellingShingle Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
Carla Valeria Linhares Maia
Vivência
Geração e territórios
Juventude
Ser jovem
Representação
Alfabetização de adultos Aspectos sociais
Educação
Juventude Aspectos sociais
title_short Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
title_full Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
title_fullStr Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
title_full_unstemmed Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
title_sort Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
author Carla Valeria Linhares Maia
author_facet Carla Valeria Linhares Maia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Pontes Sposito
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra de Fatima Pereira Tosta
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Valeria Linhares Maia
contributor_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
Maria Pontes Sposito
Sandra de Fatima Pereira Tosta
Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Ana Maria Rabelo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Vivência
Geração e territórios
Juventude
Ser jovem
Representação
topic Vivência
Geração e territórios
Juventude
Ser jovem
Representação
Alfabetização de adultos Aspectos sociais
Educação
Juventude Aspectos sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização de adultos Aspectos sociais
Educação
Juventude Aspectos sociais
description Esta pesquisa teve como objetivo mapear e analisar as vivências juvenis e representações sobre o ser jovem e a juventude no universo de estudantes de uma escola pública da cidade de Belo Horizonte, modalidade EJA Educação de Jovens e Adultos. Com isso pretendeu-se construir uma cartografia das mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem e viver a juventude em diferentes gerações e contextos históricos. A investigação resultou de um estudo de caso etnográfico, junto a estudantes de diferentes idades e gerações juvenis. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia comparativa que conciliou a perspectiva sincrônica posta pela etnografia das relaçõesintergeracionais no espaço da escola , com a perspectiva diacrônica por meio do mapeamento das vivências e territórios juvenis, presentes em seus relatos de juventude. O estudo evidenciou diferenças nas condições juvenis postas pelas vivências em diferentes temporalidades: pelo viver a juventude no campo ou nas cidades, ou mesmo pelas pertenças de gênero, etnia e condição social, dentre outrasdimensões. Em um cenário marcado por profundas e aceleradas transformações como o da segunda metade do século XX e começo do século XXI, a pesquisa evidenciou um complexo movimento entre mudanças e permanências nas vivências e condição juvenil,na história brasileira, ainda pouco explorada pelas pesquisas acadêmicas sobre juventudes. Espera-se ter contribuído, assim, com a produção do conhecimento sobre juventude e com os estudos na interface entre Educação, História e Antropologia.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:39:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:39:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/1/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8FNQE4/2/cartografias_juvenis__mudan_as_e_perman_ncias_nos_territ_rio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20a8f593486c871c91cc44df09e9a150
073c34a337086c133531c1dc3305e661
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891014950256640