Juventude(s), mídia e escola: ser jovem e ser aluno face à midiatização das sociedades contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Cirlene Cristina de Sousa
Orientador(a): Geraldo Magela Pereira Leao
Banca de defesa: Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Sandra de Fatima Pereira Tosta, Vera Regina Veiga Franca, Juarez Tarcisio Dayrell
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9TDJ7J
Resumo: Nesta tese, investigamos quais aspectos do processo de midiatização da cultura contemporânea marcam de forma singular a juventude, e quais os seus atravessamentos e afeitos nos modos de estudantes do Ensino Médio interagir com a escola e conduzirem seus papéis de alunos. Para tanto, foram colhidos e classificados dados de campo, em pesquisa realizada no ano de 2012 em duas escolas: o Instituto Particular Carmem Pereira e a Escola Estadual Francisco do Amaral. No cotidiano dessas escolas foram acompanhadas três turmas do segundo ano do ensino médio: Turma Avenida 2m1 e Turma 2m2 da escola particular, e Turma 2H da escola pública. A noção de midiatização, orientadora da abordagem, revelou-nos muito profícua para análise e inteligibilidade do objeto de pesquisa abordado. Metodologicamente, o problema de pesquisa foi acessado por meio de duas vias. A primeira via é a Sociologia da Ação, expressão que inclui uma série de abordagens sociológico-culturais complementares com foco nos sujeitos e suas relações, enquanto atores sociais. A segunda via baseou-se no debate da educação comunicativa de Paulo Freire, em conjugação com o modelo praxiológio ou relacional da comunicação. Utilizamos também da metodologia das pesquisas de abordagem qualitativa, com métodos diversificados de coleta de dados, como: questionário, entrevistas, grupos de discussão e observação da rede social Facebook. A análise revelou que as tecnologias digitais, que se mesclam à vida cotidiana dos jovens pesquisados, encontram-se imbricadas de modo extenso e intenso em suas interações de jovens-alunos no espaço da escola e das ambiências midiáticas por eles frequentadas. A partir desta imbricação, as referências de identidade, relacionamento e conhecimento são afetadas e interpeladas em decorrência da midiatização que aí se inscreve. Na perspectiva dos jovens-estudantes pesquisados, notamos que além dos recursos criativos e funcionais as mídias têm oferecido espaços e/ou ambiências em que os jovens expressam a si mesmos e exercem sua sociabilidade. Evidenciamos ainda que o processo de interseção entre a vida juvenil e os dispositivos midiáticos é acelerado e influente, mas não homogêneo.
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A noção de midiatização, orientadora da abordagem, revelou-nos muito profícua para análise e inteligibilidade do objeto de pesquisa abordado. Metodologicamente, o problema de pesquisa foi acessado por meio de duas vias. A primeira via é a Sociologia da Ação, expressão que inclui uma série de abordagens sociológico-culturais complementares com foco nos sujeitos e suas relações, enquanto atores sociais. A segunda via baseou-se no debate da educação comunicativa de Paulo Freire, em conjugação com o modelo praxiológio ou relacional da comunicação. Utilizamos também da metodologia das pesquisas de abordagem qualitativa, com métodos diversificados de coleta de dados, como: questionário, entrevistas, grupos de discussão e observação da rede social Facebook. A análise revelou que as tecnologias digitais, que se mesclam à vida cotidiana dos jovens pesquisados, encontram-se imbricadas de modo extenso e intenso em suas interações de jovens-alunos no espaço da escola e das ambiências midiáticas por eles frequentadas. A partir desta imbricação, as referências de identidade, relacionamento e conhecimento são afetadas e interpeladas em decorrência da midiatização que aí se inscreve. Na perspectiva dos jovens-estudantes pesquisados, notamos que além dos recursos criativos e funcionais as mídias têm oferecido espaços e/ou ambiências em que os jovens expressam a si mesmos e exercem sua sociabilidade. Evidenciamos ainda que o processo de interseção entre a vida juvenil e os dispositivos midiáticos é acelerado e influente, mas não homogêneo.The aim of this dissertation is to investigate the construction of aspects of the mediatization process of contemporary culture, regarding singularly youth: their crossings and "effects" in the modes how two groups of high school students interact with school and conduct their "roles" of students. So, we picked up and ranked number field data, in 2012, in two schools: the Private Institute Carmen Pereira and the State School Francisco Amaral. Three classes of these schools in the second year of High School have been accompanied in daily: Avenida 2m1 and 2m2 of private school class and Class 2H of public school. The notion of mediatization, guiding the analysis, proved to be very fruitful for the analysis and comprehension of the research object approached. Methodologically, the research problem was accessed through two pathways. The first route is the Sociology of Action, which expression includes a number of additional sociological and cultural approaches, focused on individual as social actor. The second route was based on the Paulo Freires purpose of communicative education in conjunction with praxiological or relational paradigm of communication. We also used the methodology of qualitative research approach, with diverse methods of data collection, such as questionnaires, interviews, focus groups and observation of the social network Facebook. Analysis revealed that digital technologies that blend the daily life of young people surveyed are intertwined in extensive and intensive way in their interactions as young students, in the school and in social medias ambiences frequented by them. From this overlap, the references of identity, relationship and knowledge are affected and challenged arising from media coverage that fits there. From the perspective of the young students researched, it was highlighted that more than the provision of innovative and functional appliances the media has provided a space or environment that young people access to express themselves and exercise their sociability. It is evident also that the process of intersection between juvenile life and media devices is accelerated and influential, but not homogeneous.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFacebook (Recursos eletrônicos)Escolas Aspectos sociaisEducaçãoMídia Aspectos sociaisJuventude Aspectos sociaisMidiatizaçãoMídiaJovem-alunoJuventudeFacebookEscolaJuventude(s), mídia e escola: ser jovem e ser aluno face à midiatização das sociedades contemporâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_finalizada__cirlene.pdfapplication/pdf6648392https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9TDJ7J/1/tese_finalizada__cirlene.pdfec82a42559ff7571477d8eefad5d7d17MD51TEXTtese_finalizada__cirlene.pdf.txttese_finalizada__cirlene.pdf.txtExtracted texttext/plain983546https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9TDJ7J/2/tese_finalizada__cirlene.pdf.txtd5b151420afd1760bfad9d06d53b63cbMD521843/BUOS-9TDJ7J2019-11-14 03:04:55.536oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9TDJ7JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:04:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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