Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque
Orientador(a): Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Banca de defesa: Marcelo de Carvalho Borba, Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEY
Resumo: Esta dissertação analisou aspectos que compõem a interface do Cabri Géomètre II e do SuperLOGO 3.0, programas utilizados em salas de aula de Matemática, em escolas de Ensino Fundamental de Belo Horizonte. O intuito da análise empreendida foi perceber de que maneira esses programas se apropriam dos recursos comunicativos e operacionais da hipermídia na implementação de seus propósitos pedagógicos. Para isso, foram estabelecidas, com base na observação de recursos e potencialidades desses programas, bem como no diálogo com pesquisas e reflexões a respeito da apropriação das tecnologias informáticas pela sociedade, em particular, pelo campo da Educação, algumas categorias para guiarem a análise proposta. Tais categorias estímulo a diferentes modalidades perceptivas; arquitetura da informação; modalidades da experiência; dispositivo informacional; dispositivo comunicacional; dispositivos de memória e extensão; dispositivos de abordagem abrangem diversos aspectos constitutivos da abordagem de um software utilizado com finalidades educativas. Elas permitiram identificar, em cada um dos programas analisados, em que aspectos as potencialidades da hipermídia são mais intensamente aproveitadas e de que maneira, por conseguinte, esse aproveitamento pode contribuir para o enriquecimento das propostas pedagógicas que se desenvolvem no contexto da Educação Matemática.
id UFMG_26417ab741c6ece7b925f7bbd900a4d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6LYNEY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria da Conceicao F Reis FonsecaJussara de Loiola AraujoMarcelo de Carvalho BorbaIsabel Cristina Alves da Silva FradeJakeline Lins Guimaraes de Albuquerque2019-08-12T01:46:31Z2019-08-12T01:46:31Z2005-10-27http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEYEsta dissertação analisou aspectos que compõem a interface do Cabri Géomètre II e do SuperLOGO 3.0, programas utilizados em salas de aula de Matemática, em escolas de Ensino Fundamental de Belo Horizonte. O intuito da análise empreendida foi perceber de que maneira esses programas se apropriam dos recursos comunicativos e operacionais da hipermídia na implementação de seus propósitos pedagógicos. Para isso, foram estabelecidas, com base na observação de recursos e potencialidades desses programas, bem como no diálogo com pesquisas e reflexões a respeito da apropriação das tecnologias informáticas pela sociedade, em particular, pelo campo da Educação, algumas categorias para guiarem a análise proposta. Tais categorias estímulo a diferentes modalidades perceptivas; arquitetura da informação; modalidades da experiência; dispositivo informacional; dispositivo comunicacional; dispositivos de memória e extensão; dispositivos de abordagem abrangem diversos aspectos constitutivos da abordagem de um software utilizado com finalidades educativas. Elas permitiram identificar, em cada um dos programas analisados, em que aspectos as potencialidades da hipermídia são mais intensamente aproveitadas e de que maneira, por conseguinte, esse aproveitamento pode contribuir para o enriquecimento das propostas pedagógicas que se desenvolvem no contexto da Educação Matemática.This research analyzed aspects that compose the interface of the Cabri Géomètre II and SuperLOGO 3,0, programs used in classrooms of Mathematics, in schools of Basic Education of Belo Horizonte. The intention of this analysis was to perceive how these programs appropriate of the comunicative and operational resources of the hipermídia in the implementation of its pedagogical intentions. As a guide to the analysis proposed, some categories had been established, in continuous dialogue with research and reflections regarding the appropriation of the informatic technologies for the society, in particular, for the field of the Education. Such categories stimulaton the different perceptive modalities; architecture of the information; modalities of the experience; informacional device; comunicacional device; devices of memory and extension; boarding devices consider diverse constituent aspects of the boarding of a software used with educative purposes enclose. They had allowed to identify, in each one of the analyzed programs, how the potentialities of the hipermídia are more intensely used and how, therefore, this utilization can contribute for the enrichment of the pedagogical proposals developed in the context of the Mathematical Education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Estudo e ensinoEducaçãoHipermidiaTecnologia educacionalSoftwareTecnologia da informaçãoEducação matemáticaTecnologiaCognição e linguagemFormação de leitoresPerspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdfapplication/pdf1165458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/1/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdfd992af47170ae543fd24742d9ebbc607MD51TEXTmestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txtmestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txtExtracted texttext/plain284192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/2/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txtc7e97b69afdf12701e604473c6f5f81cMD521843/IOMS-6LYNEY2019-11-14 08:18:18.499oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-6LYNEYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:18:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
title Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
spellingShingle Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque
Educação matemática
Tecnologia
Cognição e linguagem
Formação de leitores
Matemática Estudo e ensino
Educação
Hipermidia
Tecnologia educacional
Software
Tecnologia da informação
title_short Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
title_full Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
title_fullStr Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
title_full_unstemmed Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
title_sort Perspectivas do material didático eletrônico: o software educativo de matemática
author Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque
author_facet Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jussara de Loiola Araujo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo de Carvalho Borba
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.author.fl_str_mv Jakeline Lins Guimaraes de Albuquerque
contributor_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Jussara de Loiola Araujo
Marcelo de Carvalho Borba
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Tecnologia
Cognição e linguagem
Formação de leitores
topic Educação matemática
Tecnologia
Cognição e linguagem
Formação de leitores
Matemática Estudo e ensino
Educação
Hipermidia
Tecnologia educacional
Software
Tecnologia da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matemática Estudo e ensino
Educação
Hipermidia
Tecnologia educacional
Software
Tecnologia da informação
description Esta dissertação analisou aspectos que compõem a interface do Cabri Géomètre II e do SuperLOGO 3.0, programas utilizados em salas de aula de Matemática, em escolas de Ensino Fundamental de Belo Horizonte. O intuito da análise empreendida foi perceber de que maneira esses programas se apropriam dos recursos comunicativos e operacionais da hipermídia na implementação de seus propósitos pedagógicos. Para isso, foram estabelecidas, com base na observação de recursos e potencialidades desses programas, bem como no diálogo com pesquisas e reflexões a respeito da apropriação das tecnologias informáticas pela sociedade, em particular, pelo campo da Educação, algumas categorias para guiarem a análise proposta. Tais categorias estímulo a diferentes modalidades perceptivas; arquitetura da informação; modalidades da experiência; dispositivo informacional; dispositivo comunicacional; dispositivos de memória e extensão; dispositivos de abordagem abrangem diversos aspectos constitutivos da abordagem de um software utilizado com finalidades educativas. Elas permitiram identificar, em cada um dos programas analisados, em que aspectos as potencialidades da hipermídia são mais intensamente aproveitadas e de que maneira, por conseguinte, esse aproveitamento pode contribuir para o enriquecimento das propostas pedagógicas que se desenvolvem no contexto da Educação Matemática.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T01:46:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T01:46:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEY
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-6LYNEY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/1/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-6LYNEY/2/mestrado_fae_2005__dissertacao_jakeline_lins.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d992af47170ae543fd24742d9ebbc607
c7e97b69afdf12701e604473c6f5f81c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973133544652800