Exportação concluída — 

A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Nícolas Paulo Pereira Vasconcelos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1843/77166
Resumo: Nanoestruturas são objetos físicos com grande razão superfície/volume, com uma ou mais dimensões na escala nanométrica. Um importante exemplo dessas estruturas são os materiais bidimensionais, como o Grafeno, Bi2Te3, CeO2, etc. Com uma amostra de Óxido de Cério em substrato de HOPG obtida por deposição por laser pulsado (PLD) é possível observar nanoestruturas. Através de técnicas que utilizam o Microscópio de Tunelamento por Varredura (STM) em determinadas tensões é possível obter imagens das respectivas nanoestruturas a uma específica condição de densidade de estados local. Isso nos permite estudar os fenômenos eletrônicos do material e suas interações com o substrato. Através do uso de técnicas de filtragem e processamento de imagem, tais como Wavelets e Transformadas de Fourier, é possível melhorar significativamente a qualidade de imagens de nanoestruturas, permitindo que um estudo mais aprofundado das características de superfície seja realizado. Essa melhoria é crucial já que pode ser utilizada para aumentar o contraste de respostas eletrônicas/magnéticas/eletrostáticas em imagens de STM e AFM (Microscópio de Força Atômica). Nesse trabalho utilizamos técnicas de processamento de sinal baseadas em wavelets para aumentar contraste eletrônico em nanoestruturas de óxido de cério observadas utilizando STM, assim como uma análise do tratamento realizado. Um script desenvolvido usando MATLAB, que trata automaticamente um grande número de imagens de STM e AFM usando decomposição por Wavelet, será discutido e analizado. Especial destaque é dado à melhoria de contraste nas imagens.
id UFMG_382c1eb2dde4f7f661ebd431bf4d98f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/77166
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM imagesWaveletsMicroscopiaEspectroscopia de tunelamentoProcessamento de dadosProcessamento de imagensNanoestruturaPropriedades eletrônicasWaveletsScanning tunneling microscopy/spectroscopyData processingImage processingNanostructuresCerium oxideElectronic propertiesNanoestruturas são objetos físicos com grande razão superfície/volume, com uma ou mais dimensões na escala nanométrica. Um importante exemplo dessas estruturas são os materiais bidimensionais, como o Grafeno, Bi2Te3, CeO2, etc. Com uma amostra de Óxido de Cério em substrato de HOPG obtida por deposição por laser pulsado (PLD) é possível observar nanoestruturas. Através de técnicas que utilizam o Microscópio de Tunelamento por Varredura (STM) em determinadas tensões é possível obter imagens das respectivas nanoestruturas a uma específica condição de densidade de estados local. Isso nos permite estudar os fenômenos eletrônicos do material e suas interações com o substrato. Através do uso de técnicas de filtragem e processamento de imagem, tais como Wavelets e Transformadas de Fourier, é possível melhorar significativamente a qualidade de imagens de nanoestruturas, permitindo que um estudo mais aprofundado das características de superfície seja realizado. Essa melhoria é crucial já que pode ser utilizada para aumentar o contraste de respostas eletrônicas/magnéticas/eletrostáticas em imagens de STM e AFM (Microscópio de Força Atômica). Nesse trabalho utilizamos técnicas de processamento de sinal baseadas em wavelets para aumentar contraste eletrônico em nanoestruturas de óxido de cério observadas utilizando STM, assim como uma análise do tratamento realizado. Um script desenvolvido usando MATLAB, que trata automaticamente um grande número de imagens de STM e AFM usando decomposição por Wavelet, será discutido e analizado. Especial destaque é dado à melhoria de contraste nas imagens.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas Gerais2024-10-03T16:21:02Z2025-09-09T00:15:55Z2024-10-03T16:21:02Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1843/77166engNícolas Paulo Pereira Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2025-09-09T00:15:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/77166Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2025-09-09T00:15:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
title A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
spellingShingle A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
Nícolas Paulo Pereira Vasconcelos
Wavelets
Microscopia
Espectroscopia de tunelamento
Processamento de dados
Processamento de imagens
Nanoestrutura
Propriedades eletrônicas
Wavelets
Scanning tunneling microscopy/spectroscopy
Data processing
Image processing
Nanostructures
Cerium oxide
Electronic properties
title_short A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
title_full A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
title_fullStr A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
title_full_unstemmed A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
title_sort A wavelet-based method to enhance spectroscopic contrast in STM images
author Nícolas Paulo Pereira Vasconcelos
author_facet Nícolas Paulo Pereira Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nícolas Paulo Pereira Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Wavelets
Microscopia
Espectroscopia de tunelamento
Processamento de dados
Processamento de imagens
Nanoestrutura
Propriedades eletrônicas
Wavelets
Scanning tunneling microscopy/spectroscopy
Data processing
Image processing
Nanostructures
Cerium oxide
Electronic properties
topic Wavelets
Microscopia
Espectroscopia de tunelamento
Processamento de dados
Processamento de imagens
Nanoestrutura
Propriedades eletrônicas
Wavelets
Scanning tunneling microscopy/spectroscopy
Data processing
Image processing
Nanostructures
Cerium oxide
Electronic properties
description Nanoestruturas são objetos físicos com grande razão superfície/volume, com uma ou mais dimensões na escala nanométrica. Um importante exemplo dessas estruturas são os materiais bidimensionais, como o Grafeno, Bi2Te3, CeO2, etc. Com uma amostra de Óxido de Cério em substrato de HOPG obtida por deposição por laser pulsado (PLD) é possível observar nanoestruturas. Através de técnicas que utilizam o Microscópio de Tunelamento por Varredura (STM) em determinadas tensões é possível obter imagens das respectivas nanoestruturas a uma específica condição de densidade de estados local. Isso nos permite estudar os fenômenos eletrônicos do material e suas interações com o substrato. Através do uso de técnicas de filtragem e processamento de imagem, tais como Wavelets e Transformadas de Fourier, é possível melhorar significativamente a qualidade de imagens de nanoestruturas, permitindo que um estudo mais aprofundado das características de superfície seja realizado. Essa melhoria é crucial já que pode ser utilizada para aumentar o contraste de respostas eletrônicas/magnéticas/eletrostáticas em imagens de STM e AFM (Microscópio de Força Atômica). Nesse trabalho utilizamos técnicas de processamento de sinal baseadas em wavelets para aumentar contraste eletrônico em nanoestruturas de óxido de cério observadas utilizando STM, assim como uma análise do tratamento realizado. Um script desenvolvido usando MATLAB, que trata automaticamente um grande número de imagens de STM e AFM usando decomposição por Wavelet, será discutido e analizado. Especial destaque é dado à melhoria de contraste nas imagens.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
2024-10-03T16:21:02Z
2024-10-03T16:21:02Z
2025-09-09T00:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1843/77166
url https://hdl.handle.net/1843/77166
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1856413958281363456