No intuito de produzir influência educativa: delegacia de costumes e a prática do meretrício em Belo Horizonte (décadas de 1920 e 1930)
Ano de defesa: | 2012 |
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Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966HZG |
Resumo: | Este estudo analisa o processo de constituição e promoção de uma educação moral, encabeçado por uma polícia especializada, a polícia de costumes, que propôs uma série de intervenções na prática do meretrício , em Belo Horizonte, ao longo das décadas de 1920 e 1930. Pretendi compreender como a polícia participou da elaboração de um projeto de modernidade, que procurava forjar novos sujeitos, apostando na difusão de um policiamento moral capaz de transformar os comportamentos das meretrizes e permitir a consolidação de Belo Horizonte como uma cidade moderna. O período pesquisado corresponde ao momento em que a capital mineira vivenciou a ampliação e diversificação de sua malha urbana e dos setores econômico, cultural e social. Naquela ocasião estabeleceu-se uma vida noturna movida a bailes, cafés, apresentações dançantes, peças teatrais, exibição de filmes, noitadas em cabarés e botequins. Foi um período, também, em que a importância dada ao problema da prostituição pela polícia e por grupos sociais distintos ganhou outras dimensões, concorrendo para a organização de uma polícia de costumes e, posteriormente, de uma Delegacia de Costumes. Estas instâncias policiais elaboraram prescrições para a prostituição, que se transformaram, paulatinamente, em uma espécie de projeto pedagógico. As principais fontes mobilizadas neste estudo são relatórios dos chefes de polícia, de delegados e do secretário de segurança; colunas policiais publicadas nos jornais Diário de Minas e O Estado de Minas; e um conjunto de livros acadêmicos adquiridos pelo Serviço de Investigações da polícia mineira, além de leis pertinentes ao tema. Assim, o problema de pesquisa foi desenvolvido em três capítulos, nos quais analiso o processo de legitimação das propostas de intervenção da polícia na prática do meretrício, sob o ponto de vista da educação moral; as práticas de policiamento, que estiveram ligadas diretamente a esse processo, como as prisões correcionais, as medidas de vigilância e a admoestação; e as estratégias de racionalização da polícia civil, criando projetos de formação intelectual e física dos policiais. Nesse sentido, observa-se uma relação pedagógica estabelecida entre guardas-civis, meretrizes, clientes e outros sujeitos envolvidos com a prostituição, no período analisado. O processo educativo analisado neste estudo constitui-se, enfim, como uma luta entre diferentes formas de viver a cidade. |
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Andrea MorenoMarcus Aurelio Taborda de OliveiraAna Carolina Vimieiro GomesLucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira2019-08-13T20:03:13Z2019-08-13T20:03:13Z2012-08-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-966HZGEste estudo analisa o processo de constituição e promoção de uma educação moral, encabeçado por uma polícia especializada, a polícia de costumes, que propôs uma série de intervenções na prática do meretrício , em Belo Horizonte, ao longo das décadas de 1920 e 1930. Pretendi compreender como a polícia participou da elaboração de um projeto de modernidade, que procurava forjar novos sujeitos, apostando na difusão de um policiamento moral capaz de transformar os comportamentos das meretrizes e permitir a consolidação de Belo Horizonte como uma cidade moderna. O período pesquisado corresponde ao momento em que a capital mineira vivenciou a ampliação e diversificação de sua malha urbana e dos setores econômico, cultural e social. Naquela ocasião estabeleceu-se uma vida noturna movida a bailes, cafés, apresentações dançantes, peças teatrais, exibição de filmes, noitadas em cabarés e botequins. Foi um período, também, em que a importância dada ao problema da prostituição pela polícia e por grupos sociais distintos ganhou outras dimensões, concorrendo para a organização de uma polícia de costumes e, posteriormente, de uma Delegacia de Costumes. Estas instâncias policiais elaboraram prescrições para a prostituição, que se transformaram, paulatinamente, em uma espécie de projeto pedagógico. As principais fontes mobilizadas neste estudo são relatórios dos chefes de polícia, de delegados e do secretário de segurança; colunas policiais publicadas nos jornais Diário de Minas e O Estado de Minas; e um conjunto de livros acadêmicos adquiridos pelo Serviço de Investigações da polícia mineira, além de leis pertinentes ao tema. Assim, o problema de pesquisa foi desenvolvido em três capítulos, nos quais analiso o processo de legitimação das propostas de intervenção da polícia na prática do meretrício, sob o ponto de vista da educação moral; as práticas de policiamento, que estiveram ligadas diretamente a esse processo, como as prisões correcionais, as medidas de vigilância e a admoestação; e as estratégias de racionalização da polícia civil, criando projetos de formação intelectual e física dos policiais. Nesse sentido, observa-se uma relação pedagógica estabelecida entre guardas-civis, meretrizes, clientes e outros sujeitos envolvidos com a prostituição, no período analisado. O processo educativo analisado neste estudo constitui-se, enfim, como uma luta entre diferentes formas de viver a cidade.This study analyses the process of development and promotion of a moral education headed by a specialized police in Belo Horizonte, a manners police, which proposed a series of interventions in the practice of prostitution over the decades of 1920 and 1930. This work purposed to understand how the police participated in the elaboration of a modernity project, which sought to forge new individuals, focusing on the dissemination of a "moral policing", able to transform the behavior of prostitutes and allow the consolidation of Belo Horizonte as a modern city. The period of time studied corresponds to the moment when the capital of Minas Gerais experienced the expansion and diversification of its urban fabric and the economic, cultural and social sectors. On that occasion a nightlife fueled by balls, cafes, dance performances, plays, movies, nights out in bars and cabarets was established. It was also a time in which the importance given to the "prostitution problem" by the police and social groups gained other dimensions, contributing to the organization of a "manners unit" and later, a Police Station of Manners. These police authorities planned guidelines for prostitution that gradually became a kind of "educational project". The main sources mobilized in this study are reports of police chiefs, delegates and the Secretary of Security;police columns published in the Diário de Minas and O Estado de Minas; and a set of scientific books purchased by the Service of Police Investigations, as well as laws related to the t heme. Thus, the research problem was developed in three chapters, in which I analyze the legitimation process of the proposed police intervention in the practice of prostitution from the point of view of moral education; policing practices, which were linked directly to this process, such as correctional measures prisons, surveillance and admonition; and the strategies of rationalization of the civil police, creating projects for intellectual and physical training of the police officers. In this sense, there is a pedagogical relationship established between civil guards, prostitutes, clients and other individuals involved in prostitution in the period analyzed. The educational process analyzed in this study is constituted, finally, as a struggle between different " ways of living the city".Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBelo Horizonte (MG) Vida e costumes sociaisEducação moral HistóriaEducação Conhecimento e inclusão socialNo intuito de produzir influência educativa: delegacia de costumes e a prática do meretrício em Belo Horizonte (décadas de 1920 e 1930)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_completa___lucas_pereira.pdfapplication/pdf1015421https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966HZG/1/disserta__o_completa___lucas_pereira.pdf556f55f60227fe6a4c628afe79c4257fMD51TEXTdisserta__o_completa___lucas_pereira.pdf.txtdisserta__o_completa___lucas_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain540055https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-966HZG/2/disserta__o_completa___lucas_pereira.pdf.txt30d052fe11041d13c07046b12478848cMD521843/BUOS-966HZG2019-11-14 15:23:30.069oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-966HZGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:23:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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