Desenvolvimento do conhecimento de professores sobre natureza da Ciência: contribuições da história da Ciência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rachel Rodrigues Lima
Orientador(a): Rosaria da Silva Justi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWGLUA
Resumo: Currículos internacionais e vários autores têm defendido a incorporação de discussões sobre Natureza da Ciência (NC) no ensino, alegando que isto favorece a apresentação de uma ciência mais autêntica. Alguns destes autores argumentam que, a partir da História da Ciência, é possível abordar a construção do conhecimento científico, seus aspectos sociais e culturais, tratar seu caráter provisório, apresentar a Ciência como passível de erros, e permitir a reflexão e tomada de decisão sobre fatos sociocientíficos. No entanto, pesquisas realizadas com professores têm revelado que eles possuem visões inadequadas sobre NC, e que o problema parece estar relacionado ao pouco interesse pedagógico para sua inclusão nos programas de formação. A importância da NC para a formação dos professores nos estimulou a avaliar o desenvolvimento do conhecimento de conteúdo de licenciandos em Quìmica, por meio de atividades e discussões explícitas envolvendo controvérsias históricas. Nesse trabalho, considerando aspectos de disciplinas como Filosofia, História, Sociologia, Antropologia, Economia, Psicologia e Cognição, analisamos os dados coletados em encontros semanais de um programa de iniciação à docência de uma universidade pública. Foram analisados dados coletados a partir de questionários, vídeos dos encontros do grupo e produção de material escrito individual e reflexivo. A análise nos permitiu identificar que, a partir das discussões e atividade realizadas, os licenciandos conseguiram ampliar suas visões sobre Ciência, pois ao longo dos encontros foram incorporando em suas falas e ações argumentos e reflexões de diferentes aspectos das várias disciplinas relacionadas à NC. Concluímos que as atividades propostas pelo programa envolvendo controvérsias históricas contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento de conteúdo sobre NC dos licenciandos e para a área de formação de professores. A partir de nossas conclusões, reafirmamos a importância da inserção de atividades envolvendo controvérsias históricas no processo de formação de professores como uma maneira de contribuir para o aprendizado de aspectos variados de NC; e apresentamos contribuições para a literatura da área.
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A importância da NC para a formação dos professores nos estimulou a avaliar o desenvolvimento do conhecimento de conteúdo de licenciandos em Quìmica, por meio de atividades e discussões explícitas envolvendo controvérsias históricas. Nesse trabalho, considerando aspectos de disciplinas como Filosofia, História, Sociologia, Antropologia, Economia, Psicologia e Cognição, analisamos os dados coletados em encontros semanais de um programa de iniciação à docência de uma universidade pública. Foram analisados dados coletados a partir de questionários, vídeos dos encontros do grupo e produção de material escrito individual e reflexivo. A análise nos permitiu identificar que, a partir das discussões e atividade realizadas, os licenciandos conseguiram ampliar suas visões sobre Ciência, pois ao longo dos encontros foram incorporando em suas falas e ações argumentos e reflexões de diferentes aspectos das várias disciplinas relacionadas à NC. Concluímos que as atividades propostas pelo programa envolvendo controvérsias históricas contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento de conteúdo sobre NC dos licenciandos e para a área de formação de professores. A partir de nossas conclusões, reafirmamos a importância da inserção de atividades envolvendo controvérsias históricas no processo de formação de professores como uma maneira de contribuir para o aprendizado de aspectos variados de NC; e apresentamos contribuições para a literatura da área.Curricula from several countries and many researchers have advocated the inclusion of discussions concerning nature of science (NoS) in science teaching, since this may support the presentation of a more authentic science to students. Some of these authors claim that, from history of science, it is possible to focus the building of scientific knowledge by both discussing its cultural and social aspects, its tentative nature, and showing that mistakes can possible to focus the building of scientific knowledge by both discussing its cultural and social aspects, its tentative nature, and showing that mistakes can occur in science. This would allow students to reflect and to make decisions concerning socio-scientific issues. However, studieshave shown that teachers do not have proper views of NoS. It seems one of the origins of the problem is teachers' lack of interest on education programmes. The importance of NoS to teachers' education motivated us to study the development of pre-service chemistry teachers' content knowledge on NoS from their involvement in activities based on historical controversies. In our study, by taking into account disciplines like Philosophy, History, Sociology, Anthropology, Economics, Psychology, and Cognition, we analysed data collected in weekly meetings of a programme on pre-service teachers' education from a Brazilian public university. We analysed data collected from written questionnaires, videos of the meetings, and other written materials produced by students, including portfolios. The analysis showed that, from their participation in the historical activities, the pre-service teachers developed a comprehensive view of nature of science, since throughout the meetings, they progressively expressed several aspects concerning distinct disciplines that characterise NoS. This was observed from their speech, actins, and reflections. Therefore, we conclude that the activities involving historical controversies contributed to the development of the pre-service teachers' content knowledge on NoS. From our conclusion, we both reaffirm our belief on the importance of the inclusion of activities involving historical controversies in teachers' education as a way to support their learning of several aspects of Nos, and present some contributions to the literature in the area.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação conhecimento e inclusão socialDesenvolvimento do conhecimento de professores sobre natureza da Ciência: contribuições da história da Ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o___rachel_rodrigues_lima.pdfapplication/pdf1798736https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWGLUA/1/dissertac_a_o___rachel_rodrigues_lima.pdf8772f64de28d3a3db884bbfa603bb8f3MD51TEXTdissertac_a_o___rachel_rodrigues_lima.pdf.txtdissertac_a_o___rachel_rodrigues_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWGLUA/2/dissertac_a_o___rachel_rodrigues_lima.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUOS-AWGLUA2019-11-14 05:48:38.046oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AWGLUARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:48:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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