Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Cristiane Martins da Silva
Orientador(a): Rosaria da Silva Justi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADJN28
Resumo: Vários estudos apontam que o ensino de natureza da ciência (NC), propicia ao aluno um mellhor entendimento sobre a ciência e a sua influência na sociedade, favorecendo, em consequência, a formação do cidadão crítico e alfabetizado cientificamente. Dessa forma, é necessário que o ensino de NC esteja presente efetivamente nas discussões em sala de aula. Para isso, é importante que o professor possua conhecimentos apropriados sobre NC e consiga abordao-los em sala de aula. Entretanto, a literatura mostra que a maioria dos docentes possuem conhecimentos inadequados e confusos sobre NC. Além disso, muitos professores ignoram discussões sobre NC, ou as introduzem de forma inadequada nas suas práticas em sala de aula, propagando assim visões inadequadas de ciência nos alunos. Nesse sentido, esse estudo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades de duas professores de Química em formação sobre NC quando elas estavam envolvidas em um programa de formação inicial que se desenvolveu em um grupo colaborativo. O curso de formação aconteceu em uma universidade pública em um período de um ano e meio e visava a formação inicial dos futuros professores sobre NC e o desenvolvimento de suas ações voltadas para a introdução de NC em sala de aula. Com o intuito de atingir nosso objetivo, acompanhamos os encontros realizados no curso de formação e as aulas ministradas pelas duas licenciandas nas escolas do ensino médio. Todos os encontros e as aulas finais das licenciandas foram registradas em vídeo. Os materiais produzidos e os portifólios de reflexão da licenciandas foram coletadas. A estruturação dos dados provenientes das múltiplas fontes, nos proporcionou elaborar estudos de caso que apresentam os processos vivenciados no curso de formação e na aplicação das atividade em sala de aula. Para favorecer a análise, utilizamos o Modelo de Conhecimentos e Habilidades Profissionais do Professor, referencial sobre conhecimentos de professores, resultante de um consenso entre os principais pesquisadores internacionais da área. Em especial, analisamos duas categorias de conhecimento que englobam todo o processo de elaboração de unidades didáticas e aplicação em sala de aula: conhecimento profissional específico de NC; que engloba os conhecimentos necessários ao planejamento de unidades didáticas sobre NC; e prática na sala de aula, corresponde à ação docente do professor e à capacidade de conduzir discussões sobre NC em sala de aula. Os resultados obtidos indicam que a participação no grupo colaborativo contribuiu para que as licenciandas desenvolvessem conhecimentos e habilidade sobre Nc das licenciandas. As conclusões desse trabalho apresentam contribuições e habilidades de NC das licenciandas. As conclusões desse trabalho apresentam contribuições significativas para a formação de professores, no que diz respeito à organização e planejamento de situaçãoes de formação inicial neste tema; e para o ensino de NC, no que diz respeito à identificação dos conhecimentos de NC necessários para que professores efetivamente incluam NC no ensino de ciências.
id UFMG_1efe8a03fbfebcce3b277f7ccd5850c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADJN28
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rosaria da Silva JustiCristiane Martins da Silva2019-08-14T12:02:09Z2019-08-14T12:02:09Z2016-03-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADJN28Vários estudos apontam que o ensino de natureza da ciência (NC), propicia ao aluno um mellhor entendimento sobre a ciência e a sua influência na sociedade, favorecendo, em consequência, a formação do cidadão crítico e alfabetizado cientificamente. Dessa forma, é necessário que o ensino de NC esteja presente efetivamente nas discussões em sala de aula. Para isso, é importante que o professor possua conhecimentos apropriados sobre NC e consiga abordao-los em sala de aula. Entretanto, a literatura mostra que a maioria dos docentes possuem conhecimentos inadequados e confusos sobre NC. Além disso, muitos professores ignoram discussões sobre NC, ou as introduzem de forma inadequada nas suas práticas em sala de aula, propagando assim visões inadequadas de ciência nos alunos. Nesse sentido, esse estudo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades de duas professores de Química em formação sobre NC quando elas estavam envolvidas em um programa de formação inicial que se desenvolveu em um grupo colaborativo. O curso de formação aconteceu em uma universidade pública em um período de um ano e meio e visava a formação inicial dos futuros professores sobre NC e o desenvolvimento de suas ações voltadas para a introdução de NC em sala de aula. Com o intuito de atingir nosso objetivo, acompanhamos os encontros realizados no curso de formação e as aulas ministradas pelas duas licenciandas nas escolas do ensino médio. Todos os encontros e as aulas finais das licenciandas foram registradas em vídeo. Os materiais produzidos e os portifólios de reflexão da licenciandas foram coletadas. A estruturação dos dados provenientes das múltiplas fontes, nos proporcionou elaborar estudos de caso que apresentam os processos vivenciados no curso de formação e na aplicação das atividade em sala de aula. Para favorecer a análise, utilizamos o Modelo de Conhecimentos e Habilidades Profissionais do Professor, referencial sobre conhecimentos de professores, resultante de um consenso entre os principais pesquisadores internacionais da área. Em especial, analisamos duas categorias de conhecimento que englobam todo o processo de elaboração de unidades didáticas e aplicação em sala de aula: conhecimento profissional específico de NC; que engloba os conhecimentos necessários ao planejamento de unidades didáticas sobre NC; e prática na sala de aula, corresponde à ação docente do professor e à capacidade de conduzir discussões sobre NC em sala de aula. Os resultados obtidos indicam que a participação no grupo colaborativo contribuiu para que as licenciandas desenvolvessem conhecimentos e habilidade sobre Nc das licenciandas. As conclusões desse trabalho apresentam contribuições e habilidades de NC das licenciandas. As conclusões desse trabalho apresentam contribuições significativas para a formação de professores, no que diz respeito à organização e planejamento de situaçãoes de formação inicial neste tema; e para o ensino de NC, no que diz respeito à identificação dos conhecimentos de NC necessários para que professores efetivamente incluam NC no ensino de ciências.Several studies indicate that the educational nature of science (NC), provides the student with a mellhor understanding of science and its influence on society, favoring therefore the formation of critical citizens and scientifically literate. Thus, it is necessary that the NC teaching is present effectively in discussions in class. Therefore, it is important that the teacher has appropriate knowledge of NC and get abordao them in the classroom. However, the literature shows that most teachers have inadequate and confused knowledge of NC. In addition, many teachers ignore discussions of NC, or introduce inappropriately in their practices in the classroom, thus propagating inadequate science views on students. Thus, this study aims to analyze the development of knowledge and skills in two chemistry teachers in training in NC when they were involved in an initial training program that was developed in a collaborative group. The training course took place in a public university in a period of one year and a half and was aimed at the initial training of future teachers on NC and the development of their actions for the introduction of NC in the classroom. In order to achieve our goal, we follow the meetings held in the course of training and classes given by both licenciandas in high schools. All meetings and the final classes of licenciandas were recorded on video. The materials produced and licenciandas reflection of portfolios were collected. The structuring of data from multiple sources, provided us prepare case studies that show the processes experienced in the course of formation and implementation of activities in the classroom. To facilitate the analysis, we use the model of Knowledge and Skills Teacher Professional, a reference on knowledge of teachers, resulting from consensus among leading international researchers. In particular, we look at two categories of knowledge that encompass the entire process of preparation of teaching units and application in the classroom: specific professional knowledge of NC; encompassing the knowledge necessary for planning teaching units on NC; and practice in the classroom, corresponds to the teaching of teacher action and the ability to conduct discussions on NC classroom. The results indicate that participation in the collaborative group contributed to the licenciandas develop knowledge and skill on Nc of licenciandas. The conclusions of this work presents contributions and NC skills of licenciandas. The findings of this study have significant contributions to the training of teachers, regarding the organization and situaçãoes planning initial training in this area; and the NC teaching, regarding the identification of NC expertise to teachers effectively include NC in science education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoCiencia Estudo e ensinoProfessores de quimicaEducação Conhecimento Inclusão SocialAnálise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertac_a_o_cmsilva_2.pdfapplication/pdf3336738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADJN28/1/dissertac_a_o_cmsilva_2.pdfbfafb3241e8545d2f1ed5dbda27fb2efMD51TEXTdissertac_a_o_cmsilva_2.pdf.txtdissertac_a_o_cmsilva_2.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADJN28/2/dissertac_a_o_cmsilva_2.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUBD-ADJN282019-11-14 14:17:56.533oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADJN28Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:17:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
title Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
spellingShingle Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
Cristiane Martins da Silva
Educação Conhecimento Inclusão Social
Educação
Professores Formação
Ciencia Estudo e ensino
Professores de quimica
title_short Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
title_full Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
title_fullStr Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
title_full_unstemmed Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
title_sort Análise de conhecimentos e habilidades sobre natureza da ciência de professores de Química em formação inicial durante participação em um grupo colaborativo
author Cristiane Martins da Silva
author_facet Cristiane Martins da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosaria da Silva Justi
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Martins da Silva
contributor_str_mv Rosaria da Silva Justi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Conhecimento Inclusão Social
topic Educação Conhecimento Inclusão Social
Educação
Professores Formação
Ciencia Estudo e ensino
Professores de quimica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
Ciencia Estudo e ensino
Professores de quimica
description Vários estudos apontam que o ensino de natureza da ciência (NC), propicia ao aluno um mellhor entendimento sobre a ciência e a sua influência na sociedade, favorecendo, em consequência, a formação do cidadão crítico e alfabetizado cientificamente. Dessa forma, é necessário que o ensino de NC esteja presente efetivamente nas discussões em sala de aula. Para isso, é importante que o professor possua conhecimentos apropriados sobre NC e consiga abordao-los em sala de aula. Entretanto, a literatura mostra que a maioria dos docentes possuem conhecimentos inadequados e confusos sobre NC. Além disso, muitos professores ignoram discussões sobre NC, ou as introduzem de forma inadequada nas suas práticas em sala de aula, propagando assim visões inadequadas de ciência nos alunos. Nesse sentido, esse estudo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades de duas professores de Química em formação sobre NC quando elas estavam envolvidas em um programa de formação inicial que se desenvolveu em um grupo colaborativo. O curso de formação aconteceu em uma universidade pública em um período de um ano e meio e visava a formação inicial dos futuros professores sobre NC e o desenvolvimento de suas ações voltadas para a introdução de NC em sala de aula. Com o intuito de atingir nosso objetivo, acompanhamos os encontros realizados no curso de formação e as aulas ministradas pelas duas licenciandas nas escolas do ensino médio. Todos os encontros e as aulas finais das licenciandas foram registradas em vídeo. Os materiais produzidos e os portifólios de reflexão da licenciandas foram coletadas. A estruturação dos dados provenientes das múltiplas fontes, nos proporcionou elaborar estudos de caso que apresentam os processos vivenciados no curso de formação e na aplicação das atividade em sala de aula. Para favorecer a análise, utilizamos o Modelo de Conhecimentos e Habilidades Profissionais do Professor, referencial sobre conhecimentos de professores, resultante de um consenso entre os principais pesquisadores internacionais da área. Em especial, analisamos duas categorias de conhecimento que englobam todo o processo de elaboração de unidades didáticas e aplicação em sala de aula: conhecimento profissional específico de NC; que engloba os conhecimentos necessários ao planejamento de unidades didáticas sobre NC; e prática na sala de aula, corresponde à ação docente do professor e à capacidade de conduzir discussões sobre NC em sala de aula. Os resultados obtidos indicam que a participação no grupo colaborativo contribuiu para que as licenciandas desenvolvessem conhecimentos e habilidade sobre Nc das licenciandas. As conclusões desse trabalho apresentam contribuições e habilidades de NC das licenciandas. As conclusões desse trabalho apresentam contribuições significativas para a formação de professores, no que diz respeito à organização e planejamento de situaçãoes de formação inicial neste tema; e para o ensino de NC, no que diz respeito à identificação dos conhecimentos de NC necessários para que professores efetivamente incluam NC no ensino de ciências.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T12:02:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T12:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADJN28
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADJN28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADJN28/1/dissertac_a_o_cmsilva_2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADJN28/2/dissertac_a_o_cmsilva_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bfafb3241e8545d2f1ed5dbda27fb2ef
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890850820849664